TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia dentro da Logística

Por:   •  26/1/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

A Tecnologia dentro da Logística.

Não é segredo que a área de logística é uma das mais desafiadoras de gerir no campo dos negócios. No entanto, nas últimas décadas, este complexo mercado ganhou novas proporções e, mais do que nunca, demandou novos investimentos em tecnologias para crescer e garantir a satisfação de um perfil de consumidor ainda mais exigente. Embora este ainda não seja o valor ideal para driblar todos os desafios presentes na logística brasileira, já é possível notar que esta indústria vem se movimentando para suprir as necessidades dos clientes. 

[pic 1]

Analisando o contexto do mercado logístico no Brasil, que sempre foi muito manual, com atividades atribuídas às pessoas como mapeamento de rotas e definição da sequência de carregamentos, é possível perceber que, há pouco tempo, ainda havia pouco planejamento e um controle bastante limitado. Olhando para a atual realidade, nitidamente a tecnologia trouxe mudanças expressivas para o desempenho do setor, principalmente com a ascensão do e-commerce durante a pandemia de Covid-19, que transformou os hábitos de consumo e impulsionou a compra por meio de canais digitais. 

Quando a tecnologia é aplicada à área logística, é capaz de processar e correlacionar grandes volumes de dados em tempo real, além de proporcionar para as empresas a definição das melhores rotas, rastreamento de transporte e produtos em tempo real e, ainda, um gerenciamento otimizado e sincronizado com os diversos locais de estoques, os sistemas logísticos resultam em uma série de benefícios para o mercado como um todo, incluindo a redução de custos, otimização de processos operacionais e gerenciais, e a geração de informações confiáveis para toda a cadeia. Nesse sentido, é possível observar o quão complexa a logística se tornou, exigindo mais escalabilidade e, por meio dos recursos tecnológicos, a redução de custos, flexibilidade e acuracidade de dados. 

Portanto, é de suma importância contar com o apoio de empresas especializadas no desenvolvimento desse tipo de tecnologia, que poderão contribuir com um planejamento e implementação de soluções assertivas e de acordo com as novas demandas do mercado e condições impostas pelos clientes da empresa.

[pic 2]

 

Link do vídeo no YouTube:

https://youtu.be/PfupNOEu9Ac

 

Wendell Francisco Chagas RA 244832022, estudante do Centro Universitário Eniac. Guarulhos, 2022. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (744.8 Kb)   docx (688.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com