TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia em Gestão da Qualidade

Por:   •  8/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.307 Palavras (14 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]Universidade Paulista - UNIP[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 RESUMO        4

1.1 Apresentação        4

1.2 Introdução        4

2. DESENVOLIMENTO        5

2.1. Abordagem        5

2.2. Descrição da empresa        5

3 FUNDAMENTOS DA QUALIDADE.        7

3.1 Sobre o Diagnóstico operacional.        7

4 CONTABILIDADE.        11

4.1 Apresentação        11

4.2 Balanço Patrimonial        11

4.3 AÇÃO 01        11

5 ESTATÍSTICA APLICADA        13

5.1 Controle Estatístico do Processo – CEP        14

5.2 Aplicação de Cartas de Controle no Processo da empresa JCF        15

6 CONCLUSÃO        17

6.1 Justificativa        18

7 REFERENCIAS        19


  1. RESUMO
  1. Apresentação

Este trabalho tem como objetivo, desenvolver o levantamento das características e das práticas organizacionais da empesa. Analisar suas aplicações organizacionais e elaborar um projeto que seja pertinente para o seu propósito e para seu direcionamento estratégico. Desenvolver de maneira prática os conhecimentos teóricos adquiridos no processo de ensino-aprendizagem. Tais questões devem abordar sua capacidade de alcançar os resultados planejados de todo seu sistema de gerenciamento multidisciplinar, fortalecendo a visão sistêmica, aplicando os fundamentos e conceito da disciplina de fundamentos da Qualidade.

Desta forma as organizações devem monitorar e analisar criticamente informações de seu meio, tanto externo quanto interno. Poderão ser avaliadas questões que incluam fatores ou condições positivos e negativos, e todos devem merecer consideração suficiente para um bom entendimento do contexto que a organização está inserida. Deverão analisar todas as áreas envolvidas, pois cada uma desempenha papel importante dentro da organização. As empresas de sucesso enxergam de forma sistêmica a interação de seus processos, não apenas o setor fabril, mas o relacionamento entre todas as áreas.

O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das prioridades, as ações e os recursos nos seus processos. As empresas do futuro deixarão de enxergar processos apenas na área industrial, serão organizadas em torno dos seus processos não fabris essenciais e centrarão seus esforços em seus clientes” (GONÇALVES, 2000, p. 10).

Palavras-chave: Qualidade, Contabilidade e Estatística.

  1. Introdução

Esta pesquisa busca aplicar os conceitos aprendidos nas disciplinas Fundamento da Qualidade, Contabilidade e Estatística Aplicada, do curso Superior em Gestão da Qualidade, agregados aos estudos teórico, conhecimentos práticos das matérias acima citadas no dia a dia de uma empresa, adquirindo uma visão ampla sobre as dificuldades e vantagens da implementação, execução e avaliação do sistema administrativo de uma empresa relacionadas as disciplinas da pesquisa.

Com relação aos objetivos específicos do trabalho, pode-se citar o desenvolvimento das características e das práticas organizacionais de uma empresa, a análise de suas aplicações organizacionais a elaboração de um projeto utilizando a abordagem de processos, que resulte em uma pesquisa exploratória.

O projeto está dividido por tópicos e subtópicos, de acordo com as disciplinas exigidas pelo orientador, e serão abordadas de forma prática, demonstrando os aspectos gerenciais do sistema de gestão da qualidade da empresa JCF Metalúrgica LTDA-EPP.

Os fatores descritos no desenvolvimento do presente projeto são importantes para o entendimento do funcionamento desta organização. Desta forma, é possível aplicar os conceitos aprendidos durante a disciplina do 1° Bimestre do curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade, no funcionamento diário de uma empresa presente há alguns anos no mercado de trabalho.

As metodologias aplicadas para o desenvolvimento do projeto multidisciplinar foram efetuadas decorrente ao acompanhamento em sua planta e através de pesquisas realizadas em sites.  

  1. DESENVOLIMENTO
  1. Abordagem

Nos dias atuais é imprescindível para que as organizações se mantenham ativas no mercado, uma boa estruturação em todas as áreas que a compõem, tendo rápida e correta comunicações entre si e todas devem ter de forma clara e bem definida, quais são os objetivos a ser alcançado, fato este, determinante para o sucesso da organização.

Infelizmente não são todas as organizações que se preocupam em definir quais serão os métodos, e quais recursos estão disponíveis ou quais terão que buscar, para ter os objetivos concretizados, e muitas ainda, se querem possuem objetivos claros na organização, que dificulta ações bem planejadas.

A organização buscando manter se competitiva no mercado, gerando lucro, qualidade continua e fortificando sua imagem, consequentemente alcançando o sucesso planejado, deve aplicar em sua gestão o processo de análise minuciosa de sua própria organização, sendo este o Diagnóstico Organizacional, além de aplicar conceitos de MarKeting, visando a Satisfação de seus Clientes e de Gestão de Custos, objetivando o resultado positivo financeiro, de forma a garantir o posicionamento cobiçado, estimado pelos gestores e administradores da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (414.3 Kb)   docx (252.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com