TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia em processos gerenciais

Por:   •  4/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências Sociais e Comunicação

Curso Superior de TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

STETICAR TRATAMENTO AUTOMOTIVO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

RIO GRANDE DO SUL

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências Sociais e Comunicação

Curso Superior de TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

STETICAR TRATAMENTO AUTOMOTIVO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

Alunos:  Marcelo Abreu Coppi  –  1600455

Luana Ribas Lima – 1618528

RIO GRANDE DO SUL

2016

RESUMO

SUMÁRIO

Resumo ............................................................

Introdução .......................................................

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho foi de identificar os processos que ocorrem dentro da instituição e apontar suas falhas e contribuir para a melhoria ofertando melhoramentos na organização.

A STETICAR é uma empresa que está no mercado desde 2013, com um histórico respeitado no setor automotivo. Possui uma oficina integrada capaz de reunir diversos serviços em um único lugar, o que resulta em praticidade e comodidade para seus clientes.
        Prestando serviços para clientes particulares, e também para diversas concessionárias da cidade e região. Uma única dependência para serviços de Funilaria e Pintura e outros. Desta maneira é muito mais fácil identificar e solucionar os problemas com qualquer veículo de forma ágil.

DESENVOLVIMENTO

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A empresa selecionada para o respectivo projeto é bem sucinta, pois é composta pelo proprietário, não possuindo sócios possui apenas dois funcionários.

A mais de três anos vem atuando no ramo de reparos e pinturas na lataria automotiva atendendo concessionárias e clientes particulares da região, sendo uma empresa microempreendedora individual.  Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

           Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Enquadrado no Simples Nacional e fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Assim, pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 49,00 destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS.

Essas quantias são atualizadas anualmente, de acordo com o salário mínimo. Com essas contribuições, o Microempreendedor Individual tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros. 

        Atualmente a Steticar trabalha diretamente com 5 concessionárias, onde presta o serviço de pintura, reparos e manutenção nos veículos quais são encaminhados a instituição. Os produtos mais utilizados são lixas, tintas, vernizes e massas para o reparo de amassados. Os produtos são adquiridos diretamente em uma loja autorizada de produtos para este tipo de serviço e algumas vezes adquiridos diretamente pela internet, a organização possui um grande número de ferramentas e maquinários utilizados para os determinados concertos.

        Na cidade tem várias organizações que exercem a mesma atividade com preços diferenciados e qualidade mais inferior ou uma especialização, mas não vem a tingir diretamente a Steticar, pois a mesma já criou um sistema de fidelização de clientes e os mesmos confiam e dão credibilidade ao serviço prestado.

Desde os primórdios da humanidade, o homem administra. Inicialmente, regulava as ações e práticas de sua família, sua casa, seu clã, sua tribo, sua aldeia. No momento em que os homens se constituíram em sociedades, defrontaram-se com a necessidade de administrar vilas, cidades, estados e nações.

Para isso foram criadas organizações que reuniam, pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, instalações e informações, entre outros.

O mundo em que vivemos é uma sociedade composta por organizações.

“ Todas as atividades voltadas à produção de bens (produtos) ou prestação de serviços são planejadas, coordenadas, dirigidas e executadas por organizações.”

Idalberto Chiavenato

A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades que ocorrem dentro de uma organização.

“A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa. A administração trata do planejamento da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorrem dentro de uma organização.” (CHIAVENATO, 2007, p. 2)

Os objetivos da Administração é alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e responsabilidade social. Proporcionar eficiência e eficácia às empresas.

  • Eficácia – fazer a coisa certa, do modo certo, no tempo certo. Diz respeito à capacidade da organização atingir seus objetivos.   Eficiência – utilização racional dos recursos. Diz respeito à utilização econômica dos recursos pela empresa.
  • PLANEJAMENTO: consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos necessários para realizá-los;                
  • ORGANIZAÇÃO: consiste em tomar decisões sobre a divisão de autoridade e responsabilidade entre pessoas e sobre a divisão de recursos para realizar tarefas e objetivos; Funções Universais da Administração.
  • DIREÇÃO OU COORDENAÇÃO: compreende ativar o comportamento das pessoas por meio de ordens; coordenação significa ajudá-las a tomar decisões por conta própria. A escolha entre um ou outro modelo depende do modelo e da cultura de administração;
  • LIDERANÇA: uso de influência para motivar os funcionários a atingir metas organizacionais.

  • CONTROLE: consiste em tomar decisões e agir para assegurar a realização dos objetivos. Princípios Gerais da Administração A Administração não é uma ciência exata. Por isso se baseia em princípios gerais e flexíveis, capazes de serem utilizados em diversas situações.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de planejamento usada no âmbito de uma empresa com o objetivo de melhorar a imagem da empresa e os resultados obtidos.

Este conceito tem vindo a sofrer alterações nos últimos anos, causadas por mudanças nos públicos-alvo, na concorrência cada vez mais forte, e na existência das novas tecnologias.

Muitas vezes, a comunicação empresarial é vista como um meio que divulga notícias favoráveis a respeito da empresa e controla as notícias desfavoráveis. No entanto, essa é uma visão extremamente redutora, porque a comunicação empresarial abrange uma área muito maior, e está relacionada com a sua capacidade de competir dentro do mercado e consequentemente à sua sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com