TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Transformação Digital

Por:   •  29/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

Matriz de atividade individual

Disciplina/Turma:                           TRANSFORMAÇÃO DIGITAL  -0423 – 3 TURMA 3                                                                  

Estudante: RAFAEL OLIVIERI MUNIZ DOS SANTOS

  1.         Introdução

[EMPRESA FICTÍCIA]

A , GAB&CO uma empresa brasileira do varejo têxtil fundada em 2009 e sediada em São Paulo, tem uma cultura jovem e nasceu do sonho de uma universitária estilista que queria unir as duas coisas que mais amava, moda e empreendedorismo. Durante a pandemia do COVID-19, a empresa aumentou exponencialmente as vendas e o faturamento, quintuplicando de tamanho, e pecisou fazer um alto escalonamento de pessoal, chegando a um quadro de +1500 funcionários. A CEO e fundadora, Gabriela Roque, queria uma maneira que os funcionários conseguissem melhorar a comunicação entre eles e a busca por informações internas, além de melhorias nos processos de avaliações internas e programas da empresa, pensando assim em incluir bots dentro da plataforma de comunicação escolhida.

  1. Objetivos estratégicos

O objetivo principal dessa transformação é facilitar a comunicação da empresa com o funcionário. Hoje no modelo de negócio híbrido, a empresa precisava de um meio de comunicação simples e ágil, e onde pudesse implantar melhorias dentro do próprio sistema, tirando as dúvidas sobre RH, melhorar a comunicação nos planos de desenvolvimentos, recados internos, conslidar em um único canal as informações e passos sobre as avaliações anuais dos funcinários, e principalmente ajuda-los a poupar tempo com dúvidas que antes eram tirados ao vivo quando o trabalho era presencial.

  1. Liderança e cultura organizacional

Com uma liderança jovem (toda a grade dos C-levels e diretoria da companhia tem menos de 40 anos), e uma cultura que facilita as transformações digitais na empresa, não teremos problemas na implementação do novo plano de transformação digital. Hoje 100% dos funcionários trabalham de maneira híbrida, indo ao escritório a depender da demanda da área de atuação, temos funcionários que vão ao escritório somente uma vez ao mês, outros uma vez na semana, varia de cada gestor.  

  1. Funções e competências

Os funcionários vão precisar aprender a mexer no novo sitema, serem dinâmicos nas informações, terão que se adaptar ao trabalho remoto e comunicação mais rápida e efetiva. O time de suporte dos bots terá que ser ágil no retorno humano quando necessário, para entregarem as dúvidas nos respectivos SLAs, e o time de desenvolvedores no que diz respeito a compilação das informações internas para alimentar o sistema.

  1. Infraestrutura

Para essa melhoria na companhia usaremos a plataforma Slack, uma plataforma de comunicação interna empresarial, e que também permite que façamos melhorias e cruzamentos de dados externos, para melhorar os processos e comunicações com os funcionários.

  1. Modelo de negócios

Segmento de Mercado - Clientes internos da compania (funcionários), a fim de melhorar a comunicação entre os times, tirar as dúvidas sobre a organização em que trabalham, melhorar e auxiliar os processos de avaliações internas individuais.

Proposta de valor - O serviço poupará tempo aos funcionários, que terão uma comunicação mais rápida com seus times (a plataforma possui comunicação via escrita, chamada de voz, vídeos, chamadas em grupos), suas dúvidas esclarecidas mais rapidamente, seus processos de avaliações mais estruturados e compilados em um único lugar. Poupando assim muito tempo diário do funcionário, para o mesmo desenvolver e conseguir fluir melhor com o seu trabalho.

Canais de distribuição - Plataforma Slack, acessível via computadores e celulares.

Relacionamento com o cliente - A empresa mostrará mais organização ao seu colaborador, com relação as informações sobre a empresa e processos, e mostrará que se preocupa com a agilidade na comunicação do mesmo, para o desempenho do trabalho.

Parcerias - Teremos como parceiro de negócios, a ferramenta SLACK

Atividades chave - Usar a ferramenta slack para comunicação interna, e criar bots dentro da plataforma para informações sobre a companhia, avaliações de desemprenho, planos de carreiras individuais.

Recursos chave - Precisaremos de recursos humanos (RH, desenvolvedores), financeiros e tecnológicos (Compra plataforma Slack).

Estrutura de custos - Custo de adquirir a plataforma Slack - U$D7,25 mensais por funcionário ativo, pagaremos a plataforma aprox. U$D11.027,25 mensais, com base no quadro de funcionários ativos em maio/23.

Custo de desenvolvedores para compilação de informações e inclusões de processos internos e de avaliações - funcionários já são CLT da companhia, sem custo adicional.

Fonte de receitas - Pagamentos provenientes da operação da marca de roupas Graviela, será incluído o custo da plataforma na DRE mensal da companhia.

[pic 3]

  1. Tecnologias e canais digitais

Tecnologias utilizadas para o desenvolvimento do negócio será a plataforma slack, mas antes, para apresentarmos aos funcionários teremos reuniões online na plataforma utilizada no email (gmail) para instruções de uso, funcionalidades, e o que teremos dentro da nova plataforma, com treinamentos recorrentes conforme formos liberando as novas funções dentro da plataforma.

  1. Conclusão

O intuito da nova ferramenta é melhorar a comunicação e processos internos da empresa, poupando assim tempo, e deixando o dia a dia do nosso colaborador mais prático e organizado dentro da companhia. E além da comunicação, tendo em poucos cliques suas dúvidas tiradas e processos internos feitos.

  1. Referências

Referências – slack.com para consulta ao preço da ferramenta - https://slack.com/intl/pt-br/pricing/pro

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (340.8 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com