TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Unidade de Aprendizagem: Climatologia para a Aviação

Por:   •  26/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Climatologia para a Aviação

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Maurici Amantino Monteiro

Nome do aluno:

Data: 12/08/2019

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

 As questões a seguir foram elaboradas considerando o exposto nos capítulos de 1 a 5 do livro didático de Climatologia para a Aviação.

  1. Descreva o processo de convergência do ar quente e úmido no Equador, conforme a Circulação Geral da Atmosfera (1,5)

O planeta não recebe uma incidência solar uniforme, principalmente pelo fato de que à medida que nos afastamos do equador, também nos afastamos do sol, além do movimento de rotação e translação da terra que também influencia diretamente na circulação do ar no nosso planeta. A aquecimento terrestre, influência na movimentação das moléculas, logo quando mais aquecido, mais agitadas elas ficam, por conta disso, a parte que mais tem incidência de radiação solar, possui zonas de baixa pressão, neste caso, o Equador é essa zona. No caso dos polos que recebem menor incidência solar, acabam por ter uma maior pressão, o planeta como tende a se equilibrar, acaba por se deslocando essa zona de alta pressão, localizada nos polos, em direção ao equador, no equador por conta do seu aquecimento constante, aquece essa nova massa de ar fazendo com que ela se desloque verticalmente, sendo lançada novamente para latitudes maiores, só que por uma altitude muito maior retornando aos polos, sendo resfriado novamente e mantendo o ciclo.

Este é um breve resumo da circulação geral que aconteceria perfeitamente se não houvesse nenhuma outra interferência, logo é uma explicação sucinta.

  1. Como são formadas as células Polares? (1,0)

São formadas por deslocamentos de massa de alta pressão em direção ao equador que acabam por ser desviadas nos trópicos, onde são aquecidas provando os ventos lestes que retornam aos polos.

  1. Em um voo entre Brasília e Galeão, os pilotos discutem sobre as fortes instabilidades que estão encontrando em voo. O co-piloto, marinheiro-de-primeira-viagem nesse trecho, comenta: quanta turbulência! Cumulonimbus para todos os lados. Que dificuldade! O piloto em comando, completa: Essa condição é normal durante quase todas as tardes de novembro a março, e fica pior nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro!

Com relação aos conceitos de tempo e clima, qual dos pilotos trata de tempo e qual acaba abordando as condições climáticas. Justifique sua resposta (1,0).

O copiloto comenta sobre o tempo presente, que no caso é de Cumulonimbus, que são nuvens de característica de crescimento vertical, ocorrendo por caráter momentâneo, no caso, no final do dia.

O comandante por sua vez da ênfase no período característico em que isso ocorre, que normalmente é no verão, época de intenso calor no hemisfério sul.

  1. De acordo com a figura abaixo que mostra a série histórica 1961-1990 das Normais Climatológicas do Brasil publicadas pelo INMET, os maiores índices pluviométricos de janeiro são registrados nas regiões: Amazônica e Centro-Oeste. Qual o sistema meteorológico responsável por esses índices? Justifique sua resposta (1,0).

( ) Frente Fria.

( ) Sistema de baixa pressão localizado.

(X) Zona de Convergência Intertropical.

( ) Zona de Convergência do Atlântico Sul.

[pic 4]

  1. Com base na mesma figura, pergunta-se: Qual o sistema meteorológico responsável pelas chuvas de janeiro na Região Sul do Brasil? Justifique sua resposta (1,0).

( ) Frente Fria.

( ) Cavado.

( ) Baixa térmica.

(x) Convectivo.

  1. Sua empresa aérea está planejando voos diários entre Brasília e Manaus durante os meses de julho e agosto. Neste período do ano como são as condições atmosféricas em rota e de pouso e decolagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (SBEG)? (1,5)

No clima Tropical predominante em Brasília, é típico a estabilidade começa a se intensificar a partir de abril e segue até setembro, sendo que os meses mais secos são junho, julho e agosto. Nesse período, os sistemas de tempo instável se afastam e os de alta pressão dominam a região, tornando-se bom para decolagem de Brasília durante esse período pretendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (523.4 Kb)   docx (383.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com