TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Na Escola

Ensaios: Tecnologia Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUCÃO

Neste trabalho apresentarei as formas de tecnologias encontradas na escola e a forma como eles são trabalhadas.

As tecnologais são um legado que se adquire dentro e fora das escolas e como consequência a utilizamos para o resto de nossas vidas. Isto faz pensar na importância das atividades oportunizadas em sala de aula, trazendo reflexões sobre o aperfeiçoamento da melhor maneira de introduzi-las em sala a fim de que essas melhorem nossa qualidade de ensino.

DESENVOLVIMENTO

Tecnologia dentro da Escola Ficção ou Realidade

Nos dias atuais falasse muito em educação para todos, porém analisando as escolas pode-se perceber que os que mais falam em uma educação que abranja a todos é os que menos fazem, podemos citar os diversos políticos que em tempos de campanha falam muito na questão da educação, infraestrutura entre outros assuntos abordados por estes em época de campanha, mas pouco se faz. A educação encontra-se em condições precárias levando em consideração a situação de nossas escolas, onde em diversos momentos encontramos matérias jornalísticas que retratam o desrespeito à educação.

Os professores mais do que nunca devem estar preparados a atuar com crianças e adolescentes cada vez mais atualizados com o mundo das tecnologias que em muitos casos o professor ou a escola não possuem materiais adequados, é necessário que seus profissionais também estejam antenados como seus alunos, um exemplo disto é que as escolas em muitos casos encontram-se com softwares desatualizados, laboratórios de informática onde o professor poderia trabalhar com uma aula diferenciada, mas não pode pois muitas escolas nem laboratório possuem ou possuem mas não tem ninguém devidamente preparado para auxiliar o professor quando este levar seus alunos a ele, sem contar que a todo momento temos fontes de informações para nossos alunos.

Segundo LIBÂNEO

Na atualidade, as pessoas aprendem na fábrica, na televisão, na rua, nos centros de informação, nos vídeos e no computador, e, cada vez mais, ampliam-se os espaços de aprendizagem. (LIBÂNEO, 2007,p. 52)

O governo, Estados e Municípios investem em formações continuadas para que seus profissionais sejam capacitados a realizar uma aula instrutiva que possibilite uma interação entre crianças, professores e máquinas, mas esta interação realmente acontece? Se considerarmos o fato de muitos profissionais serem aqueles formados em tempos onde a tecnologia já não era consideravelmente avançada como está hoje podemos dizer que não, nestes casos estes profissionais da educação necessitariam passar por uma instrução maior e melhor. Sem contar que em algumas escolas os laboratórios não existem para ofertar aos alunos.

Conforme a LDB

Art. 11º. Os Municípios incumbir-se-ão de:

I - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados;( Portal do MEC).

A escola pesquisada foi uma escola municipal localizada na cidade de Lambari D’ Oeste no interior do estado de Mato Grosso que oferece o ensino fundamental do 1° ao 5° ano como o discutido em trechos acima a escola faz parte das que não possuem laboratório de informática assim sendo também não necessita de um técnico para o auxilio aos professores quando estes e seus alunos frequentassem o local, os únicos recursos tecnológicos que a escola possui são televisão e DVD. Destaca que em seu PPP isto está bem especificado as tecnologias que a escola não possui e as que possuem.

Quando perguntado aos professores como estes se sentiam quanto ao uso das novas tecnologias a resposta obtida é que em muitas vezes eles não têm acesso a essas novas tecnologias e como consequência a novas formas de trabalho e por isso encontram muita dificuldade em trabalha-la com seus alunos. Dentro da escola não ocorre um direcionamento de atividades advindas do diretor, porém o pedagogo as faz.

Dentro da escola a gestão democrática esta em andamento, pois não se muda uma escola de uma hora para outra neste contexto a escola segue procurando acertar seu processo de gestão democrática, mas em alguns casos há quem não compreenda o que de fato seja uma gestão democrática.

Conforme a LDB

Art. 15º. Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com