TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização Do Planejamento Estratégico

Projeto de pesquisa: A Utilização Do Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O planejamento estratégico é considerado uma ferramenta que permite um processo contínuo de interação da empresa com seu ambiente, permitindo estabelecer seus objetivos e identificar suas potencialidades, além de orientá-la no aproveitamento de todos os seus recursos disponíveis. Mas, as pequenas empresas pouco utilizam esta ferramenta, seja pela sua complexidade ou por suas características de gestão, apresentando, muitas vezes, ineficiência no processo estratégico. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar a utilização do planejamento estratégico em pequenas e médias empresas, tomando como base duas empresas de Lan House, levando-se em conta suas particularidades e possíveis falhas no desenvolvimento de um planejamento estratégico efetivo. Faz-se necessário abordar o planejamento estratégico de forma menos complexo e formal, considerando as principais particularidades de gestão na pequena empresa. Nas empresas analisadas, os dirigentes criam uma visão estratégica, por meio de síntese e intuição, ao invés de formular estratégias deliberadas por meio de processos sistematizados e racionais. As ferramentas de planejamento estratégico não forma ignoradas, mas utilizadas de maneira bastante informal. As particularidades de uma pequena empresa e o entendimento dos elementos essenciais ao planejamento estratégico mostraram a dificuldade de se elaborar um planejamento que seja simples e apresente resultados satisfatórios.

Palavras-chave: pequenas empresas, planejamento estratégico, particularidades de gestão, segmento em ascensão.

10

1- INTRODUÇÃO

Para que uma empresa se torne competitiva no mercado globalizado, ela deve se aperfeiçoar continuamente, procurando adaptar seus processos e sua estrutura organizacional à nova realidade de constantes mudanças, que podem representar ameaças ou oportunidades para a empresa. O planejamento estratégico é uma importante ferramenta que auxilia uma empresa na tomada de decisão, a se antecipar às mudanças ou mesmo a se preparar para tal. Sua principal característica deve ser a flexibilidade para se ajustar face às necessidades do mercado. Apesar da importância crescente e dos avanços na sua aplicação para a tomada de decisões nas organizações, há um segmento no qual o uso do planejamento estratégico ainda é raro: o das pequenas empresas. Nota-se que as pequenas empresas apresentam grandes dificuldades no processo de elaboração de um planejamento estratégico e este contexto remete-nos à questão das particularidades deste segmento como o pequeno porte das empresas, falta de recursos para a contratação de profissionais para suprir a falta de conhecimento administrativo, excesso de tarefas operacionais no dia a dia do empresário, centralização de poder, entre outros. No Brasil, as pequenas empresas constituem um universo de aproximadamente 3,5 milhões de unidades, mobilizando um contingente estimado de 60 milhões de pessoas, entre empreendedores, suas famílias e funcionários, respondendo por 98% dos estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços e praticamente 60% dos empregos urbanos (SEBRAE, 2004)1. No entanto, através de estatísticas do SEBRAE, pode-se verificar que 49,4% destas empresas morrem com até dois anos de existência. Em que o planejamento estratégico poderia contribuir para diminuir este percentual? Seria a falta de planejamento estratégico, um fator causador deste percentual tão alto? É o que pretendemos abordar através desta pesquisa.

Diante do exposto, pergunta-se: O planejamento estratégico pode ser considerado uma ferramenta de competitividade e sucesso, considerando as particularidades das pequenas empresas?

1 http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bte/bte.nsf/9A2916A2D7D88C4D03256EEE00489AB1/$File/NT0008E4CA.pdf

11

A partir da análise de utilização do planejamento estratégico por duas pequenas empresas de Lan House2, procuraremos identificar e analisar as particularidades da pequena empresa no processo estratégico e a eficiência na utilização desta ferramenta como diferencial competitivo e fator de sucesso. Além disso, tentaremos identificar indícios de planejamento utilizados na criação das Lan House, segundo as peculiaridades que este segmento possui. Esperamos com isso contribuir para o aumento da competitividade das pequenas empresas. O texto será dividido em cinco partes principais que são: • o primeiro tópico aborda a contextualização e formulação do problema a ser pesquisado. • o segundo tópico descreve os objetivos desta pesquisa. • o terceiro tópico apresenta a importância do planejamento estratégico na pequena empresa. • o quarto tópico refere-se ao referencial teórico, onde são explanadas teorias e estudos dos principais autores sobre planejamento estratégico, planejamento estratégico nas pequenas empresas e as pequenas empresas em si. • o quinto tópico aborda os procedimentos mercadológicos que serão utilizados junto a duas pequenas empresas de Lan House. Espera-se estudar a aplicação do planejamento estratégico como fator de sucesso na pequena empresa, além das dificuldades de sua aplicação na gestão e as peculiaridades de sua implementação neste tipo de empresa.

1.1 - CONTEXTUALIZAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA O processo do planejamento estratégico tem o intuito de definir um plano de ação de médio e longo prazo que leve em consideração acontecimentos passados e presentes como uma forma de “prever” o futuro dos ambientes internos e externos da empresa e planejar com eficácia as ações a serem tomadas para adaptar a empresa a seu ambiente ou para que este ambiente seja ajustado. Este planejamento serve como base para ações que devem ser realizadas no presente para que se atinjam os objetivos futuros.

2 Loja de jogos de computadores conectados em rede e na internet de banda larga, onde vários jogadores se divertem com as últimas novidades do ramo de jogos, todos conectados em um único ambiente virtual.

12

O processo do planejamento estratégico é uma maneira de conhecer melhor a empresa e avaliar o mercado, traçando estratégias que tornem a empresa mais competitiva e possibilitem a expansão do seu mercado.

As pequenas empresas são extremamente sensíveis às mudanças na economia. A instabilidade da economia brasileira faz com que cada vez seja mais difícil se planejar para o futuro. As pequenas empresas, devido ao clima de incertezas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com