TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA ESCOLAR

Por:   •  14/12/2017  •  Artigo  •  4.784 Palavras (20 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 20

VIOLÊNCIA ESCOLAR: o bullying

Mirian Raimunda da Silva Santos¹

        

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo analisar o bullying, que é um tipo de violência escolar que descreve atos violentos que atingem tanto o lado físico como o psicológico, de forma intencional e repetida, analisa também sobre sua origem, as possíveis causas e as inúmeras conseqüências. A escolha desse tema foi por ser um fenômeno que tem afetado grande parte da população principalmente na adolescência, e tem crescido numa proporção assustadora aumentando com uma exagerada rapidez, tendo com isso um numero alarmante de vítimas, causando dor e sofrimento para muitas pessoas onde muitos têm a vida destruída. Não obstante o fato de muitas pessoas ainda não terem o real conhecimento e consciência da gravidade do problema. Tem-se analisado a postura dos profissionais da comunidade escolar em frente à problemática e os meios de prevenção aplicados pelos mesmos. Ressalta-se que esses atos de violência caracterizados como bullying acontecem em vários ambientes, com isso são destacados alguns comportamentos que devem ser dado a devida importância para que seja detectado com antecedência para que se tome as providencias necessárias.

Palavras-chave:  Bullying -Escola- Origem- Conseqüências.

ABSTRACT

[pic 1]

This study aimed to analyze bullying, which is a kind of school violence depicting violent acts that affect both the physical side as the psychological, intentionally and repeatedly, also looks on their origin, possible causes and many consequences. The choice of this theme was to be a phenomenon that has affected much of the population especially in adolescence, and has grown into a frightening proportion increasing with an exaggerated speed, taking with it an alarming number of victims, causing pain and suffering to many people where many They have destroyed life. Despite the fact that many people still do not have real knowledge and awareness of the seriousness of the issue. We have analyzed the attitude of the school community professionals in front of the problem and the means of prevention implemented by them. It is noteworthy that these acts of violence characterized as bullyng happen in various environments, thus highlights some behaviors that should be given due importance to be detected in advance so that they take the necessary steps. Gone is studying the idea of ​​some authors and their theories and views on this act of violence.

Keywords: Bullying; School; Source; Consequences.

  1. INTRODUÇÃO

A escola é o ambiente confiado pela família para que crianças, adolescentes e jovens busquem seus conhecimentos ou aperfeiçoe-os. Portanto, torna-se imprescindível que este ambiente zele pela integridade de sua clientela, tornando-se agradável, aconchegante, acolhedor e seguro para um aprendizado de qualidade onde a formação de cidadãos de princípios, seja um ato glorioso pelo seu desempenho o que só é possível quando há respeito às diversas formas de viver e um trabalho coletivo e democrático.

No entanto, o que é visto cotidianamente pelos noticiários, reportagens e outros meios de comunicação é a falta de respeito pelo ser humano, à violência é cada vez mais comum e atitudes negativas tomam contam das escolas do país.

Essa violência atende pelo nome de “bullying”, ou seja, é um termo de origem inglesa que traduzindo significa valentão, isto é, aquele que mantém relação de poder sobre o outro, de forma a intimidar, humilhar, ou expressando atitudes agressivas com pessoas que se tornam neste caso, inferiores.

Fante (2005, p. 28) ainda enfatiza que “é um conjunto de atitudes agressivas, da qual o agressor tem o intuito de motivar a humilhação, causando ao agredido a sensação de dor, angústia e sofrimento”.

É notório que todas essas ações – insultos, intimidações, apelidos maldosos, gozações, acusações – causam a este indivíduo danos que vão desde o físico, quanto o moral e o psicológico deixando a vítima em muitos casos com graves seqüelas, traumas que vão desde dificuldades de socialização, ao mais profundo isolamento, que gera um transtorno psicológico que mesmo com uma grande multidão a vítima se sente solitária o que acarretará conseqüentemente se não for tratado, numa forte depressão que poderá levá-lo até mesmo ao suicídio que em muitos causo acontece devido a um elevado grau de sofrimento.

A escola neste caso deve eximir-se de provocar certos comentários, evitar momentos de risos desnecessários, e ser firme na hora de punir alunos que sentem prazer em humilhar o outro, pois esse fenômeno se detectado com antecedência, terá como a escola juntamente com a família intervir de todas as formas necessárias evitando a expansão do mesmo.

É preciso que a escola seja firme e diga não ao bullying, pois desta forma são colaboradores de um ambiente propicio ao conhecimento com qualidade, justo e eficaz a todos, independentemente, da cor, raça, religião, status físicos ou sociais.

O objetivo desse trabalho que trás como tema uma violência escolar que tem preocupado toda uma nação: o bullying;é esclarecer sobre sua origem, causas e conseqüências além de procurar conscientizar as pessoas da existência e dos perigos desse mal que ainda é desconhecido por muitos. Frisar sobre a importância da prática de disciplina e educação nos dias de hoje para não termos jovens indisciplinados no dia de amanhã; Destacar a importância da família na escola como ferramenta de colaboração para um bom desempenho do aluno nas atividades escolarese no convívio social. Os autores que o fundamentam são Abramovay(2005), Camacho (2001) e Charlot (2002). O mesmo analisa também sobre a responsabilidade dos pais, professores, em fim de todos que de alguma forma possam contribuir para amenizar ou mesmo abolir esse comportamento desagradável.

  1. BREVE CONSIDERAÇÃO ACERCA DO BULLYNG

Mediante o texto em apreço é sabido que atualmente no século XXI muitas instituições escolares sofrem com alguns tipos de bullying que são praticados por discentes em sala de aula ou em outra dependência dentro da escola. Convém evidenciar que a palavra bullying é conhecida por ter suas características agressivas, repetitivos e intencionais sem motivo aparente, adotado por um ou mais alunos contra outro causando angústia, medo, dor ou sofrimento. A vitima do bullying fica gradativamente em estado de choque, prisão onde a mesma não consegue se defender por se sentir inferior aos seus agressores que usam palavras toscas para intimidar suas vitima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com