TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ciência contábil e a ética profissional

Artigo: A ciência contábil e a ética profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

1- A CIÊNCIA CONTÁBIL E A ÉTICA PROFISSIONAL

Estabelecer-se profissionalmente é o objetivo de todo ser humano e não se trata de uma tarefa fácil, já que obstáculos são impostos no trajeto. Como maneira de suavizar esses obstáculos, o estudante, conhecendo a si mesmo, deverá encontrar traços de afinidades entre os objetivos oferecidos pela profissão escolhida e suas convicções, tão almejadas para sua vida.

Após criteriosa escolha, dedicar-se ao desempenho da atividade requer sabedoria, em específico a contabilidade pois exige daqueles que a escolhem, características como compromisso, seriedade, razoabilidade, interesse, sigilo, dentre outras.

Enfim, ser um profissional da área contábil, portanto, gestor de informação, exige responsabilidades fundamentais para um correto desempenho da sua atividade. O Código de Ética Profissional do Contabilista - CEPC, estabelecido pela Resolução CFC nº 803/96, regulamenta já no art. 1º osdeveres profissionais:

Art. 1º - Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional.

Independentemente da área escolhida para atuação, o contabilista deve ter consciência de todas as suas responsabilidades, de forma que, somente conhecer o código de ética profissional não é suficiente para o bom desempenho da atividade, mas sim exercê-lo em sua plenitude se torna elemento imprescindível ao correto profissional.

Estar preparado para o mercado de trabalho é possuir muito mais que um diploma de curso superior; é ter, sobretudo, conhecimentos técnicos. A incapacidade ou inabilidade do profissional ferem a doutrina moral e causam prejuízos para si e terceiros.

Desconhecer, todavia, como realizar a tarefa ou apenas saber fazê-la parcialmente, em face da totalidade exigível para eficácia, é conduta que fere os preceitos da doutrina da moral (Ética) [SÁ, 2005, p.157].

Por outro lado, alguns profissionais da contabilidade, apesar de disporem do conhecimento, utilizam-se de meios ilegais, que passam longe de condutas éticas para conseguir um possível sucesso material. Não entendem que o resultado de um trabalho competente garante mais do que riqueza, proporciona felicidade profissional.

Ultrapassar as barreiras do CEPC, não só implica num desrespeito contra os colegas da classe profissional, como também, cria prejuízo para toda sociedade, pois fere leis, causa danos e sobretudo, implica em diminuição da confiabilidade daprofissão.

Utilizar-se da profissão, dos conhecimentos que ela oferece, ou de uma função outorgada, para enganar, ludibriar, falsear a verdade é aético e injustificável sob todos os títulos (SÁ, 2005, p.256).

Algumas responsabilidades são fundamentais e devem ser observadas pelo profissional contábil. Podemos citar duas: a responsabilidade em assinar documentos e demonstrativos contábeis e a responsabilidade de guardar os documentos contábeis3.

1, A responsabilidade em assinar documentos e demonstrativos contábeis – Suprida qualquer ausência de conhecimento técnico, o contabilista deve manter as escritas em dia, para ter o conhecimento sobre os fatos existentes na rotina da empresa, deve ter como virtude a honestidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com