TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ciência e a ideologia neutra

Por:   •  4/6/2016  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 2

A ciência e a ideologia neutra

A suposição de que a ciência é neutra ou que a ciência não é neutra continua sendo discutida até hoje e a ideologia está sempre presente no processo cientifico, para o cientista defender suas hipóteses. Porém, quando o cientista vai escolher algo para estudar ou pesquisar faz escolhas que são influenciadas por vários motivos, como interesses pessoais, políticos, sociais e econômicos, como, por exemplo, as hipóteses levantadas do aquecimento global.

Segundo artigos e documentários sobre as causas do aquecimento global, podemos observar nas leituras que se defende que o aquecimento global é devido às ações antrópicas que vai alterando o clima global, porém outros cientistas apresentam novos estudos indicando novos resultados e cálculos climáticos, mas não confiáveis, pois cada cientista defende sua teoria e não deixa espaço para outros cientistas divulgarem outras teorias e resultados diferentes. Antes preferem manipular e induzir e ou convencer de suas teorias mesmo que tenham que alterar os resultados e podem até envolver órgãos confiáveis que ajudem a manipular os resultados, devido interesses pessoais e outros fatores.

Nesse sentido, podemos perceber que a ciência não é neutra, devido interesses e as hipóteses tendem a serem aquelas que oferecerem benefícios aos cientistas ou quem esta por trás desses estudos, como financiador e ou patrocinador e divulgam os resultados que vai proporcionar benefícios mesmo que os resultados sejam manipulados.

Para que a ciência seja neutra, deve ser livre de interesses pessoais, políticos, sociais e econômicos, assim os estudos científicos teriam um desenvolvimento livre e espontâneo em busca da verdade com hipóteses neutras e verdadeiras.

Diante dos levantamentos e tendo como exemplo os estudos e hipóteses do aquecimento global, evidencia que a ciência não é ideologicamente neutra, pois sempre terá intervenções de interesses pessoais, políticos, sociais e econômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com