TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A gestão do conhecimento

Resenha: A gestão do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Resenha  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Niterói 19 de abril de 2013

TRABALHO COMPLEMENTAR REFERENTE À AULA DO DIA 23-04-2014

A Gestão do Conhecimento, do inglês KM - Knowledge Management é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.

Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.

O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

Fonte : WIKIPÉDIA

Algumas empresas investidoras na Gestão do Conhecimento:

1. Petrobrás

2. Vale

3. Michelin

4. Rede Globo

5. Daiichi Sankyo

6. Nokia

7. Natura

ATIVIDADE EM GRUPO:

Conforme o capítulo 6 da PLT: “O conhecimento tornou-se o meio de produção por excelência e ele é propriedade não só da organização; mas sim do trabalhador do conhecimento.”

Dentro deste novo contexto da era do conhecimento; pesquise na internet uma das empresas acima (sorteio das empresas entre os grupos); citando exemplos de investimentos na área de Gestão do Conhecimento.

Este Trabalho será apresentado na próxima aula; dia 30-04 e valerá 2 pontos de participação.

Bom estudo!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com