TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A gestão do conhecimento

Projeto de pesquisa: A gestão do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  7.295 Palavras (30 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DO CONHECIMENTO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

GRUPO:

PROFESSOR DE EAD:

TUTOR DE EAD:

RESUMO

O estudo a seguir fala sobre os conceitos de Gestão do Conhecimento, mostrando a criação do novo conhecimento na empresa, fazendo com que seus colaboradores obtenham este conhecimento. Além da espiral do conhecimento, o efeito da inovação e a importância da gestão para as organizações que refletem as melhorias que este conhecimento produz, permitindo a viabilização da criação do conhecimento, com a visão de duas empresas distintas e seu ambiente de “BA”. A definição de cluster e fatores que facilitam esta gestão em um cluster de empresas, com exemplos, conhecimento e incentivos da gestão do conhecimento nas empresas, assim como as barreiras organizacionais e alternativas para evitá-las. Por fim mostramos os conceitos dos desafios encontrados no Trabalho em Equipe, Criação do Conhecimento, Concorrência Global e Importância da Gestão do Conhecimento.

ABSTRACT

The following study discusses the concepts of knowledge management, showing the creation of new knowledge in the company, causing its employees to obtain this knowledge. In the spiral of knowledge, the effect and importance of innovation management to organizations that reflect the improvements that produces this knowledge, allowing the viability of knowledge creation, with the vision of two separate companies and their environment "Ba". The cluster definition and factors that facilitate this management in a cluster of companies, with examples, knowledge and incentives of knowledge management in enterprises, as well as organizational barriers and alternatives to avoid them. Finally, we show the concepts of the challenges encountered in Teamwork, Knowledge Creation, Competitiveness and Global Importance of Knowledge Management.

SUMÁRIO

RESUMO 1

ABSTRACT 2

1 INTRODUÇÃO 4

2 O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 5

2.1 A Criação do Conhecimento 5

2.2 A Apropriação do Novo Conhecimento 6

2.3 A Retenção do Conhecimento 6

2.4 Processos de Conversão do Conhecimento 7

3 APLICAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO COMPARADO À VISÃO TRADICIONAL 9

3.1 Espiral do conhecimento 9

3.1.1 EFEITOS DA INOVAÇÃO 9

3.1.2 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA AS ORGANIZAÇÕES 10

3.2 Benchmarking sobre o Conceito de Gestão do Conhecimento e como as empresas viabilizam a Criação do Conhecimento 10

4 CAPÍTULO 3 13

4.1 Definição de Cluster 13

4.1.1 EXEMPLOS DE CLUSTERS 13

4.2 Como é feita a Gestão do Conhecimento? 14

4.2.1 HÁ INCENTIVO PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA? 15

4.3 Aplicação das três principais barreiras organizacionais para se implantar a GC? Quais as alternativas para se estimular o conhecimento e a inovação? 15

5 CAPÍTULO 4 18

5.1 Trabalho em Equipe 18

5.2 Criação do conhecimento 19

5.3 Concorrência Global 19

5.4 Importância da Gestão do Conhecimento 21

6 CONCLUSÃO 26

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27

1 INTRODUÇÃO

A importância do conhecimento da missão e dos objetivos organizacionais, como fundamento para a gestão estratégica da informação, está associada a que com base naqueles parâmetros – é possível definir o escopo de informações e sistemas que deve ser construído para apoio ao processo de gestão.

A Gestão do Conhecimento é de crucial importância para as organizações, pois sem ela, a capacidade de inovar, criar novos produtos e novos mercados fica prejudicada o que, atualmente, traz sérios problemas para as empresas em termos de produtividade e crescimento. Está integrado na gestão do conhecimento o trabalho em equipe, a criação do conhecimento, a concorrência global e a importância da gestão do conhecimento, utilizando a gestão do conhecimento à organização diminuem os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.

Esta gestão possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada para piores ações e tomadas de decisões.

2 O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

A Gestão do Conhecimento, do inglês Knowledge Management, é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância. Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com