TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A gestão do conhecimento

Tese: A gestão do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Tese  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra

Curso Administração

Turma 2B Noturno.

Aluna Eunice da Silva Lucas

RA. 4221825135

Atividade

Gestão do Conhecimento

Por que as empresas que tentam controlar o conhecimento criam barreiras e podem cair em precipícios?

No mundo da tecnologia, da comunicação rápida e do fácil acesso as informações, as empresas que tentam reter o conhecimento criando barreiras, se frustram e se afastam de adquirir conhecimento novo do ambiente externo e até mesmo de desenvolver conhecimento interno.

Ao controlar o conhecimento a empresa robotiza e estagna seu funcionário, pois não o permite um ambiente em que na sua atividade seja desenvolvida, assim a empresa tende a se manter estagnada em relação a inovações. Quando a empresa deixa de inovar ela está fadada a perder seu espaço no mercado, ter uma imagem estagnada e esquecida por falta de inovação e conseqüentemente diminuir suas vendas até falir.

O mercado esta, cada vez mais globalizado, dezenas de produtos iguais ou substitutos são criados e a inovação quer seja na imagem (como a havaianas que transformou sua imagem de um mero chinelo para um status de classe), produtos (coca-cola que criou a água cristal, Aquários Fresh e Hidrotônico e trabalho em diversos segmentos) e missão e visão (como a ypê que trabalha com um forte apelo ambiental).

O trabalho em conjunto de diversas áreas e a atenção as necessidades do mercado ajudam a empresa a se manter em um bom patamar, porém se a empresa não estiver atenta a esse tópico tendem a ficar na mesmice e ficar para trás em relação à engenharia de produção que visa baixar os custos de produção repensando os processos, marketing dando novos conceitos a marcas e produtos e a uma network que a ajude a expandir ainda mais no mercado em que está inserida.

Um exemplo de estagnação foi empresa Gurgel, foi uma grande montadora de veículos nos anos 80. Era uma época em que poucos acreditavam na globalização e suas conseqüências .

O presidente e fundador da empresa João Gurgel dizia que a Gurgel não queria ser uma multinacional e sim uma empresa nacional, a empresa faliu em 1994.

Referências:

HTTP://www.trbalhosfeitos.com/ensaios/Gest%C3%A3o-Do-Conhecimento-Atividade... 01/02/2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com