TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia dos jogos no ensino de matematica

Por:   •  11/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.757 Palavras (12 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

matemática

NÍVIO MARTINS LINHARES

                        A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS

                             No Ensino da Matemática

[pic 5]

Jacobina

2015

NÍVIO MARTINS LINHARES

                        A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS

                             No Ensino da Matemática

Trabalho de portfolio individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de História da Matemática, Estatística e Probabilidade e Lógica Matemática.

                                    JACOBINA-BAHIA

                                                   2015

                     

                                                                                                                                                 

                                                                                                                                                             

SUMÁRIO

1-  INTRODUÇÃO............................................................................................3

2- DESENVOLVIMENTO..................................................................................4

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................8

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...........................................................9

                                                         

                                       


1. INTRODUÇÃO

                  Desde que nascemos a Matemática se faz presente em nossas vidas, pois, ela nos acompanha de forma implícita ou explícita e desempenha um papel fundamental ajudando-nos a resolver situações que surgem em nosso cotidiano.                Ensinar matemática representa uma das tarefas mais árduas do processo de construção do conhecimento, haja visto as dificuldades enfrentadas pelos educandos na apropriação, assimilação interpretação e apreensão de conceitos abstratos e complexos geralmente associados a essa disciplina.

                Comumente ouvimos de nossos alunos reclamações sobre as dificuldades enfrentadas por eles em compreender de maneira significativa os conteúdos matemáticos elementares de maneira significativa. Muitos alegam não ver uma relação prática entre o que se ensina e a realidade vigente. Outros, nem sequer detêm os conhecimentos mínimos necessários para a aquisição gradual de conceitos mais complexos como, por exemplo, o domínio das quatro operações fundamentais.

                      A matemática é uma disciplina não muito querida para os alunos, muitos sentem dificuldades ou não entendem para que estudá-la. Essa dificuldade ocorre devido à maneira que a escola impõe a disciplina.  Sendo assim, faz-se necessário, que os docentes planejem as suas aulas de maneira mais dinâmica e atrativa, usando recursos básicos como jogos, problemas com situações cotidianas, entre outros, para que os alunos se interessem mais pelas explicações matemáticas e as aulas fiquem mais participativas.  

                Assim, frente a esses desafios, cabe ao professor de matemática, no seu papel de facilitador da apreensão do conhecimento, buscar incessantemente possibilidades visando novas maneiras de indicar o saber, por meio de diferentes e variadas metodologias.

     

2. DESENVOLVIMENTO

1º Momento

     

                Um jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema  de regras que definem perda ou ganho. Ao jogar, as pessoas são convidadas a seguir regras, a combinar contratos, a cooperar, a competir. Observamos que desde os jogos infantis, até os jogos de mesa e tabuleiros, todos envolvem a criação de acordos, a comunicação, a busca de objetivos e a resolução de problemas.

                Borin (1996) ressalta que o jogo tem papel importante no desenvolvimento de habilidades de raciocínio, como organização, atenção e concentração, necessárias para a aprendizagem em especial da matemática, e também para resolução de problemas em geral.                                                                                                                        

                     É exatamente por essas características que os jogos têm sido apontados como uma ferramenta de aprendizagem, para crianças, jovens ou adultos. No ensino de aspectos matemáticos, os jogos servem para desenvolver estratégias de resolução e atitudes favoráveis à resolução de problemas, como perseverança e paciência.  

                     Conforme os PCNs de Matemática, (1997, p.19)

Recursos didáticos, como jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores e outros materiais, têm um papel importante no processo ensino aprendizagem. Contudo, eles precisam estar integrados a situações que levem ao exercício da análise e reflexão, em última instância, a base da atividade matemática.

                     Com base na citação acima, observamos que os jogos, vídeos e outros recursos, são muito importantes e uma ótima estratégia para melhorar a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, organização, raciocínio lógico, etc., mas, é imprescindível, que o professor esteja ciente do objetivo da dinâmica que ele vai aplicar em sala de aula como um reforço do conteúdo, para que a atividade não fuja da temática da aula, passando a ser apenas uma brincadeira que não leve à aprendizagem do conteúdo específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (311.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com