TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do comportamento organizacional

Projeto de pesquisa: A importância do comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Ter uma empresa, hoje, requer mais do que simplesmente regras básicas de gerência, como por exemplo, controle, organização e planejamento. A concorrência promove mudanças no contexto econômico e requer habilidades em grau superior de refinamento. Comportamento individual e de grupo em trabalho, possui o campo que estuda o Comportamento Organizacional, aprimoram as questões em relação poder, liderança, estrutura, processo de grupo, processos de mudanças, conflitos, atitudes, percepção, e outros assuntos que afetam as pessoas e os grupos nas empresas. utilizando de um método cientifico que apresenta observação, predição e mensuração do conteúdo a ser estudado.

O comportamento humano sistemático, muitas vezes rigoroso é necessário para lembrar que as pessoas são diferentes e a abordagem desta matéria traz em conta a estrutura de algo que pode acontecer em diversas situações.

Capitulo 1

Definição de Comportamento Organizacional.

É o estudo sistemático do comportamento do indivíduo para aprimorar as relações em equipe, objetivando o aumento da produtividade. Auxilia o líder a entender melhor os colaboradores, bem como atribuir funções de acordo com a personalidade de cada um. Existem basicamente dois tipos de organização do trabalho: sistema aberto e fechado. Segundo CHIAVENATO, sistemas fechados são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influência ambiental.

Esse tipo de sistema é extremamente rígido, onde a participação dos colaboradores é quase nula e existe controle quase absoluto das máquinas operantes do sistema. Assim sendo, pode-se dizer que uma organização baseada neste sistema tende a ficar estagnada no mercado e corre o risco de não evoluir com o passar do tempo.

Já o sistema aberto, ainda segundo CHIAVENATO é um sistema de interação dos indivíduos entre si e da organização com o meio em que está inserida. É o sistema que interage intensamente com o ambiente através de múltiplas entradas e saídas, afetando-o ou sendo afetado por ele.

Baseado nos conceitos citados pode-se imaginar que o sistema aberto é mais atual e progressista, isto porque o mesmo abre possibilidades de interação intra e extra-organização, o que pode resultar em maior desenvolvimento da mesma.

Ambos os sistemas mencionados é complexo e envolve um estudo aprofundado das teorias organizacionais e cabe ao responsável pela organização, determinar qual tipo de sistema será incorporado em sua empresa e, desta forma, delinear o modelo de trabalho que se fará a partir do sistema determinado.

Sistema fechado

Sistema que analisa somente a organização internamente, não visando o ambiente em que esta se encontra.O Sistema Fechado é formado por metas e objetivos bem racionais e a Teoria Clássica sugere o uso de alguma funções na empresa para melhor executar os atos são as funções técnicas (produção e gerenciar todas as outras), comerciais (comércio dos bens e serviços), financeiras (capitalismo), segurança (bens e funcionários), contábeis (contabilidade na empresa). É feita uma Abordagem Incompleta da Organização pois por dar ênfase demais a estrutura, tarefas e principalmente a eficiência produtiva(gerar lucro) não analisa os problemas humanos, não vê a organização como um todo, limitava-se apenas a produção. É preciso ir além e estabelecer as condições e normas dentro das quais as funções do administrador devem ser aplicadas e desenvolvidas.

Sistema aberto

Inicia-se com a Escola Estruturalista que sofreu influencia da sociologia funcionalista norte americana, sua teoria consolida a abordagem voltada para a mudança de paradigmas nas ciências sociais. Utilizará um novo conceito de "estrutura" como um conjunto formal de dois ou mais elementos e que subsiste inalterado na mudança, irá enfocar principalmente a análise infra-organizacional e análise inter-organizacional, com múltipla abordagem, formal e informal, sintetizando a Teoria Clássica e Relações Humanas, buscando o equilíbrio perfeito.

A organização será contínua e o mais forte não será o dono (o então visto como burocrata) e sim todo o conjunto em que a organização representa, não pode analisá-la separadamente (tarefas, estruturas, pessoas, etc.) e Etzioni (fundador da Escola Estruturalista) afirma que existe várias organizações e estas tem várias características. Essas organizações passram por várias etapas até chegar no que são, fez-se uma ampliação do estudo da interações entre os grupos sociais. Primeiramente foi a etapa da natureza (o homem buscando a sua própria subsistência), a Etapa do Trabalho (instrumentos humanos para facilitar o trabalho), Etapa do Capital (baseia-se nas crenças e nos costumes, surge o comércio através do escambo e aparecimento da moeda representando uma mudança importante) e a Etapa da Organização ( uma sociedade complexa em que cada organização exerce uma função).

Capitulo 2

Inovação.

O conceito de Inovação é bastante abrangente e pode ser definido de maneiras diversas entre várias pessoas. Pode também ser definida como fazer mais com menos recursos. Diz-se que o inovador não se faz, nasce pronto. Mas o incentivo a essa pratica pode fazer com que muitos inovadores até então escondidos, tenham consciência de duas habilidades. A inovação exige coragem para assumir riscos e observar novas possibilidades e mais do que isso, colocar suas idéias em prática.

As organizações de alto desempenho definem a inovação como a criação de novos e diferentes produtos, serviços e processos geradores de valor. Além dos benefícios financeiros e competitivos, a inovação melhora a posição estratégica da organização permitindo vantagens com melhor desempenho e facilitando a retenção de talentos na organização.

Uma das grandes preocupações das empresas é a inovação. O problema fundamental é como a organização pode se tornar cada vez mais inovadora, pois a inovação é à base da competição moderna.

“Toda inovação significa mudança, mas nem toda a mudança significa inovação”. As fontes de inovação organizacional são três: estrutura, cultura e recursos humanos. As variáveis estruturais são as fontes potenciais de inovação mais estudadas. A cultura de inovação é o aspecto mais importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com