TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância e os impactos da Ética

Por:   •  21/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA E OS IMPACTOS DA ÉTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR              [1]

Ancelmo Vieira da Silva (ancelmo_vieira@hotmail.com) [2]

RESUMO

A presente pesquisa tem por objetivo identificar a importância e os impactos da ética do profissional do professor no seu fazer pedagógico segundo a literatura científica, buscando compreender teoricamente o que venha ser ética profissional, e elucidando a sua importância na vida do docente, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e da observação no contexto escolar com minha experiência de seis anos como professor de História e Filosofia no Ensino fundamental e médio, demonstrando a disparidade que existe entre a teoria e a prática na conduta de grande parte dos educadores quando se trata de ética, tendo como uma das principais conseqüências a má qualidade na educação brasileira.

Palavras-chaves: Ética. Educação. Professor. Aluno.

                                                                                     


1 Introdução

A ética, sua importância e os seus impactos no desempenho e no desenvolvimento do educador têm sido atualmente tema de debate de pesquisadores, professores, entre outros segmentos da sociedade. Nesse sentido várias medidas vêm sendo tomadas para a boa conduta do professor e conseqüentemente para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

Nos dias atuais, com as mudanças sociais, econômicas, culturais, a qualidade da educação é prioridade de todos os países. Por isso, é necessária a busca de uma prática docente que possibilite aos alunos um pensamento crítico, a partir da valorização da criatividade, da reflexão e da participação, condições indispensáveis para a inserção social e construção da cidadania.  Portanto, a ética profissional entre os professores vem sendo apontada como uma necessidade essencial para atender às exigências do cotidiano no exercício dos profissionais da educação, às solicitações dos estudantes e da sociedade em geral.

É notório que no mundo globalizado que está em constantes mudanças e evolução a necessidade cada vez maior de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades e das relações de trabalho entre os funcionários.

Com isso este trabalho tem o intuito de ajudar os profissionais da educação na compreensão teórica da importância da ética nos dias atuais, e os seus possíveis impactos no seu fazer pedagógico. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir para mostrar a ética profissional como uma das alternativas para melhoria na qualidade de ensino e conseqüentemente na formação de cidadãos críticos sabedores dos seus direitos e deveres.

2 Desenvolvimento

A profissão de professor conta com a maior categoria de trabalhadores do país, todos os dias estão se relacionando com milhões de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Portanto nos dias atuais ser professor não se restringe apenas em ensinar o aluno a ler, escrever e a contar, cabe-lhe também ensinar os alunos a respeitar, a cooperar, a mudar, a agir de forma eficaz.

É nesse cenário de complexidade e novas atribuições que o professor tem que desenvolver seu trabalho de forma ética, pois se aprende mais com exemplos do que com palavras. E com certeza o docente tem que ser um importante modelo de comportamento ético.

Toda atividade feita pelas pessoas é fundamentado em determinados valores que, por sua vez, estão estreitamente relacionados aos interesses que movem os atos de cada ser humano. Essa premissa leva ao reconhecimento de que a ética precisa estar permanentemente presente nas práticas da escola. Para tanto, é fundamental que todos os docentes questionem o sentido de suas ações em sua prática pedagógica.

No entanto o que se percebe no contexto escolar são professores desprovidos de valores éticos, que não ouve e nem respeita as opiniões dos alunos, acreditando como o único detentor do conhecimento, muitas vezes expondo os erros ou deficiências de alunos na frente de toda classe.

Além disso, não cumpri e nem esclarece com clareza os métodos de ensino e avaliações, os prazos na entrega de documentações, diários, avaliações, notas e etc. e muitas vezes agem com injustiças na correção e avaliação de provas e trabalhos escolares.

Por isso é necessário ressaltar e discutir que

[...] ética hoje, na sociedade brasileira, constitui um desafio, porque, ao mesmo tempo em que vemos os indivíduos se referirem a ela com freqüência, percebemos uma descrença em relação à possibilidade de sua interferência. Na medida em que por todo lado verificamos ações que rompem com a dignidade humana, parece não ter sentido reclamar a presença da ética. [...] Na verdade, é por essa razão mesmo que temos necessidade de buscá-la. É ela que, ao ter no horizonte o bem comum e a dignidade humana, exige que estejam presentes o respeito mútuo, a justiça, a solidariedade, o diálogo, bases de construção da cidadania. (RIOS, 2002, p. 68).

Diante desse panorama, falar sobre ética profissional entre os educadores impõe aos mesmos vários desafios, como, por exemplo, desenvolver a capacidade de perceber os limites que testifica a coexistência de valores que manifestam a diversidade das culturas e dos indivíduos, bem como reconhecer e administrar os conflitos que possam decorrer da convivência dessas diferenças.

Portanto outro obstáculo que deve ser ultrapassado diz respeito à ética do professor, ensinando através de sua conduta os educando a combaterem preconceitos e discriminações de naturezas diversas, e abrir-se ao diálogo com valores diferentes daqueles presentes em seu meio social, como nos alerta Freire (1996):

O preparo científico do professor ou da professora deve coincidir com sua retidão ética. É uma lástima qualquer descompasso entre aquela e esta. Formação científica, correção ética, respeito aos outros, coerência, capacidade de viver e aprender com o diferente, não permitir que o nosso mal-estar pessoal ou a nossa antipatia com relação ao outro nos façam acusá-lo do que não fez, são obrigações a cujo cumprimento devemos humilde mas perseverantemente nos dedicar. (p. 16).

De fato, a formação ética dos indivíduos na escola exige um novo relacionamento entre professor e aluno, de forma a ocorrer o reconhecimento e a legitimidade da ética no processo educativo. Por isso, mais do que ensinar conceitos e valores como cidadania, crítica, democracia, solidariedade e respeito, é preciso que os atores vivenciem e compartilhem tais valores no ambiente escolar. Este pode ser o caminho para que ocorram atitudes transformadoras no espaço escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com