TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A suntech é uma empresa de componentes eletrônicos

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO


  1. INTRODUÇÃO

Histórico da Empresa

A suntech é uma empresa de componentes eletrônicos, que presta serviço para LG, ela esta situada em São José dos Campos no bairro do Santa Inês, ela é uma empresa de médio porte o seu quadro de funcionários conta hoje com 360 funcionários sendo sua maioria mulheres. Ela foi inaugurada dia 08/08/2008,seu fundador e o S.r. Young Do Son.  Um coreano um dos ex-diretores da LG.

Se baseando nas matérias comportamento, clima e cultura, metodologia cientifica e psicologia organizacional e gestão de pessoas analisamos a empresa e vimos como ela funciona, seus gestores e alguns problemas a serem resolvidos.


  1. DESENVOLVIMENTO

Estrutura De RH da empresa.

A empresa possui um organograma aonde define a sua hierarquia, e possua setores diferentes aonde são descriminadas as suas tarefas.

Lista de Setores e funções.

  • Setor Administrativo: responsável por contratos, entrevistas, convênios, transporte de funcionários, folhas de pagamento.
  • Setor de Produção: Responsável pela montagem dos aparelhos que vão para a LG, desde peças pequenas ao celular semi pronto.
  • Setor da enfermaria: Responsável pelos atestados, acompanhamento de funcionários até o pronto atendimento e também presta os primeiros atendimentos aos funcionários.
  • Setor de Limpeza: Responsável por manter limpos e organizados banheiros, escritórios e corredores de linha.
  • Setor de Matérias: Responsável pela distribuição de matérias para linha e sublinha e carregamento de peças que vão para a LG.
  • Setor de Qualidade: Responsável pela espeção das peças que vão para LG, reparo, rejeito e controle de falhas.
  • Setor de Manutenção: Responsável pela manutenção das linhas, entregas de matérias como luva, pinça, estilete e pulseira antiestética.
  • Setor de Transporte: divididos em duas partes transporte de funcionários que e um serviço terceirizado de van e taxis, e o transporte de cargas que vão para LG que e um serviço da empresa.
  • Setor de segurança do trabalho: Responsável distribuição de EPIs, entrega de laudos de pessoas lesionadas, abertura de CAT, e na prevenção de acidentes.

A estrutura de RH e da Suntech e uma estrutura formal, aonde possui uma pessoa formada em administração e Recursos Humanos e outras que a auxiliam, elas fazem toda parte de documentação de admissão, demissão, convenio, entre outros, mas contam também com uma empresa terceirizada para assuntos de contabilidade e emissão de folhas de ponto e holerites.

A parte de comunicação da empresa e feita através de reuniões ou pelo quadro de avisos, isso se da uma comunicação formal, como foi visto na aula da professora Elisete Alice.

... De acordo com a pesquisa de Prochnow et al. (2005), conclui-se que as falhas de comunicação interferem no bom andamento dos processos dentro das empresas, causando prejuízos e interferindo desde a qualidade até o prazo de entrega dos produtos finais. Os fatores responsáveis por falhas de comunicação dentro das empresas de acordo com a pesquisa realizada, por ele, foram:

- Falta de percepção das lideranças nas pessoas coordenadas, atuando de forma única de acordo com as características cognitivas de cada indivíduo;

- Falta de feedback sobre o serviço realizado, causando desmotivação.

- Preconceito com os colegas de trabalho (intolerância a erros);

- Falta de humildade para aceitar que ideias alheias possam ser muito úteis para a m Com a melhoria de ambiência e compreensão das pessoas naquilo que fazem pode haver não apenas a melhora na comunicação como um ganho no rendimento dos trabalhos dentro da empresa. Desta forma estará se buscando extrair o potencial das pessoas, associando o trabalho ao bem estar de cada indivíduo.

Galasso et al. (2009), melhoria de processos.

Qualidade de Vida no Trabalho

Na questão qualidade de vida no trabalho, o que pode ser notado e seus benefícios como transporte e alimentação sem descontos, convenio medico e a empresa também possui um programa para pessoas que querem perder peso aonde a pessoa pode optar por almoçar ou tomar o shake da herbalife que também não e descontado nada.

Feita uma pesquisa na empresa através de um questionário com alguns funcionários eles relataram que a empresa tem algumas coisas a melhorar, mas que também e um bom lugar para se trabalhar uma das respostas que mais se repetem e o fato do ritmo da produção que e bem acelerada e os colaboradores passam grande parte do tempo trabalhando em pé e fazendo sempre o mesmo movimento, isso gera um grande numero de pessoas lesionadas em relação ao serviço as lesões mais comuns são tendinite, bursite, lordose, hérnia de disco, problemas no joelho e pé e outras lesões devido ao movimento repetitivo.

A entrevista feita com os funcionários foi citada alguns problemas dentro da empresa seguem:

  • Administração mal organizada
  • Alto índice rotatividade de funcionários
  • Baixo nível de absenteísmo
  • Não aproveitamento de funcionários
  • Falta de treinamento tanto para produção e também para lideres
  • Falta de comunicação
  • Postura inadequada de lideres
  • Não reconhecimento de funcionários
  • Não cumprimentos de regras
  • Funcionários lesionados frequentemente
  • Falta do código de ética

Todos os problemas acima relacionados causam uma serie de outros conflitos que interferem também no clina da empresa. As pessoas trabalham desmotivadas, não se concentram no que estão fazendo gerando assim falhas de processos que causam perca para empresa. Com a alta rotatividade de funcionários, a empresa sempre tem que estar colocando um funcionário mais experiente para explicar o serviço para o que o que acaba de ser contratado isso gera um atraso na produção, pois ate o mais novo aprender leva algum tempo. Com as faltas sempre a o desfalque em algum linha pois o coordenador tem que retirar pessoas de outra linha para cobrir aquela que faltou ,muitas vezes ficando linha sem funcionar .O não aproveitamento de funcionários gera mais desmotivação ainda, pois quando surge vagas em outros setores e aberto o aproveitamento interno , mas quase sempre os funcionários não passam e eles contratos pessoas de fora para o cargo sendo que lá dentro tem pessoas que poderiam ser aproveitadas para o cargo. A falta de treinamentos para produção de lideres também e um grande problema, pois os funcionários caem de paraquedas nos postos de trabalho que nunca trabalharam e simplesmente tem que aprender com a aquela correria toda da linha de produção e muitas vezes sem o auxilio de seu líder e de qualquer outro, o treinamento para lideres e essencial, pois muitos deles não sabem como lidar com os seus liderados causando assim conflitos entre eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com