TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPONENTE CURRICULAR: CRIAÇÃO E DESENVOLVIMETO DE EMPRESAS

Por:   •  11/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA ESTADUAL “CORONEL XAVIER CHAVES”

CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: CRIAÇÃO E DESENVOLVIMETO DE EMPRESAS

PROFESSOR: OTÁVIO FÉLIX

ALUNA: ANA MARIA ALVES                     NÚMERO: 04

TURMA: ADMINISTRAÇÃO 1        

A semana de administração (SEMAD) ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de novembro na Escola Estadual “Coronel Xavier Chaves”, projeto realizado através da iniciativa do professor Otávio Félix, com a colaboração dos alunos e funcionários da própria instituição. Com o evento, foi possível unir as duas turmas de administração e fazerem um trabalho coletivo. Durante todos os dias do evento aconteceram palestras voltadas a área da administração, além de serem temas já abordados em sala. Nos intervalos de das palestras dos três dias, foi realizado um coffee break, preparado pelos próprios alunos do curso, uma forma de mostrar os talentos empreendedores de cada um.

        No dia doze de novembro, às 19 horas, ocorreu a abertura do evento com a diretora da escola. Logo após, houve a primeira palestra sobre Empreendedorismo com Eduardo Giarola, formado em zootecnia, atualmente trabalha na UFSJ e sócio da empresa Centro de Laser Água Limpa, na qual foi o principal objetivo de sua palestra.

Eduardo iniciou falando um pouco de sua história, onde começou como terceiro sargento temporário, logo que saiu do cargo de sargento, começou a pensar o deveria fazer de sua vida a partir daquele momento. Então surgiu a ideia do pesqueiro em sociedade com seu tio. Um desafio para a realização do projeto era sua família, pois o terreno é de seu pai. A princípio o local era um galpão de madeira, uma pequena cozinha e um bar. Em 2005, o local começou ser bastante requentado, em média de 800 pessoas por domingo e a estrutura já não estava mais suportando. Música ao vivo que fazia ter movimento no local, afirmava Eduardo.

        Com passar do tempo começou as melhorias, como campo de futebol, piscina, aumentaram o salão, etc. Mas durante as melhorias, aconteceu um acidente, o telhado que estavam reformando veio a desabar, infelizmente a empresa que estava fazendo o serviço faliu e não arcaram com o prejuízo. Afirma Eduardo, força de vontade faz ser um bom empreendedor.

        Neste mesmo dia aconteceu à palestra com Fernanda Peixoto, sobre educação financeira. Fernanda falava sobre a importância de economizar e ter metas de vida. Afirma que se ganha bem hoje, o ideal é o investimento e apresentou formas de onde investir, como imóveis, ações, tesouro direto, etc.

        No segundo dia de SEMADE, aconteceram mais duas palestras, ambas com Dr. Sávio de Macedo Silva, graduado e mestre em Administração e doutor em sustentabilidade pela universidade de Brasília, onde falou sobre os temas: Logística e Sustentabilidade. Dr. Sávio relatou que logística é o ramo da gestão, onde as atividades estão voltadas ao planejamento da armazenagem. Tratou de temas já abordados durante o curso, como 4P’s.

        Logo após, falou sobre sustentabilidade, outro tema muito abordado durante o curso, onde citou a importância de um planejamento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com