TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A violência sexual, transtornos de humor e risco de suicídio: um estudo de base populacional

Por:   •  2/5/2017  •  Artigo  •  14.147 Palavras (57 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 57

Versão para impressão  ISSN 1413-8123 versão on-line  ISSN 1678-4561

Ciênc. saúde coletiva vol.21 no.3 Rio de Janeiro Mar. 2016

http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015213.10362015 

TEMAS GRATUITOS

A violência sexual, transtornos de humor e risco de suicídio: um estudo de base populacional

Violência sexual, transtornos de humor e risco de suicídio: um estudo de base populacional

Thaíse Campos Mondin1 

Taiane de Azevedo Cardoso1 

Karen Jansen1 

Caroline Elizabeth Konradt 1 

Rosana Ferrazza Zaltron1 

Monalisa de Oliveira Behenck1 

Luciano Dias de Mattos1 

Ricardo Azevedo da Silva1 

1Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento, Universidade Católica de Pelotas. R. Félix da Cunha 412, Centro. 96015-560 Pelotas RS Brasil. karenjansen315@hotmail.com

ABSTRATO

Este artigo procura analisar a associação entre a violência sexual, episódios maníacos e depressivos, e risco de suicídio entre os jovens adultos. Este é um estudo de base populacional de corte transversal realizado com jovens entre 18 e 24 anos de idade em uma cidade no sul do Brasil. A amostra foi selecionada por meio de clusters. A prevalência da violência sexual, maníaco, depressivo e episódios mistos e risco de suicídio foram avaliados, assim como a associação entre eles. O teste do qui-quadrado e regressão de Poisson foram utilizados para análise estatística. A amostra foi composta por 1.560 sujeitos. Entre estes, 3,1% sofreram violência sexual em algum momento de sua vida. A prevalência da depressão, episódios mistos, e (hipo) episódios maníacos foram de 10%, 2,4% e 2,3%, respectivamente. O risco de suicídio tinha uma prevalência de 8,6% no total da amostra. Os jovens que sofreram violência sexual são mais propensos a estar sujeitos a alterações de humor ou risco de suicídio do que aqueles que não têm (p <0,05), exceto para a ocorrência de (hipo) episódios maníacos. Estes resultados revelaram uma forte associação entre violência sexual e episódios depressivos e mistos e risco de suicídio .

Palavras-chave: A violência sexual; Abuso sexual; Os transtornos de humor; Depressão

RESUMO

O artigo tem por objetivo analisar a associação entre abuso sexual, episódios maníacos, depressivos e risco de suicídio em jovens adultos. Este é um estudo transversal de base populacional realizado com jovens entre 18 e 24 anos em Pelotas/RS. A seleção da amostra foi realizada por conglomerados. Foram avaliados a prevalência de violência sexual, o episódio de mania, depressão, misto e o risco de suicídio. Para a análise bruta dos dados foi utilizado o teste Qui-Quadrado, posteriormente, a análise ajustada foi realizada por Regressão de Poisson. A amostra do estudo foi de 1560 jovens, dos quais 3,1% haviam sofrido abuso sexual em algum momento de sua vida. O episódio depressivo esteve presente em 10,0% dos jovens entrevistados, seguido pelo maníaco (hipo) (2,3%) e pelo misto (2,4%). O risco de suicídio apresentou prevalência de 8,6% na amostra total. Nos jovens que sofreram abuso sexual, a probabilidade de apresentar alterações de humor ou risco de suicídio foi maior do que naqueles que não haviam sofrido (p < 0,05), exceto para a ocorrência de episódio maníaco (hipo). Os achados deste estudo indicam uma forte associação entre abuso sexual e episódios de depressão, misto e risco de suicídio, ainda, em uma amostra sem nenhum tratamento.

Palavras-Chave: Abuso sexual; Depressão; Depressão bipolar; Risco de suicídio

INTRODUÇÃO

Agressão sexual tem sido reconhecida como uma saúde pública grave e problema social, resultando não apenas na grande impacto físico e psicológico, mas também em problemas de comportamento às vítimas 1 - 5 . Apesar do baixo percentual de reclamações, agressão sexual tem vindo a aumentar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde [OMS] 20% das mulheres e de 5% a 10% dos homens relataram que sofrem violência sexual e a prevalência global de estupro foi de 2-5% 6 .

Alguns estudos centrar-se na associação entre o abuso sexual, depressão unipolar e transtorno bipolar 7 , 8 . Um estudo realizado no Canadá, verificou que o abuso sexual foi associada a vários transtornos mentais, mas não com transtornos bipolares 9 . Em outro estudo que foi analisado 269 pacientes que sofreram violência sexual constatou que 48,7% foram diagnosticados com algum transtorno afetivo e 22,3% tinham pelo menos uma tentativa de suicídio no passado 10 . Depressão mais tarde na vida representa a principal manifestação psicopatológica associada a eventos traumáticos na infância. Os pesquisadores observaram que o abuso sexual em crianças foi um fator de risco para o aparecimento do transtorno bipolar 11 .

Indivíduos que sofreram algum tipo de violência, como abuso sexual, estupro, violência física ou assédio, são mais propensos a sofrer de outras formas de violência ao longo da vida 12 . A associação entre violência sexual e transtornos mentais subsequentes já está bem estabelecida, no entanto, ainda existem controvérsias sobre a relação entre violência sexual e transtorno bipolar.

Especialmente no Brasil, sabemos pouco sobre os diferentes efeitos associados à violência sexual. Portanto, estudos populacionais são importantes para examinar a prevalência da violência sexual e, assim, contribuir para ações políticas, ligadas à prevenção de distúrbios de violência e humor sexual, bem como, as estratégias de intervenção. No entanto, este tipo de estudo é menos provável de viés, uma vez que é uma população que não está à procura de tratamento.

Considerando a provável relação entre os transtornos de assalto e de humor sexuais, este estudo teve como objetivo analisar a associação entre violência auto-relatado sexual e mania (hipo), episódios depressivos e mistos, bem como o risco de suicídio em uma amostra de adultos jovens com idades entre 18 e 24 anos.

MATERIAIS E MÉTODOS

Um estudo de base populacional transversal foi realizado com jovens adultos entre as idades de 18 e 24 anos, residentes na zona urbana da cidade de Pelotas, Brasil. A coleta das amostras foi realizada por grupos de agosto de 2007 a dezembro de 2008, considerando a população de 39667 adultos jovens e de acordo com o censo atual de 448 setores na cidade de Pelotas. A fim de garantir o tamanho da amostra necessário, 89 setores do censo foram selecionados aleatoriamente. A técnica de amostragem sistemática foi utilizada para o recrutamento. Dos 1762 indivíduos recrutados, 11,6% se recusaram a participar. Assim, 1560 indivíduos foram entrevistados 13 .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (91.4 Kb)   pdf (664.6 Kb)   docx (317.2 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com