TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Ciência e Tecnologia

Por:   •  4/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

ETICA CIENCIA E TECNOLOGIA

A constante modificação do mundo moderno sucede em uma velocidade recorde e como consequência institui um enlace entre ética, ciência e tecnologia, a partir dos quais retomam uma antiga discussão.

Analisar essa relação pressupõem um conhecimento prévio dos conceitos envolvidos, assim ética na visão Aristotélica de acordo com Valls é conceituada como sendo responsabilidade das Ciências Filosóficas e questiona a maneira de atuar baseando na perspectiva do homem como ser político que está inserido em uma sociedade com o intuito de ser feliz.

Outra abordagem defendida pelo mesmo autor vem do utilitarismo que define o valor ético como algo que tem o dever de propagar o melhor aceitável para todos quantos possíveis, ou seja procurar trabalhar na busca do melhor para uma maior quantidade de pessoas possível. E ainda faz uma referência ao pensamento Kantiano que expressa a não imposição dos interesses de alguns á toda a população, pois esta busca a universalização.

A perspectiva dessa consideração traz a tecnologia como parte central de qualquer comunidade, pois abrange a gama de conhecimentos utilizados nos parâmetros de produção e nesse contexto surge um vínculo que com base nas palavras de Projota entre tecnologia e ciência.

Retomando as palavras do autor acima citado este traz um consenso que a tecnologia mais bem sucedida é aquela que tem o poder de utilizar a seu favor as habilidades de qualificação e especialização de uma pessoa empregando em todos os seus níveis.

A tecnologia no âmbito produtivo recebe uma conotação de ligação que modela o homem para atender suas necessidades e parâmetros, ou seja, argumenta uma relação entre o homem tecnológico, a acumulação e o consumo conforme Heidegger.

Quanto a ciência esta trabalha em conjunto com a tecnologia como ferramenta do progresso, utilizada a serviço da técnica, visando a iluminação do pensamento humano gerando uma humanidade livre autônoma e racional. Isto é visto na formulação de autores como Descartes que por meio da ciência o homem tornara senhor da natureza.

E neste contexto ao relacionar a ética ciência e tecnologia partindo do pressuposto que a busca do avanço tecnológico com base na ciência deve estar pautado na ética como regimento de todos os seus preceitos. Pois conforme Oliveira a potencialidade conquistada por meio dos adventos das inúmeras revoluções nesta área sendo desde a industrial até a informática possibilitou o aumento na produtividade e conectou a população da Terra.

A mesma obra escrita pelo autor citado acima descreve as vantagens decorrente destas produções e engloba também os obstáculos derivados da mesma, fazendo uma reflexão que a tecnologia desenvolvida não acolheu toda a população de modo a satisfazer suas necessidades ao contrario esta isolou uma parcela desta por inúmeras razões, criadas por limitações sócias e políticas.

Com base nesta consideração a relação entre aqueles conceitos descritos pelo presente texto resulta na busca pela humanização da técnica empregada na tecnologia da sociedade moderna e contemporânea, fato exposto por Theodor Adorno que expressou sua preocupação com o uso desenfreado da técnica em prol do progresso.

O mesmo filosofo ao fazer essa ressalva também expressa o amor por elementos tecnológicos os quais possuem um valor cultural auxiliando na influência e dominação do homem pelo homem.

Retomando Adorno verifica que há um olhar negativo em relação a busca pelo progresso por meio da tecnologia e consequentente utilização da ciência de um modo descontrolado que de acordo com o mesmo isso absorve esse caráter negativo quando sai do plano das ideias e passa ter poder de produção com elevado grau de potencial. E assim sobrepõem ao homem dominando este e não subordinada a ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com