TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Profissional no Filme ‘ Amor sem Escalas’

Tese: A Ética Profissional no Filme ‘ Amor sem Escalas’. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  Tese  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO

DE RECURSOS HUMANOS

ATPS-ÉTICA E RELAÇOES HUMANAS

PROFESSORA-TUTORA PRESENCIAL KEZYANE MENESES

TURMA E – 2º BIMESTRE

ARACAJU/SE

2013

FÁBIA CARDOSO DE OLIVEIRA RA – 444589

MARIVONE CARLOS DIAS RA – 443388

RUDNEY ALVES SANTOS ROCHA RA – 442977

Trabalho apresentado como atividade avaliativa no curso de Graduação em Gestão de Recursos Humanos, matéria de Concentração “Ética e Relações Humanas” no Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera - UNIDERP, sob a orientação da Professora-Tutora presencial Kezyane Menezes.

Aracaju, Junho de 2013

1-INTRODUÇÃO

A Ética é o conjunto de valores morais e princípios que direcionam a conduta humana na sociedade, e serve para que haja equilíbrio e bom funcionamento social para que ninguém seja prejudicado; é constituída por uma sociedade com base em valores culturais e histórico. Não podemos confundir ética com as leis, mas ela está relacionada com o sentimento de justiça social.Diferente da Moral, a ética tem o objetivo de elaborar reflexões sobre os problemas fundamentais da moral; A ética se preocupa em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica se deseja a justiça e harmonia sobre os meios de alcança-la.A Moral está preocupada na construção de um conjunto de prescrições, determinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa. A ética estuda a aceitação de alguns comportamentos; A Moral é o conjunto de comportamentos e normas.

O conceito de ética aplica-se em todas as áreas da vida, seja escola, esporte, política, empresas, são os conjuntos de normas que vão formando a consciência do profissional. Existem conselhos que representam e fiscalizam o exercício da profissão, é o conselho que elabora códigos de ética profissional; Um exemplo é o conselho de medicina, no código contem as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos independente da função ou cargo que ocupem.

Há algumas diferenças entre a Ética Filosófica dos primeiros pensadores e a que é vista atualmente, uma delas é que os primeiros pensadores não estabeleceram regras de conduta nas relações humanas, por outro lado depois de todo esse tempo, desde Aristóteles até os dias de hoje , parece que perdemos, esquecemos ou nos distanciamos de alguns conceitos e valores formadores.

A ética é indispensável e importante para a efetividade profissional, principalmente para o Brasil, que existe no seu povo valores, errados do que é moral e virtude; ela existe a partir de pequenas atitudes, auxiliando no bem estar individual e coletivo.

Com o crescimento e acumulo de falta de ética no nosso país, com grandes escândalos na política principalmente, fica difícil passar o ensinamento de ética na vida, para as pessoas, devido ao sentimento de revolta, por ver os que deveriam dar exemplo, são os piores. Mas esse não pode ser o pensamento, pois ética gera ética, bom exemplo gera bom exemplo, o fato de vários meios nos impulsionarem a fazer o ‘jeitinho brasileiro’, não nos dá o direito de pular princípios éticos, não é porque a TV por assinatura é caro demais, que quando eu tiver uma oportunidade eu irei me vingar e roubar o sinal. Ética é algo que se adquire voluntariamente, que se aprende desde criança na família, um sentimento de fazer o que é certo, para todos e não festejar como um grande evento quando vemos um ato de boa conduta de ética ,quando assistimos uma reportagem sobre uma devolução de carteira com dinheiro, algo que deveria ser bem normal.

2- A Ética Profissional no Filme ‘ Amor sem Escalas’

2.1. SINÓPSE DO FILME

Ryan Bingham (George Cloonney) é um consultou que tem a tarefa de demitir funcionário para cortar os gastos das empresas. Quando não estar no trabalho,gosta de passar o tempo em quarto de hotéis poucos conhecidos e gabines de vôos. Com uma carta de demissão na mesa de seu chefe e a promessa de trabalho em uma misteriosa firma de consultoria. Bingham esta perto de conquistar seu principal objetivo: Conseguir dez milhões de milhas como passageiros e arranjar um emprego numa misteriosa agência.

2.2. Análise das 5 questões de ética do filme “Amor sem escalas”

 Durante todo o filme, percebe se várias questões de ética profissional, assim como muitas outras atitudes de falta de ética. Percebemos então que a comunicação deve ser clara, franca e com muito respeito à realidade de cada um. O filme trata com precisão dos efeitos nocivos que pode ter uma demissão pela Internet. Por mais que a tecnologia esteja às nossas mãos para ajudar, há questões que não podem deixar de exigir o encontro físico entre as pessoas, a questão da demissão também é analisada na vida pessoal.

 Quando Ryan (Clooney), reconhece que a atividade exercida pela empresa em que trabalha, de despedir as pessoas é algo brutal e muito difícil, por se tratar de perdas na vida, por serem pessoas com o que estão lidando diretamente e não máquinas, em todo tempo o personagem se opõe para aceitar a ideia inovadora , não só por que estragaria sua rotina de viagem, mas por acreditar que o contato, o face a face , diminuiria o impacto da demissão.

 Mesmo não concordando, com a inovação da empresa , Ryan acaba cedendo, quebrando seu orgulho, tendo que viajar acompanhado, coisa que não gostava de fazer, e até mesmo ajudando a fortalecer e a por em pratica o novo projeto da empresa.

 É também uma grande atitude de ética, quando o Ryan tem a consideração de ouvir as pessoas face a face, mesmo com diferentes reações depois de saberem que estão sendo despedidas e a preocupação de ajudar a redireciona-los á novas descobertas, a não desanimarem e enxergar na “porta que se fecha,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com