TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética na Pesquisa Científica

Por:   •  26/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 2

Ética na Pesquisa Científica  

Peter Kevin Spink

“A sociedade é composta por diferentes tipos de conhecimentos. Entretanto o científico é um dos mais relevantes em nosso dia a dia assim. Ética e moral devem priorizar os interesses  sociais e não individuais.”

38

De fato há muitos tipos de conhecimentos em nosso meio social, a grande maioria é conhecimento do senso comum para nós acadêmicos esse tipo de conhecimento não é válido pois utilizamos conhecimentos científicos com relação a ética e moral,temos que se colocar no lugar do outro de compreender o meio social sem julgar o outro e assim sendo justo.

“Ao embarcar em um trabalho científico, assumimos questões éticas e morais simultaneamente.

39

Certamente o que a frase quer dizer que tem todo o método para fazer um trabalho científico envolvendo questões de referências sobre o assunto a ser abordado no trabalho científico tendo cuidado para não acontecer nenhum tipo de plágio com relação ao trabalho apresentado.

"A ética na pesquisa refere-se, primordialmente,à utilidade do conteúdo investigado e para quem ele será direcionado.”

48

É importante tomar cuidado, a fim de não acontecer de o assunto abordado no conteúdo da pesquisa perder o foco do tema abordado e assim o conteúdo do assunto ser bem direcionado.

“[..] precisamos reconhecer que seguir regras éticas não necessariamente implica viver – no sentido performático – de modo ético e que talvez a ciência seja séria demais para deixar a determinação dos seus rumos e práticas nas mãos dos cientistas.”

41

É necessário que saibamos que devemos cumprir as regras no que diz respeito a Ética pois no conhecimento científico devemos utilizar de referências de autores para não cometermos nenhum erro que possa nos prejudicar no que se refira a não plagiar o outro.

“A ética e a moral são dinâmicas, [...]”

41

Certamente, de fato a Ética e a moral estão caminhando sempre juntas um exemplo: Voltado para a psicologia Sigmund Freud ID, EGO e SUPEREGO que seria a moral se encaixa no ID que seria um impulso pra fazer determinada coisa , já a Ética se encaixa no Superego e seria: Será que está certo ou errado, Justo ou injusto ou seja nosso EGO precisa de um equilíbrio entre as duas reações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com