TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”

Projeto de pesquisa: A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...............................................................................................................03

2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.....................................................05

2.1 Sinopse do filme..........................................................................................................05

2.2 Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração.....07

3 –CONCLUSÃO.............................................................................................................09

4 –REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................10

INTRODUÇÃO

O entendimento ético discorre filosoficamente em épocas diferentes e por vários pensadores, dando assim, diferentes conceitos e formas de alusão ao termo. Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental, mais especificamente na Grécia antiga refletindo sobre os problemas fundamentais da moral, então o homem se consolida em objeto de pesquisa para o discurso moral e político como forme de enquadramento social, no âmbito de teorizar a finalidade e o sentido do viver humanas, as bases da obrigação e o do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral e razões para a justiça e a harmonia das condutas.

O comportamento ético é o ato de agir, de decidir, de fazer o bem de fato, por uma conduta virtuosa na comunidade em que estamos inseridos, deste modo conduzimos uma vida mais harmoniosa em sociedade, na busca da felicidade, da liberdade e da justiça.

Atualmente a ética se faz essencial para a interação no meio social comum, e assim também se faz primordial na regulação e regulamentação das relações profissionais e empresariais, numa contextualização que deixa de ser mais empírica, filosoficamente como tratava Aristóteles, e passa a ser mais descritiva na conduta ética regida por códigos normativos. A aplicação da ética é sumariamente importante para a efetividade profissional e organizacional, principalmente no Brasil, que traz em seu povo valores deturpado do que é moral e virtuoso, e a descrença no que se afirma responsável socialmente.

De nada adianta o marketing se o essencial não for preservado. O primeiro passo é desenvolver a cultura ética.

No âmbito profissional, a ética é relevante por estar presente nas menores atitudes e fica claro que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de decidir, de conduzir e fazer uma especifica tarefa em uma determinada atividade profissional. Assim, a ética auxilia no desenvolvimento do bem estar individual e coletivo por caminhos regidos pela virtude nos atos funcionais e administrativos dentro de uma empresa, no segmento liberal ou no segmento autônomo, em prol da harmonia social.

A ética na Administração trata também do comportamento do indivíduo dentro da organização em que se encontra. Para que isso ocorra, ele precisa ter conhecimento da política da empresa, das suas normas, regras, objetivos e metas que circundam a mesma.

E para tal, existe o código de ética profissional, um instrumento regulador que apresenta normas de conduta para o cumprimento de determinada profissão. Sendo de interesse geral dos inseridos naquela classe, na tentativa de levar o profissional ao cumprimento do exercício de uma virtude obrigatória, com existência de órgãos fiscalizadores e controladores do respeito ao referido código na execução das atividades pertinentes a profissão.

No meio empresarial, as instituições públicas ou privadas passaram a perceber como a ética é necessária para que o mercado tenha uma visão mais positiva de sua missão para com o público alvo de seus negócios e a sociedade como exemplo, partindo a tratar com maior ênfase mecanismo que efetivamente maximize a responsabilidade social e ambiental das organizações, a fim de afirmar uma imagem de comprometimento com o futuro da coletividade e do bem comum para o desenvolvimento e sustentabilidade, tanto da instituição quanto de sua relação com o meio inserido.

Desde a Grécia antiga, o filósofo Aristóteles discursou em seus pensamentos sobre a ética, principalmente sobre a Ética a Nicômaco, esta sendo a conduta virtuosa e moral para a busca da felicidade, como caminho para o bem individual e de toda uma sociedade, com a ação humana formada pela virtude.

Porém, vemos que, atualmente todo este pensamento e, principalmente todos estes valores estão se desintegrando da essência do povo, compondo a crise ética vivida neste momento.

E também, é necessário que toda a sociedade se conscientize do benefício da ética e do crescimento proporcionado por tal atitude, aplicando esta em todas as ordens da vida humana. Seguir a virtude pode transformar as pessoas, seus propósitos e as relações sociais. Assim, tornar-se imperativo transmitir novos pensamentos às gerações de agora e do futuro, quer conduzam ao integrar e reintegrar de princípios éticos e morais, como também do dever cívico para conquista de seus direitos. A sociedade e suas várias ordens têm suas parcelas de importância e seus papéis primordiais como transformadoras das percepções e do comportamento humano.

Se conseguirmos educar e até inculcar os nossos cidadãos a partir da concretização de tais postulados, será possível no futuro, felizmente, a existência de um mundo mais harmonioso. Fundamentado no respeito aos valores culturais, morais, cívicos e humanos, onde não cresça o oportunismo, em detrimento da integridade. Para isso não se pode acreditar que só os dissimulados vencem que o sucesso está vinculado à conquista por meios ilícitos, que ser honesto é reprovável por transparecer ingenuidade.

A Ética não se define por um código, não são normas formais e coercitivas, não é um túmulo de ideias, mas significa educar a consciência para a liberdade responsável, o relacionamento harmonioso, realizações compartilhadas e bem sucedidas.

Quem sabe o primeiro passo comece com a escolha consciente daqueles que serão os nossos verdadeiros mestres. A história nos é por ciência e a tecnologia nos é capaz de aproximar de tais sabedorias em vida.

É a Ética que faz a diferença positiva na vida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com