TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Por:   •  26/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

Escola Estadual Francisco Escobar

Ensino Médio

3º ano B

ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Andressa Aparecida Gonçalves

Mariana Miguel Trivia

Lucas Santos

Poços de Caldas, 2018

Andressa Gonçalves e Mariana Miguel

ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Projeto de iniciação cientifica apresentado à Escola Estadual Francisco Escobar, sob orientação do Professor Lucas Santos como requisito de avaliação da Disciplina de Metodologia da Produção Acadêmica e Cientifica.

Poços de Caldas, 2018

Resumo:

O abuso sexual infantil vem sendo um dos assuntos bastante discutido atualmente, tendo em vista que cada vez mais surgem casos de crianças e adolescentes que são sexualmente violentados, e acabam não comunicando seus responsáveis por medo das ameaças de seus violentadores que em grande maioria estão morando sob o mesmo teto que as vitimas.

 Apesar de este fato ter ganhado certa visibilidade nos últimos tempos a sua compreensão e enfrentamento ainda precisa ganhar muito espaço. A violência cometida contra crianças e adolescentes em suas várias formas faz parte de um contexto histórico-social maior de violência que vive nossa sociedade. Sendo assim essa pesquisa visa estudar quais são os impactos sociais causados na vida dessas crianças e adolescentes.

 O relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) de 1993 sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil trouxe a tona o assunto que até então era desconhecido do público em geral e a partir daí a sociedade civil organizada, principalmente através das Organizações Não Governamentais iniciou algumas campanhas de conscientização. Essas campanhas de mobilização resultaram numa maior visibilidade do problema, provocando maior interesse em estudar e analisar o assunto, hoje, além da grande visibilidade dado principalmente pela mídia ao fenômeno, este tema tem sido objeto de pesquisas e dissertações.

Os efeitos do abuso sexual de crianças podem incluir depressão, Transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade, Transtorno de estresse pós-traumático complexo, propensão a mais vitimização na idade adulta, e lesão física em criança, entre outros problemas. O abuso sexual por parte de um membro da família é uma forma de incesto e pode resultar em trauma psicológico mais sério e de longo prazo, especialmente no caso de incesto parental

Palavras-chave: Abuso Sexual. Adolescente. Criança.

SUMÁRIO:

1-INTRODUÇÃO..........................................................................................................................................

1-INTRODUÇÃO:

A violência sexual infantil é um tema difícil, dolorido e, na maioria das rodas de conversa, um tabu. O

 assunto é desconfortável para quem fala e para quem ouve, mas, ao mesmo tempo, precisa ser abordado pelas famílias ou nos círculos de amigos que vivenciam esse problema e querem uma nova chance para seguir em frente, apesar do trauma. Do outro lado, psicólogos especializados na questão estão preparados para ouvir, acolher e ajudar a enfrentar essa que é, sem dúvida, uma das piores experiências pelas quais um ser humano pode passar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com