TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abuso sexual contra crianças e adolescentes no âmbito intrafamiliar

Por:   •  23/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        5

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS :GERAL E ESPECÍFICOS        5

3.1 Objetivo Geral        6

3.2 Objetivos Específicos ........................................................................................... 6

4 JUSTIFICATIVA        7

5METODOLOGIAS        7

6REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        8

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA..............................................................................8

8 ORÇAMENTO...........................................................................................................8

9 RESULTADOS ESPERADOS................................................................................. 8

10 REFERÊNCIAS        9

        



1.INTRODUÇÃO

                         No Brasil, a Violência sexual está presente no cotidiano de várias famílias,apresenta-se como um fenômeno intraclasses, pois está presente em toda a classe social, no entanto tem sido um tema de grande relevância na atualidadecomo um fato que se dissemina no meio social,ocorrendo de várias maneiras, independentemente de sexo, raça/etnia, religião, fator sócio – econômico ou idade.

Nesta perspectiva, este estudo abordará de forma bem sucinta as marcas da violência,quando estas não são superadas,podendo ocasionalmente acarretar grandes frustrações no futuro dessas pessoas eo estudo também irá apresentar o perfil dos abusadores. Sabe-se que desde a fase da infância à adolescência que o ser humano deve ser permeado de respeito, carinho e cuidados especiais, principalmente no âmbito intrafamiliar.

                        Dentre todos os profissionais que atuam nesse ramo na perspectiva da ampliação, consolidação, da conquista e principalmente na preservação dos direitos sociais da criança e do adolescente como está expresso na Constituição Federal, o assistente social representa um dos principais profissionais desta categoria que tem o compromisso de defendê-los e conscientizá-los dos seus direitos principalmente os que estão em situação de vulnerabilidade social.

A discussão não pretende abordar todos os tipos de violência sexual em si, mas pretende ater-se à questão do abuso sexual que é um ato praticado com ou sem violência física contra criança e adolescente em uma relação de poder desigual, geralmente acontece com pessoas muito próximas, podendo ser ou não da família, e que se aproveitam dessa relação de poder e confiança sobre o menino ou menina para satisfazer os seus desejos sexuais.


2.Delimitação e formulação do problema

O abuso sexual constrange, humilha e traumatiza crianças e adolescentes em um período da vida que devem receber ampla proteção para crescer e se desenvolver com proteção e segurança, conforme o que dispõe a Constituição Federal em seu artigo 227, que deu fundamento para a criação da Lei nº 8.069/90, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente:

Art. 227.É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (…)

                            Entretanto, são estas as vítimas mais freqüentes das expressões da violência, isso justificado, entre outros aspectos, como algo cultural determinado pela relação de poder epela fragilidade desses sujeitos. Mesmo que amparados por leis constitucionais que asseguram a sua proteção ainda são bastante evidentes os casos que envolvem estes sujeitos, cotidianamente, são obrigados a dolorosas manifestações de abuso sexual.

Aviolência sexual pode gerar graves prejuízos ao saudável desenvolvimento psicossocial e físico de uma criança ou adolescentes, dentre eles, pode desencadear o aumento do nível de ansiedade, depressão, o baixo rendimento escolar, agressividade, distúrbios do sono, gravidez precoce e indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, isolamento da vida social, perda de confiança em outras pessoas, etc.

                    O agressor sexual em suma, são pessoas da família – pais, padrastos, primos, tios, avós e até irmãos mais velhos que tem contato direto com essas vítimas e muitas das vezes criam estratégias para conquistarem a confiança e credibilidade dos principais responsáveis das crianças e dos adolescentes. No entanto, se não bastasse a confiança de seus entes, os mesmos ainda passam uma boa imagem à sociedade, no seu dia-a-dia exercem suas funções sociais demonstrando serem bons vizinhos, bons colegas de trabalho, pessoas prestativas, o que produz maiorconfusão, pois deles não se espera uma atitude tão degradantes.

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS: geral e específico

Geral:

  • Criar uma linguagem comum,utilizando o momento do Projeto de Pesquisa como uma oportunidade de retratar o Abuso Sexual como um problema social grave que afeta crianças e adolescentes no âmbito intrafamiliar.

Específico:

  • Mencionar que os direitos sociais desses indivíduos estão expressos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Carta Magna.
  • Colher dados, organizar informações e essencialmente identificar os agressores que cometem esse crime infanto – juvenil.
  • Alertar a sociedade em geral e principalmente às famílias que é de suma importância a denúncia às autoridades competentes para que os mesmos possam tomar as decisões cabíveis.

4. JUSTIFICATIVA

A importância dessa temática se faz necessária para conhecer o que o abuso sexual pode proporcionar na vida dessas vítimas, e dessa forma criar condições que possa identificar criança e adolescente vítima da violência e encaminhá-lo o mais rápido possível aos profissionais que possam ajudar no processo cognitivo e psíquico do adolescente bem como denunciar os abusadores para que os mesmos possam se responsabilizar pelo crime cometido.

O ambiente intrafamiliar é um espaço privilegiado para a construção da cidadania, onde o convívio deve ser harmonioso e capaz de garantir o respeito aos Direitos Humanos e educar a todos no sentido de evitar as manifestações da violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com