TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Por:   •  22/5/2016  •  Abstract  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

ETAPA 1 – PASSO 1.

Através de Taylor e Ford, dois pensadores que em plena segunda revolução industrial, criaram vários tipos de controles e técnicas para a racionalização da produção, dessa forma eliminando o desperdício e proporcionando assim a redução dos custos de produção.

Mas com o passar do tempo essas técnicas até então inovadores foram dando espaço para outras métodos e ferramentas . Um exemplo é o QFD (Quality Function Deployment – Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria. As pioneiras americanas a adotar o método foram a Ford e a Xerox. O que incentivou para a criação do QFD foi a alta competitividade.

Just in Time nasce em plena terceira revolução industrial e o Toyotismo na década de 70,. O sistema da Toyota de produção tinha como base, visar o controle qualidade dos veículos produzidos e eliminar os desperdícios.

Outra metodologia aplicada foi de: "Engenharia Simultânea” que é um setor de desenvolvimento, trata-se de um computador utilizando tecnologias para melhorar a qualidade do produto, não só na produção mas também todo ciclo de vida do produto.

Manufatura Integrada por Computador ou Computer Integrated Manufacturing (CIM) consiste em um sistema computacional de integração de operações na hora da fabricação.. Trata-se de um sistema que capacita de forma flexível para treinamento de pessoal qualificado, facilitando a produção.

Consórcio Modular constitui na transferência de diversas funções, que, antes faziam parte das atribuições da empresa. Assim, surgiu também o Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Pois Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos.

Com a evolução da produção e operações surgiram vários conceitos e tecnologias, entre eles podemos citar a Produção em Massa, que tem como característica grandes volumes de produtos padronizados.

Outro conceito importante foi o de Produção enxuta ou seja maior produtividade com o menor estoque e com o mínimo de recursos (Mão-de-obra, Máquinas e equipamentos.),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com