TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS SALARIOS E BENEFICIOS

Trabalho Escolar: ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS SALARIOS E BENEFICIOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  3.713 Palavras (15 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 15

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SÁLARIOS E BENEFÍCIOS.

Atualmente a concorrência entre as empresas está cada vez maior, onde uma procura se destacar mais que a outra. Para manter-se no mercado procura investir em tecnologia, propaganda, promoções e treinamentos. O principal fator que leva a empresa a obter sucesso, é o capital humano, ou seja, as pessoas que nela trabalham. A organização depende de seus funcionários para desempenhar suas atividades, por isso e importante que a organização reconheça o trabalho destas pessoas e uma das formas de demonstrar esse reconhecimento é por meio da remuneração, uma vez que um dos principais fatores motivadores de uma pessoa é o salário que ganha pelo seu trabalho e esforço. Claro que os benefícios oferecidos pelas empresas também são muito importantes, assim como cargos satisfatórios.

O salário não e um fator de motivação quando analisando isoladamente. A troca fria e de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas uma recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado em busca a garantia de sua sobrevivência. Diante disso a empresa deve ver o salário como função agregada de motivação e procurar utilizá-lo como um instrumento a mais na compatibilização dos objetivos organizacionais e pessoais.

DEFINIÇÃO DE SALÁRIO

Salário é o conjunto de vantagens habitualmente atribuídas aos empregados, em contrapartida de serviços prestados ao empregador, em quantia suficiente para satisfazer as necessidades próprias e da família.

O salário diz respeito apenas ao pagamento em dinheiro, e a remuneração engloba também as utilidades, como alimentação, moradia, vestuário, e outras prestações in natura, como por exemplo, a gorjeta. Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, salário é o valor pago como contraprestação dos serviços prestados pelo empregado, enquanto remuneração engloba este, mais outras vantagens a título de gratificação ou adicionais.

Também temos: Salário é uma demonstração objetiva do quanto à empresa valoriza o trabalho de seu funcionário e também é uma recompensa justa pelo seu trabalho, dessa forma contribuindo para a satisfação das suas necessidades.

DEFINIÇÃO DE MOTIVAÇÃO

Motivação é o impulso interno que nos leva à ação; a palavra sugere exatamente isso: motivo + ação, a força (motivo) que me leva a agir; a palavra vem de o latim motivus, mover. Está diretamente ligada aos nossos desejos, necessidades e vontades. Há uma enorme controvérsia dentro da psicologia sobre como funcionam os mecanismos da motivação; e isso por uma razão muito simples: a motivação é uma das chaves para a compreensão do comportamento humano; age sobre o pensamento, a atenção, a emoção e a ação. Envolve anseios, desejo, esforço, sonho e esperanças.

Dentre muitos, foram escolhidos os seguintes fatores de motivação:

• Plano de Cargos e Salários;

• Bom ambiente de trabalhos;

• Projeto de integração dos funcionários na empresa;

• Bom salário (Salário compatível com o Cargo e a Função);

• Feed Back.

ASPECTOS TEORICOS DE ABRAHAM MASLOW – TEOTIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW

A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas pessoas, ou até mesmo nenhuma, buscam reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.

As necessidades humanas podem ser divididas em cinco, dentro de uma escala na qual, a partir do momento em que temos uma necessidade satisfeita, a necessidade seguinte passa a ser o fator motivador de nossas atitudes, até atingir satisfação de todas elas.

• Fisiológicas;

• Segurança;

• Social

• Auto-Estima;

• Auto-Realização

Sempre dando preferência para as mais simples ou primárias e posteriormente as secundárias ou as mais complexas.

ASPECTOS TEÓRICAS DE FREDERIK HERZBERG – TEORIA DOS FATORES HIGIÊNICOS E MOTIVACIONAIS DE HERZBERG

Herzberg divide os fatores em higiênicos e motivadores, sendo que os higiênicos abrangem todos os benefícios oferecidos pela empresa, tais como: Ambiente de trabalho, relacionamento com os superiores, benefícios sociais e salário, que são vistos como fatores que podem gerar insatisfação e, quando de acordo com as aspirações dos funcionários, atingir um estado Maximo de não satisfação. Já os fatores motivadores que estão relacionados com o cargo ocupado pelo empregado e abrangem o trabalho adequadamente realizado, responsabilidade exigida, reconhecimento e progresso profissional, levam os funcionários de estado de insatisfação ao de satisfação.

Fatores que levam à insatisfação (Higiênicos)

• Política da Empresa

• Condições do ambiente de Trabalho

• Relacionamento com outros funcionários

• Segurança

• Salário

Fatores que levam à satisfação (Motivação)

• Crescimento

• Desenvolvimento

• Responsabilidade

• Reconhecimento

• Realização

ASPECTOS TEÓRICOS DE DAVID MACCLELLAND – TEORIA DA MOTIVAÇÃO PELO EXITO E/OU MEDO DE MACCLELLAND

David McClelland, nascido em 1917, foi um americano teórico da psicologia, através da Teoria da motivação pelo êxito e/ou medo, destaca três motivos que orientam a dinâmica do comportamento humano enfatizado as necessidades adquiridas.

Necessidades de Realização: Desejo de alcançar algo difícil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com