TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

Trabalho Escolar: ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  309 Visualizações

Administração Escolar

O Termo administração escolar ele deixa de ser utilizado a partir das políticas educacionais dos anos 1990, quando toma seu lugar o termo gestão escolar. O motivo dessa substituição é a maior exigência de participação dos educadores e dos usuários da escola.

Analisando a teoria da administração escolar no Brasil percebe-se que ela se baseia em dois tipos de enfoque: em que utiliza como matriz os estudos e métodos da Teoria Geral da Administração.

Uma forma ideal, uma forma de estruturação ,uma hierarquia , um conjunto articulado de preceitos legais , um normativo ,um conjunto estruturado de princípios e regras.

Gestão Escolar

O exercício da Gestão pressupõe liderança, pois que não se pode fazer gestão sem exercer a liderança.

A Gestão surge e, superação a administração a partir do reconhecimento da dinâmica humana nas organizações sociais e de superação do enfoque mecanicista.

Por outro lado a liderança corresponde a um processo de gestão de pessoas gestão escolar pressupõe o trabalho com outras dimensões.

Cabe a liderança de uma escola inovadora promover iniciativas e o sentido de responsabilidade dentro da escola. Todos dentro da escola, deverão ser encorajados a exercer o seu direito de liberdade e responsabilidade. Cada escola reflete-se nos seus membros que são no seu conjunto, responsáveis pela imagem que dela dão perante a sociedade. A responsabilidade global recai no corpo de gestores da escola.

A gestão escolar moderna precisa superar o caráter personalista de liderança.

Turma 22

POLO: CARIACICA ES

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com