TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR: INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO?

Por:   •  30/4/2019  •  Monografia  •  11.751 Palavras (48 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 48

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

  1. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - CAMPUS JUÍNA

DEPARTAMENTO DE ENSINO

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

FABIANO HILÁRIO RAMIRES

ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR: INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO?

JUÍNA – MATO GROSSO

2017

FABIANO HILÁRIO RAMIRES

ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR: INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO?

Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura Plena em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Juína, como requisito regulamentar obrigatório para concluir a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II.

Orientadora:  Ma. Mileide Terres de Oliveira

Juína – Mato Grosso

        2017

        [pic 1]

FABIANO HILÁRIO RAMIRES

ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR: INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO?

Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura Plena em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Juína, como requisito regulamentar obrigatório para concluir a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II.

Juína, 16 de Outubro de 2017.

BANCA EXAMINADORA

___________________________________

Orientadora: Ma. Mileide Terres de Oliveira

_________________________________

Prof. Dr. Márcio Gonçalves dos Santos

_________________________________

Prof. Me. Jefferson Bento de Moura

( X ) Aprovado  (   ) Aprovado Com Readequação  (   ) Reprovado


DEDICATÓRIA

Dedico a Deus, minha mãe e ao meu querido e saudoso pai, a minha esposa e ao meu filho.


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, minha mãe e ao meu querido e saudoso pai que sempre me apoio e incentivou a lutar pelos meus sonhos, ao carinho e paciência da minha família, a minha esposa e meu adorável filho que sempre me incentivaram a seguir em frente, agradeço aos professores que fizeram parte desta minha formação em especial a professora Nayara um exemplo de profissional e ao professor Marcio que despertou em mim o querer pesquisar referente à inclusão do aluno surdo com suas aulas atrativas e esclarecedoras, aos colegas de sala de aula e aos colegas e professores do projeto PIBID, onde tive um grande aprendizado durante a minha formação acadêmica, agradeço a Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, a professora Patrícia, professora Lucineia e a sua filha por permitir desenvolver minha pesquisa e não menos importante, a minha orientadora professora Mestre Mileide Terres de Oliveira pela dedicação e paciência durante esse processo de desenvolvimento e apresentação do meu trabalho, muito obrigado.

Queremos que a inclusão social nas escolas seja uma realidade pautada. Contudo, qual a nossa contribuição como cidadãos para que alcancemos tal resultado?” JACKSON DA MATA.

RAMIRES, Fabiano H.. A inclusão do aluno surdo nas aulas de matemática na escola Padre Ezequiel Ramin. 47 f. 2017. Monografia (Licenciatura Plena em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Juína, Juína, 2017.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar qual o processo que está passando uma aluna surda nas aulas de matemática, se o de inclusão ou de integração. Averiguar a forma que ocorre esse processo, tendo em vista, que a mesma frequenta uma sala regular do primeiro ano do ensino médio de uma escola Estadual. Para isso, buscamos compreender as concepções históricas dos surdos, identificar as principais diferenças entre inclusão e integração para assim poder identificar por qual processo a aluna esta passando. Buscamos através da legislação vigente, verificar se estão sendo cumpridos ou não as propostas nela estabelecida e como tem sido compreendida na teoria e na prática dentro da unidade escolar. Os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento da pesquisa foram a de entrevista semi-estruturada para a aluna surda, a professora de matemática, interprete e a gestora da escola. A abordagem escolhida foi à qualitativa. A pesquisa possibilitou colocar em evidência vários aspectos importantes que precisam ser revistos em relação à inclusão de surdos na rede regular, mostrando a necessidade de desenvolver diferentes ações para que o Ensino Médio em uma escola regular possa compor-se num espaço de ensino-aprendizagem que atenda as necessidades visuais, linguísticas e culturais da pessoa surda. A análise dos dados possibilitou identificar o processo pelo qual esta passando a aluna surda, evidenciou que o conceito de inclusão nem sempre é compreendido de uma forma clara, fazendo com que alguns ainda confundam com ações de integração. Torna-se evidente que são necessárias algumas transformações para que a escola realmente seja um espaço de inclusão para os alunos surdos, no entanto, nota-se que o empenho para que esse fato venha acontecer é imenso por parte de toda a comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (80.1 Kb)   pdf (431.7 Kb)   docx (133.8 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com