TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Surda Na Inclusão Do Aluno Surdo Na Escola Regular

Por:   •  21/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.260 Palavras (18 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

AMANDA LETICIA SOUZA DOS SANTOS

CULTURA SURDA NA INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR

Belo Horizonte

2023

AMANDA LETICIA SOUZA DOS SANTOS

CULTURA SURDA NA INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR

Projeto de Ensino apresentado à Faculdade IBRA como requisito parcial à conclusão do Curso Letras / Libras.

Belo Horizonte

2023

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        6

4        OBJETIVOS        7

5        PROBLEMATIZAÇÃO        8

6        REFERENCIAL TEÓRICO        9

6.1 CULTURA SURDA ................................................................................................

6.2 INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR ..................................

7        METODOLOGIA        13

8        CRONOGRAMA        14

9        RECURSOS        16

10        AVALIAÇÃO        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19


INTRODUÇÃO

O vigente trabalho apresenta uma questão que não tem grandes preocupações nas esferas públicas ou privadas da educação, é algo que faz questionar e priorizar inclusão de pessoas com deficiências, acima de tudo sobre pessoas surdas na escola regular. Dessa forma a inclusão muito mais que as penas uma mera inserção, locação ou integração do aluno surdo no espaço escolar, mas sim aquele que atente e respeito sua cultura, sua língua e entre e outros. A inclusão do surdo é aquela que atente a diversidade e contempla seus conhecimentos sobre cada especificidade do aluno.

A proposta é destacar a importância da discussão sobre a inclusão dos surdos nas classes regulares bem como seus aspectos culturais e seus artefatos mais importante que é o linguístico, vimos que a comunicação do surdo juntamente com inclusão, é fraca e cheios de falhas, pois com todos os relatos já vistos o surdo se sente excluído e mal compreendido pelo ambiente escolar.

Diante disso todo trabalho investiga aspectos importantes culturais do povo surdo para realizar a inclusão dos mesmos, juntamente na elaboração do projeto para alunos ouvintes e até mesmo os professores conhecer um pouco sobre povo surdo e suas dificuldades em viver em mundo de ouvintes enfrentando todos os dias novos desafios.  

 ‘’A Escola deve ser um elemento transformador. A isso, acrescentaríamos: deve sê-lo de modo especial para o surdo, mais do que para qualquer outra criança ouvinte, pois temos que admitir o seu universo, mas transformar a sua deficiência em eficiência. Talvez, mais do que educadores em geral, tenhamos o compromisso com a escola transformadora. "

                                                                            Alfredo Goldback

TEMA

Conforme aponta por Nakagawa (2012), uma ‘’ comunidade surda’’ pode ser entendida ‘’como um espaço de troca simbólica em que as línguas de sinais, a experiência visual e os artefatos culturais surdos são partilhados entre sujeito surdos (e ouvintes) que congregam interesses comuns e projetos coletivos ‘‘.

Diante disso o projeto de ensino tem como intuído apresentar comunidade surda e seus desafios de inclusão nas escolas regulares, não apenas na escola mais como é difícil ser surdo em mundo de ouvinte onde as pessoas não tem conhecimento sobre a cultura surda, juntamente sobre seu artefato cultural mais valioso que Língua de sinais.

Nossa linha de pesquisa veio leituras de autores que apresenta perspectiva e conhecimento amplo sobre a comunidade surda, principalmente a autora e pesquisadora Karin strobel que tem uma pesquisa muito ampla sobre surde e vários livros publicado com mesmo tema.

Esse tema foi escolhido, pois está intimamente ligada a todo um processo de educação de inclusão em geral, essa temática contribui para uma reflexão da importância Língua de sinais e como ela é importante para inclusão das pessoas surdas no meio social, fazendo reflexões sobre como está faltando profissionais qualificados para receber esses alunos surdos no ambiente escolar e como isso interfere diretamente no processo de aprendizagem do aluno. Diante disso, depois da realização desse trabalho sairemos com conhecimento muito importante do povo surdo e suas dificuldades, o conhecimento adquirido no presente trabalho vamos levar para vida toda.

O jeito de o sujeito surdo entender o mundo e modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-o com suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas. [...] Isso significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo. (STROBEL, 2009, p. 27).

JUSTIFICATIVA

O presente trabalho é mostra como é importaste o ensino da Libra nas escolas regulares como essa ferramenta de encimo pode ajudar na inclusão dos alunos surdos e aprendendo com diversidade na escola, dessa forma, promovendo a interação e inclusão social entre as pessoas com deficiência.

No Brasil a Língua de sinais foi reconhecida oficialmente, pela Lei nº 10.436 de 24 abril de 2002, a partir desse grande marco para comunidade surda foi possível realizar em âmbito nacional, a discursões relacionadas à necessidade de respeitar com todas suas particularidade linguística da comunidade surda e o movimento social e cultural dos indivíduos que são inseridos nas escolares de ouvintes.

A inclusão de pessoas surdas em escolar regularem tem discurso muito forte e presente na nossa sociedade, onde realizam a ‘’ inclusão ‘’ por meio tradutores e interpretes possibilitando a comunicação entre as duas partes, surdos e ouvintes. Porém, acreditamos que precisamos avançar com a inclusão e interação, pois, a inclusão é um movimento bilateral, onde ambos, precisam se adaptar um ao outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (226.4 Kb)   docx (326.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com