TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussões sobre indisciplina escolar

Seminário: Discussões sobre indisciplina escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Seminário  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

As discussões sobre indisciplina escolar é um tema frequente e preocupante não só das escolas como na sociedade em geral podendo ser constatado que nas escolas é o maior obstáculo pedagógico que prejudica a aprendizagem.

Este estudo de caráter bibliográfico teve como fim procurar compreender e encontrar conceitos, causas e o que dizem os teóricos, pois, muitas são as perguntas que surgem sobre indisciplina na sala de aula. Em tempos passados este tipo de comportamento logo era resolvido nas escolas, através de castigos rigorosos, mas hoje onde o papel da escola é valorizar a democracia, a cidadania e o respeito.

Em primeiro lugar abordamos os conceitos de disciplina e indisciplina onde temos disciplina como ordem, obediência, norma e respeito às leis a serem cumpridas por aqueles que estão submetidos a alguém ou a uma instituição e indisciplina estaria fortemente associado à noção de controle sobre a conduta. A noção de indisciplina como negação da disciplina é comum entre os professores.

Após apresentamos os possíveis fatores que podem causar a indisciplina escolar entre eles a sociedade, que com tantas transformações acaba por influenciar a atitude de crianças e jovens; a desestruturação familiar que também sofreu com as transformações ocorridas na sociedade; a escola que ainda deixa muito a desejar quanto ao seu projeto político pedagógico e ao currículo constituindo assim motivos que levam a indisciplina.

Outro fator importante é o relacionamento professor-aluno que talvez na escola ainda seja o mais importante, pois a criança ainda tem esperança de chegar à escola e encontrar um amigo no professor e, por motivos na maioria das vezes alheios a sua vontade o professor tenha atitudes que façam com que a criança tenha atitudes de indisciplina, talvez até para chamar a atenção.

Por último enfocamos o papel do Supervisor Educacional como o profissional que frente à realidade encontrada nas escolas em relação à indisciplina sua atuação é de suma importância, visto que trabalha em comunhão com professores, orientadores, alunos e famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com