TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANEXO VII – MODELO DE PROJETO DE ESTÁGIO

Por:   •  11/3/2020  •  Monografia  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9

ANEXO VII – MODELO DE PROJETO DE ESTÁGIO

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1 PARTE I: PESQUISA         03

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        03

1.2 OBJETIVOS        04

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        04

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO         07

2.1 METODOLOGIA        07

2.2 CRONOGRAMA        08

REFERÊNCIAS        08

ANEXOS        09

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

 Ponderando a inclusão escolar como uma realidade vigente, esta precisa ser enfocada de maneira que, as instituições educacionais contemplem o processo de aprendizagem de todos os alunos indiscriminadamente. Tem-se na Educação Especial uma modalidade de ensino que tangencia o trabalho da classe comum, podendo contribuir significativamente para a aprendizagem, por meio de experiências pedagógicas diferenciadas em prol da inclusão, que se constitui em uma tendência que concerne um desafio para a qualificação do ensino na educação básica.

As práticas educacionais embasadas nos princípios da inclusão têm ganhado destaque nas discussões atuais, apontadas como eficazes no que condiz à qualificação da educação, proporcionando, que cada vez mais, a escola consiga contemplar o ensino de forma singular na coletividade.

Ao mesmo tempo em que se observam estas questões, colocam-se muitos desafios, dentre estes, como atender de forma significativa os alunos com Necessidades Educacionais Especiais-NEE-. Isto, tanto nas classes comuns do ensino regular, quanto no atendimento educacional especializado, neste caso gerando implicações para as ações relacionadas à modalidades educacionais a Educação Especial.

A inclusão dos alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino tem sido sem dúvida, a questão referente à Educação Especial mais discutida no nosso país nas últimas décadas.

A proposta da Inclusão Escolar não se restringe apenas à idéia de oferecer aos alunos com necessidades educacionais especiais, um lugar nas salas comuns das escolas como meros espectadores; mas sim uma proposta que visa atender as necessidades individuais dos alunos com respeito e responsabilidades.

Sendo a inclusão um processo incidente na realidade educacional de hoje, faz-se necessário efetivar um estudo mais aprofundado acerca do assunto, já que é uma ânsia de todos os envolvidos no processo de inclusão (professores, alunos, pais, coordenadores, diretores e funcionários) para a

conscientização dos mesmos, nessa ação coletiva, pois não basta o empenho de um, necessita-se do empenho de todos que estão ao redor da criança que deve ser incluída, para que se tenha um bom resultado.

A educação inclusiva no Ensino Regular é de grande importância, na busca pela diminuição do preconceito, estereótipo e estigma, uma vez que diferente da educação especial, os alunos portadores de necessidades especiais passam a conviver com crianças ditas normais, o pré-conceito irá diminuir, pelo fato de que o conhecimento a respeito da capacidade do portador de necessidades especiais irá aumentar, a educação inclusiva ensina os alunos a conviverem com as diferenças, numa real inclusão social e educacional.

A justificativa da escolha da área de concentração que é a: Educação Inclusiva no Ensino Regular, e como tema: Alunos com deficiência e sua inclusão, è que quando se objetiva trabalhar com a apreciação e valorização da diversidade, princípio este que norteia a educação inclusiva e fortalece a atuação da Educação Especial, se coloca o desafio de como o professor de Educação Especial pode contemplar este objetivo, de forma a produzir reflexos positivos na educação comum.

1.2 OBJETIVOS

  • Conhecer a funcionalidade da sala de recursos multifuncionais, e a relevância dessas dentro do processo de inclusão escolar.
  • Verificar as condições a liberdade para que o aluno com deficiência possa construir o seu aprendizado.
  • Identificar como se dão as práticas de ensino no contexto da educação inclusiva no ensino regular.
  • Verificar de que modo a sala de recursos contribui para o processo de inclusão de alunos com deficiência dentro da escola.
  • Identificar quais as formas de avaliações desses alunos.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças. A escola deve ser um espaço, no qual se atenda a todas as diversidades, uma vez que as pessoas são diferentes entre si e cada uma apresenta sua individualidade e singularidade, ao longo da vida escolar essas diferenças serão evidenciadas, uma vez que uma sobressairá sobre a outra em determinada área, e assim sucessivamente. Por isso, todas as diferenças devem ser respeitadas, e devem ser levadas em consideração no processo ensino-aprendizagem, bem como no contexto de convívio social.

Incluir alunos com alguma deficiência é um dos maiores desafios educacionais. Neste sentido faz – se necessário que a escola crie oportunidades para estes alunos, principalmente, viabilize a comunidade escolar a romper com as barreiras da sala de aula regular.

No Brasil, segundo a Constituição de 1988:

“A educação é um direito de todos e é dever do Estado e da família. Será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho’’.

Presente na Constituição Federal dentro dos direitos sociais, este busca a igualdade entre as pessoas. Além disso, é dever do estado, o atendimento educacional especializado aos indivíduos portadores de deficiência, de preferência na rede regular de ensino.  O estado deveria assegurar às necessidades de todos os alunos a freguentar a escola, assegurando aqueles com alguma deficiência as mesmas oportunidades de aprendizagem, adequando a escola com espaços físicos e profissionais especializados no atendimento. Porém, não é isto que presenciamos atualmente na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (225.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com