TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE INTERFERÊNCIAS RELIGIOSAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO CIENTIFICA PARA CRIANÇAS DE CLASSE ESPECIAL.

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.183 Palavras (17 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 17

ANALISE DE INTERFERENCIAS RELIGIOSAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO CIENTIFICA PARA CRIANÇAS DE CLASSE ESPECIAL.

RESUMO

Este artigo realiza a analise de influencia religiosa dos pais durante a apresentação de conteúdo cientifico para alunos de classe especial do ensino fundamenta (anos iniciais). A pesquisa questiona saber como a influencia religiosa interfere durante a apresentação de conteúdo cientifico e se há interferência dos pais no aprendizado de conteúdo cientifico dos alunos. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal do município de fazenda rio grande com professoras, pais e alunos da classe especial que continha alunos do 5º ano do ensino básico. Através da analise de questionários e entrevistas com pais e alunos é possível perceber que existe influencia religiosa no ensino de teorias cientificas para o publico escolhido, e que esta influencia provem dos pais e também das professoras.

Palavras-chave: Aluno. Professor. Pais. Educação especial. Classe especial.

Introdução

Ao abordar conteúdos de educação cientifica é comum esbarrar em obstáculos externos ao aluno como conceitos religiosos que podem atrapalhar a compreensão de um determinado conteúdo. Alunos de classe especial podem apresentar dificuldades psico-anatomo-fisiologicas que podem lhes dificultar a compreensão de diversos conteúdos mesmo que não haja influencias de demais pessoas sobre estes. Dentro da educação cientifica o tema escolhido foi a "criação do mundo" abordando como surgiu o planeta Terra e os acontecimentos que marcaram seus primeiros milhares de anos. A problemática que envolve esta pesquisa indaga como a influência religiosa dos pais pode interferir durante a apresentação de conteúdo cientifico sobre a criação do mundo.

Ocorreu uma analise da abordagem de conteúdo cientifico na para alunos da classe especial do ensino básico e verificação de possíveis interferências religiosas oriundas dos familiares dos alunos. A pesquisa foi realizada com a os alunos de classe especiais também matriculados nas classes de ensino regular do 5º ano do ensino básico, pois é justamente nesta etapa escolar que tal conteúdo cientifico é apresentado pela primeira vez aos alunos. Pela pouca idade e pelo fato de ainda não ter uma personalidade formada as crianças (público alvo da pesquisa) criam uma confusão mental conflitando o que os pais falam com o que a professora propõe durante as aulas. Este conflito mental pode exercer influencia negativa no que diz respeito ao desempenho intelectual e rendimento escolar do aluno. Os questionamentos foram feitos aos três principais envolvidos no dilema; alunos, pais e professores. Com o estudo de entrevistas e questionários que foram feitos neste trabalho foi possível identificar como este conflito acontece e quais suas conseqüências, podendo assim elaborar abordagens deste ou de outros assuntos científicos que possam ser mais proveitosas no âmbito escolar e que possivelmente não causem danos à aprendizagem do aluno e também não interfira em sua crença religiosa.

Desenvolvimento

O conhecimento sobre o universo, seus componentes, habitantes, curiosidades e principalmente a sua criação desperta o interesse de muitas pessoas em muitas partes do mundo há muito tempo. Hoje em dia são duas as explicações mais aceitas pela população mundial; a primeira diz que o mundo foi criado por um (ou mais) ser superior normalmente chamado de Deus (independente de religião), e a outra é a teoria do big bang (mais aceita no mundo cientifica).

Hawking (1988), diz que a teoria do big bang foi estabelecida em meados do século XX por astrônomos e físicos. Esta teoria prega que há aproximadamente 14 bilhões de anos existia uma única esfera (basicamente constituída por hélio e hidrogênio) que compreendia toda a massa e energia existente hoje no universo, sua massa era extremamente compactada e possuía um calor gigantesco. Esta enorme e densa massa é chamada por alguns autores de átomo primordial, e segundo a teoria houve um desequilíbrio em sua estrutura e isto fez com que a mesma explodisse, esta enorme explosão deu origem ao universo como conhecemos hoje, os “destroços” do átomo primordial espalharam-se por todo o lado e foram enviados para as mais diferentes partes do universo. Esta teoria ganhou ainda mais força quando em 1929 Edwin Powell Hubble observou e descreveu a constante expansão do universo.

Segundo Pierard (1983) a teoria criacionista prega que o planeta, o universo e a vida foram criados por um Deus superior a nós, univalente, onipotente e onisciente. Tendo em vista que o Brasil é um país de maioria cristã, e destes a maioria é católico foram feitas analises de referências bibliográficas em cima desta religião, porém se algumas outras religiões impuseram relevância durante a elaboração do projeto serão lembradas e citadas posteriormente. Segundo a bíblia sagrada, livro de Genesis no principio Deus criou o céu e a terra (1.1) e disse que haja luz, e houve luz (1.3). Isto mostra o quanto Deus é poderoso, e como o seu poder pode ser usado para construir as coisas mais adversas como ar, terra e luz.

Cada (1985), afirma que o choque entre as duas teorias é constante na sociedade, debates entre cientistas e religiosos são freqüentes, ambos buscam argumentos para reforçar suas teses e para derrubar a tese oposta.

Este embate ocorre também na educação, pois os dois pontos de vista são aceitos na escola, a teoria do big bang é ensinada em ciências e a palavra de Deus é passada na matéria de ensino religioso. Segundo Delizoicov 1994,  técnicas de ensino de que auxiliam o professor a explicar o conteúdo proposto nas grades curriculares sem passar por cima de conceitos religiosos ou tendo como principal fator cumulativo o fato de nunca comentar o assunto em dia de explicação que possa ser conflituosa, a menos que seja um aluno que toque no assunto, quando este autor fala sobre a relação com outras disciplinas fala em criar uma abrangência fazendo com que uma matéria junte-se com a outra, mas neste caso seria melhor mantê-las separadas pois possuem afluentes muito distintos.

Contant 1958, fala em senso comum para explicar o que seria a idéia de Deus ou do big bang para a sociedade. O senso comum seria, resumidamente, como aquilo que cerca o homem e que esta em seu cotidiano e por isto o homem tenta buscar uma origem lógica para o fato de que o objeto em questão esteja ali. Delizoicov 1994, faz com que haja uma melhor compreensão da metodologia a ser usada na abordagem com as crianças de classe especial, pois nestes capítulos o autor fala sobre a lógica infantil e sobre pontos críticos na aplicação de temas e conteúdos na aplicação de conteúdos para crianças portadoras de necessidades especiais ou de condições de aprendizagem diferenciadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (170.6 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com