TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA CLASSE MULTISSERIADA: O OLHAR DOS EDUCADORES

Por:   •  30/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTU SENSU EM EDUCAÇÃO

CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

JULIANA SANTIAGO FERREIRA

AVALIAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA CLASSE MULTISSERIADA: O OLHAR DOS EDUCADORES DA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE JAGUAQUARA-BA

LINHA 2:CURRÍCULO E PROCESSOS DE ENSINO - APRENDIZAGEM

JEQUIÉ - BAHIA 2021

1.INTRODUÇÃO

Este anteprojeto apresentado ao Programa de Pós-Graduação  Strictu  Sensu em  Educação  Científica  e  Formação  de  Professores  (PPG-ECFP),  com  área  de concentração em “Ensino de Ciências e Matemática”, na condição de Seleção para Mestrado  Acadêmico  da  Universidade  Estadual  do  Sudoeste  da  Bahia,  (UESB) - Campus Universitário de Jequié, conforme o Edital 118/2021, tem como objetivo refletir sobre as concepções de educadores que atuam em classes multisseriadas, através de suas narrativas sobre avaliação do ensino e aprendizagem matemática.

Este trabalho insere-se na linha de pesquisa: Currículo e Processos de Ensino e Aprendizagem, sendo que o estudo descrito se justifica pela experiência profissional como Secretária de Educação do Município de Jaguaquara, durante alguns anos. Tal experiência inquietou-me a respeito da maneira como avaliação do ensino de Matemática acontece no processo de escolarização nas turmas multisseriadas, bem como, a constante busca pelo saber como estudante/pesquisadora, entendendo o como é desafiador lecionar nas classes multisseriadas.

O docente de matemática na maioria das vezes conduz sua prática de forma científica diante do que aprendeu em sua graduação. No entanto nas classes multisseriadas a abordagem dos conteúdos é realizada por um(a) professor (a) licenciado em pedagogia, que busca abordar os conteudos, diversificando a metodologia a fim de atender a estudantes com séries/Ano distintos é justamente nesse contexto que buscamos compreender quais as concepções que o professor  possui sobre de avaliação em matemática.

Diante do desafio que é lecionar em classes multisseriadas, percebemos que na maioria das vezes ao invés de estar avaliando os alunos aferindo suas competências e habilidades e usando os resultados para revisar a prática docente, estamos examinando-os através de provas e testes, sobrepondo os aspectos quantitativos sobre os qualitativos. Assim temos um dos maiores desafios a serem superados pela Educação do Campo na atualidade, que é preparar os professores para assumirem uma postura reflexiva de sua atuação, sendo necessário investir em momentos de formação, estudos de teóricos, de casos e relatos de experiência, para propor condições necessárias de aquisição de saberes do aprendiz. Em atenção à abordagem, Francisco Imbernón (2011) tece alguns comentários pertinentes:

A capacidade profissional não se esgotará na formação técnica, mas alcançará o terreno prático e as concepções pelas quais se estabelece a ação docente. A formação terá como base uma reflexão dos sujeitos sobre sua prática docente, de modo a permitir que examinem suas teorias implícitas, seus esquemas de funcionamento, suas atitudes etc., realizando um processo constante de autoavaliação que oriente seu trabalho (IMBERNÓN, 2011, p. 51).

Diante do cenário, as problemáticas que nortearão este projeto de pesquisa serão: Quais as concepções dos professores de classes multisseriadas sobre avaliação na disciplina matemática? Como as ações e intervenções pedagógicas mediam o processo avaliativo da disciplina matemática?

Espera-se com a realização desse projeto de pesquisa colaborar na melhoria da prática pedagógica dos professores que lecionam nas classes multisseriadas, ofertando uma educação que visa à formação de indivíduos críticos, reflexivos, que atuem de maneira ativa e positiva na sociedade.

2.OBJETIVO GERAL

Compreender as concepções dos professores de classes multisseriadas, sobre avaliação em matemática, observando em que os mesmos norteiam as suas ações e intervenções pedagógicas no âmbito escolar.

3. ESPECÍFICOS

  • Identificar as ações e intervenções pedagógicas que mediam o processo avaliativo da disciplina matemática;

  • Averiguar como é realizado o processo de avaliação dos discentes das classes multisseriadas, na disciplina matemática;

  • Verificar as dificuldades e/ou facilidades da avaliação na disciplina matemática nas turmas multisseriadas.

4.REFERENCIAL TEÓRICO

A legislação que regulamenta a educação do país direciona o processo de ensino cujo foco esteja na produção do conhecimento, e nesse contexto o professor é agente ativo desse processo, pois cabe a este criar subsídios que favoreçam a aprendizagem.

As salas multisseriadas na maioria das vezes são rotuladas como sinônimo de baixa qualidade do ensino, por se tratar de turmas organizadas com várias séries e orientadas por um único professor. Na concepção de Ximenes-Rocha e Colares (2013, p. 93):

 As classes mutisseriadas caracterizam-se por reunir em um mesmo espaço físico diferentes séries que são gerenciadas por um mesmo professor. São, na maioria das vezes, única opção de acesso de moradores de comunidades rurais (ribeirinhas, quilombolas) ao sistema escolar.

 

Partindo desse pressuposto as políticas de melhoria do ensino-aprendizagem para esse grupo não são prioritárias, o que passa a ser um desafio para os professores, já que durante a formação acadêmica os mesmos não tem uma disciplina e/ou normativa que orientem como trabalhar nesses espaços, sendo notória a escassez  de políticas publicas educacionais que favoreçam o ensino nas classes multisseriadas, muito menos como ensinar e avaliar em matemática .

È necessário oportunizar aos docentes que atendem a esta etapa a formação inicial ou continuada para atender aos seus alunos com olhar sensível e atento às questões como: o local em que o aluno está inserido e a produção econômica daquela comunidade. Almeida e Grazziotin (2011, p.64) defendem que deve haver uma formação especializada para o magistério rural, como um currículo adaptado às necessidades do meio rural, sendo essa uma condição para o bom desempenho da profissão do educador.

E ao pensar nessa formação considerando o ensino aprendizagem e avaliação em matemática, segundo Sameshima (2008), deve configurar-se com a prática que demonstramos para os alunos o progresso de sua aprendizagem a partir das atividades e resultados de aprendizagem. Dessa forma, o professor deverá observar os aspectos formativos que favoreçam situações de aprendizagem, segundo Pinto (2008),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com