TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS

Por:   •  17/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL POLO DE APOIO PRESENCIAL DE  BAURU

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAS

TUTORA - PRISCILA CINTRA ZANGIROLAMI

PROINTER APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PARCIAL

BAURU

2016

SUMARIO

  1.    INTRODUCÃO......................................................................................................................1
  2.    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..............................................................................................2
  3.    QUESTIONARIO ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR..................................................3
  4.    CONSIDERAÇÕES AO EMPREENDEDORISMO.....................................................................8
  5.    ANALISEOPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS (SWOT).............................9
  6.    CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................................10
  7.    REFERENÇIAS....................................................................................................................11

1 INTRODUCAO

O trabalho foi desenvolvido para o PROINTER/2016 (Faculdade Anhanguera Bauru), foi realizado na cidade de bauru/SP, onde reside o autor e aluno Otávio Augusto de Almeida Jacintho.

O trabalho proposto aqui se inicia com a idéia de uma entrevista com um empreendedor de sucesso, visando expor suas ideias e métodos que o levaram ao sucesso, colaborando assim com a formação acadêmica do aluno. Listadas e numeradas de 1 a 22 as questões aqui levantadas, são de extrema importância para se obter uma visão mais aguçada e alinhada referente ao empreendedorismo, para aqueles que buscam sucesso em uma carreira de negócios, bem como os que buscam sucesso em uma empresa renomada.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Entre o planejamento e a concretização do negócio, o empreendedorismo desempenha um papel fundamental no alcance de objetivos da empresa que são todas as etapas da criação de um negócio, pois a obtenção é a satisfação dos clientes e os resultados do empreendimento são essenciais para sua solidificação no mercado.

“O empreendedor é um trabalhador incansável. Como gosta do que faz, trabalha a noite, em finais de semana. Mas ele tem consciência da qualidade que deve impor às suas tarefas, ou seja, visa sempre os resultados, e não ao trabalho em si.” (DOLABELA, 1999, p.61)

Na concepção de DOLABELA, (1999, p.61) o empreendedorismo é “um processo contínuo e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam de resultados”.

O empreendedor deve estar focado em seus objetivos, e sempre visando atingir seu público alvo para isso deve estar munido estrategicamente para gerir as ações lançadas no mercado. Sua gestão deve ser sempre coerente e dinâmica, utilizando-se sempre sob as bases éticas de mercado e de pessoas.

3 QUESTIONARIO ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR

Nome da Empresa: Vassouras Cristal

Endereço: Av. Marçal de Arruda Campos, 27-50

Cidade: Bauru

Estado: São Paulo

Ramo de Atividades: Atacado e Varejo de matérias para limpeza

Produtos e/ou Serviços: Vassouras, Pincéis e Rodos

Data de inicio das atividades: 20/02/1998

Entrevistado (a): Ione de Almeida (Proprietária)

1 – Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

Sempre sonhei mais alto e sempre procurei melhores oportunidades em minha vida, ser empreendedor para min seria uma oportunidade única em que iria tentar mudar a minha vida.

2 – Existem outros empreendedores em sua família?

Sim, tenho um irmão que abriu um salão de beleza e tem tido muito sucesso.

3 – Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou na faculdade?

Não, como possuo apenas o ensino fundamental trabalhei muito quando era jovem na parte de vendas, e essa ideia surgiu ao passar dos anos, pois sempre trabalhei e me dediquei muito como funcionaria, e então tive a ideia de trabalhar apenas para min.

4 – Qual sua educação formal? Foi relevante para o negócio?

Possuo o ensino fundamental, no começo foi um pouco difícil pois não entendia nada de computadores, e-mails, contabilidade etc. Más me dediquei em aprender e no inicio me sujeitei a pagar por tais serviços.

5 – Por que muitos profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?

Por que nos moramos em um pais que não possui estabilidade e reconhecimento, ficando assim muito difícil para ser ou vir a se tornar um empreendedor.

6 – Como este futuro projeto poderá trazer independência para o profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?

Os Alunos por meio deste questionário, acredito eu que iram ter coragem e não ter medo de buscar seus objetivos, por meio dessas experiências que outros assim como eu iram relatar, pois quando temos um ideal e acreditamos nele devemos correr atrás de nossos sonhos e só assim eles iram se realizar e ser bem sucedidos.

7 – De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?

Por meio de uma boa conduta, por meio de uma conversa amigável, por meio do nosso carisma e tambémpor meio de um bom relacionamento com outros sendo eles clientes, amigos, fornecedores e também com os empregados que assim teremos.

8 – Como você encontrou a oportunidade de empreender?

Pois minha família já possuía alguma noção no ramo, parentes de outrora já tinham começado um empreendimento parecido, porém não concretizado. Por isso surgiu essa oportunidade de ser uma empreendedora e graças a deus de sucesso.

9 – Como você avaliou esta oportunidade?

Minha avaliação foi rápida, porém muito bem estudada, já tinha em mente um sonho que seria proprietário de uma empresa, então procurei saber opinião de meus familiares, meu marido me apoiou com minha decisão e então decidi que era a hora certa de agir e aproveitar a oportunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (185 Kb)   docx (42.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com