TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO DO ALUNO FACE À INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Por:   •  29/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.131 Palavras (13 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 13

SOYANE DA SILVA GUIMARÃES (8010620)

Licenciatura em Matemática

APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO DO ALUNO FACE À INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Orientadora: Prof.ª. Drª. Beatriz Consuelo Kuroishi Mello

Claretiano - Centro Universitário

RIO DE JANEIRO

2016

APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO DO ALUNO FACE À INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

O presente trabalho busca explorar as diversas maneiras de se apresentar a matemática utilizando as tecnologias que já estão inseridas no universo do aluno como forma de aproxima-lo da disciplina e despertar maior interesse no autodesenvolvimento, visão crítica e capacidade criativa para não só resolver problemas, mas elaborar e propor novos desafios intelectuais. Diante disso, o texto aborda as dificuldades encontradas no meio educacional para que o uso dessas tecnologias seja de fato aplicado em todas as escolas, como: a desigualdade social, extensão territorial do país, falta de investimento por parte do governo e/ou instituições privadas. Tais fundamentos poderão ser usados, futuramente, como base para estudo de caso. Finaliza trazendo à tona que essa realidade só poderá ser alterada com os esforços em conjunto da escola, alunos, professores e sociedade.

Palavras – chave: Tecnologias. Autodesenvolvimento. Conjunto

Introdução

Vivemos em uma sociedade em constante transformação. No entanto, diferentemente da rapidez com que tudo parece acontecer, a prática docente segue, em muitos casos, a mesma linha de ensino de mais de dois séculos atrás. A lousa, os livros muitas vezes desatualizados, a régua de madeira, o velho diário, a lista de exercícios, ainda são os principais recursos utilizados por muitos professores.

Nas grandes cidades, é possível vermos que, enquanto o professor desenvolve sua aula, os alunos enviam mensagens e usam a internet com seus smartphones. Nestes lugares, o uso da informática tem adquirido importância cada vez maior no dia-a-dia. Mas, infelizmente, essa realidade não é vivenciada pela maioria dos brasileiros, que, devido à dimensão territorial, desigualdade social, concentração de investimentos e infraestrutura nas grandes capitais, não dispõem dos mesmos recursos e oportunidades.

Dessa maneira, podemos entender a complexidade que existe nessa proposta de revolução tecnológica escolar, o que nos faz querer pensar e testar sua viabilidade, encarando as possíveis consequências de tal iniciativa.

Devido o contato dos alunos com recursos tecnológicos fora da sala de aula ser cada vez frequente, ocasionando num proporcional desinteresse pelo modelo didático formal e utilizado na grande maioria das escolas, faz-se necessário abordar sobre o tema. Ou seja, buscar uma visão mais abrangente sobre a aplicação das tecnologias vivenciadas no cotidiano dos jovens em relação ao conteúdo ministrado nas escolas.

Diante disso, o objetivo desse trabalho é salientar a necessidade de ensinar com tecnologia, ou seja, empregar uma didática em que o computador, através de um software educativo, seja utilizado para desenvolver um conteúdo, e não apenas ser usado para fins ilustrativos (som, imagens coloridas, animações), de tal forma que a linha divisora entre o ambiente externo e interno não seja mais percebida e vivenciada pelo aprendiz.

A utilização de novos métodos no ensino da matemática tem se mostrado de grande valia, uma vez que o ensino tradicional não está surtindo um efeito muito positivo, e grande parte dos alunos não gostam de matemática ou tem medo achando que é muito difícil, muitas vezes se deparam com professores carrascos e insensíveis que querem apenas passar conteúdo não se preocupando com o aprendizado do aluno.

Surge a necessidade de se reformular o método, adotar novas maneiras de se ensinar a matemática, para que a mesma se torne mais atrativa e de melhor compreensão, como por exemplo a inserção das novas tecnologias como o uso de calculadoras, computadores, softwares, videoconferências, enfim, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e interessante.

Para obtenção de dados utilizou-se neste trabalho levantamento bibliográfico e os processos realizados para esta pesquisa ocorreram por meio de observações e análise de documentos oficiais e institucionais.

Tecnologia no Contexto da Matemática

Atualmente, dispomos de muitas inovações tecnológicas para se utilizar em sala de aula, o que condiz com uma sociedade pautada na informação e no conhecimento, pois através desses meios temos a possibilidade virtual de ter acesso a todo tipo de informação independente do lugar em que nos encontramos e do momento. Esse desenvolvimento tecnológico trouxe enormes benefícios em termos de avanço científico, educacional, comunicação, lazer, processamento de dados e conhecimento.

Pesquisas recentes têm mostrado que a utilização de tecnologia constitui em uma poderosa ferramenta na superação de vários obstáculos inerentes ao aprendizado e a internet é apenas um dos inúmeros recursos disponíveis, pois diante da chegada dos chamados softwares educativos, surgem novas perspectivas para o uso da informática no ensino

A importância da tecnologia na vida de toda a sociedade e como ela ajuda na obtenção e compartilhamento da informação, quebrando barreiras e otimizando tempo já pode ser percebida pela maioria de nós. Fica clara, então, a necessidade de se filtrar, dentre esse mar de informações, quais são relevantes ou não.

Que as novas tecnologias, sobretudo a internet, oferecem um leque enorme de possibilidades para aquisição de conhecimento, já se sabe. No entanto, é necessário entender que a experiência do aluno será muito mais completa quando, de fato, houver uma consciência voltada à utilidade educacional dessas ferramentas dentro da escola, como meio de integrar as disciplinas, compartilhar os aprendizados e disseminar o conhecimento.

Porém,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com