TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa: APLICAÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. PLANO DE NEGÓCIO 5

2. SUMÁRIO EXECUTIVO 6

2.1. Descrição da empresa 7

2.2 Publico Alvo 8

3. ANÁLISE ESTRATÉGICA 9

3.1 Análise SWOT 9

3.2. Diagnóstico 9

3.2.1. Estratégia defensiva 11

3.2.2. Estratégia de desenvolvimento 11

3.2.3. Estratégia de ataque 11

4. PLANO FINANCEIRO 12

5. APLICANDO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

BIBLIOGRAFIA 16

INTRODUÇÃO

O presente desafio profissional trata da análise de um restaurante típico polonesa, no município Vale da Felicidade, que embora tenha uma excelente localização, é o menos frequentado da região.

Para a elaboração desta atividade foram utilizadas todas as ferramentas aplicadas em aulas ministradas nos cursos de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, além de outras fontes de pesquisa, tais como: o PLT e os vídeos indicados no desafio profissional.

É necessário assumir uma postura estratégica a fim de reconhecer os problemas existentes e fazer com que a empresa melhore seu nível de atratividade, bem como, seu posicionamento no mercado competitivo.

Diante do diagnóstico encontrado, será possível buscar soluções para que o restaurante se torne um estabelecimento rentável e prazeroso.

1. PLANO DE NEGÓCIO

O objetivo principal é aumentar o faturamento do restaurante, solucionando eventuais problemas de funcionamento, e ainda, fazer com que seja reconhecido como o melhor restaurante do Vale da Felicidade. Para tanto, é necessário identificar e reduzir eliminar os problemas existentes, seguindo um caminho lógico e racional que se espera de um bom administrador.

A partir do plano de negócio será possível: entender e estabelecer diretrizes para o restaurante; gerenciar de forma eficaz e tomar decisões acertadas; monitorar o dia a dia do estabelecimento e executar ações corretivas, quando necessário; obter financiamentos junto a instituições bancárias, bem como, atrair novos investidores.

Ainda com base nos apontamentos feitos no plano de negócios, será possível analisar a melhor forma de negociação junto aos fornecedores para aquisição de mercadorias e matéria-prima, com os melhores preços e formas de pagamento.

Outro aspecto a ser analisado é a comunicação interna da empresa entre a gerência, o conselho de administração e os empregados. Por fim, não menos importante, é o investimento em publicidade, a fim de atrair novos clientes.

2. SUMÁRIO EXECUTIVO

O restaurante Smak é um comércio especializado em comida típica polonesa, localizado no Vale da Felicidade, município povoado por descendentes de imigrantes poloneses que migraram em meados da década de 1950.

Considerando que a economia do município se sustenta principalmente pela agricultura familiar e na atividade turística, o restaurante da família Partala tinha grandes possibilidades de ser um ótimo negócio, entretanto, com o inicio dos passeios turísticos de Maria Fumaça, novos restaurantes se estabeleceram no local, aumentando concorrência com o pequeno estabelecimento familiar.

Com a inovação e o novo marketing serão atraídos novos clientes, não somente no Vale da Felicidade, mas também em municípios adjacentes ou mesmo outros Estados e até países, por ser um ponto turístico muito visitado.

As projeções de fluxo de caixa dão apoio a certeza de que a empresa terá fundos suficiente para arcar com os compromissos assumidos, contratar funcionários e implementar as ações planejadas de marketing. Com isso, espera-se que haja um aumento de 70% a 95% dos clientes após a implantação de um serviço diferenciado dos demais restaurantes ali instalados, sem perder de vista a especialidade do restaurante, qual seja, as comidas típicas polonesas.

2.1. Descrição da empresa

Nome: Restaurante Smak Ltda. ME.

Endereço: Rua Um, 175 – Bairro Esperança – Vale da Felicidade / SP.

Tel.: (11) 3635-7777

site: www.restaurantesmak.com.br

email: restaurantesmak@polonesa.com

Data de inicio das atividades: 02/08/1950

Nome do responsável: Irena Partala

Equipe executiva:

Nome: Irena Partala

Cargo: Proprietária

Responsabilidades: administração da empresa, contratação, demissão, contas a pagar e compras.

Tel.: (11) 3635-7777

email: irena.partala@smak.com

O Restaurante Smak foi inaugurado no inicio da década de 1950, possui uma culinária diferenciada, com alimentos saudáveis e típicos da culinária polonesa, cujo prato principal é o pierogi . O ambiente é tipicamente polonês, na fachada ostenta seu nome entalhado em madeira, possui mesas rusticas de cedro, cardápios escritos à mão em língua polonesa, além de ser interiormente decorado com as cores branco e vermelho.

Com a intensificação dos passeios turísticos de Maria Fumaça, novos restaurantes surgiram com propostas diferenciadas, o que fez com que nos últimos anos houvesse uma queda nos ganhos do restaurante da Senhora Irena, situação agravada após o falecimento de seu esposo, uma vez que além de assumir a cozinha passou também a fazer a gestão do estabelecimento.

O restaurante conta apenas com dois funcionários, a saber: um garçom, Lourival, antigo amigo da família, e um cozinheiro chamado Ademir, que embora tenha grande experiência na culinária, só pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com