TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO O QUE É PAINEL DE INSTRUMENTOS?

Por:   •  3/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

APRESENTAÇÃO

O QUE É PAINEL DE INSTRUMENTOS?

O painel de instrumentos é um conjunto de indicadores utilizado em automóveis, caminhões, motocicletas e outros veículos, onde é mostrado informações importantes para os condutores. O tipo, a quantidade e a qualidade dos instrumentos do painel variam muito de um veículo para o outro. A descrição completa de cada painel de instrumentos consta no manual do veículo, que pode e deve ser estudado pelo condutor.

ONDE ESTÁ LOCALIZADO?

Na maioria dos veículos o painel de instrumentos está localizado abaixo do para-brisa e a frente do condutor. Encontramos alguns casos também, onde os indicadores ficam localizados no centro do painel do automóvel.

QUAL É A FUNÇÃO DO PAINEL?

O painel de instrumentos é um dos itens mais importantes do veículo no que se refere à segurança, pois sua principal função é informar ao condutor, as principais condições de uso e funcionamento do veículo.

Então, no painel de instrumentos do veículo sempre vamos encontrar todas as informações necessárias para uma viagem tranquila e em segurança, pois é através do painel que somos sinalizados para eventuais problemas ou emergências que possa vir ocorrer com o veículo.

Podemos ver aqui abaixo um modelo de um painel de instrumentos. E um detalhe importante sobre as luzes do painel do carro é que todas elas devem se acender quando a chave é virada na ignição, ligando o sistema elétrico do veículo, mas antes de dar a partida no motor. Isso serve para que o motorista veja se elas estão funcionando, ou se estão queimadas.

• INDICADORES DO PAINEL

Os painéis de instrumentos possuem indicadores que registram quantidades e valores, geralmente através de um ponteiro indicando um determinado valor numa escala.

INDICADORES DE DIREÇÃO

São as setas do veículo, indica para que lado o motorista pretende fazer a conversão. O seu uso é obrigatório e muito importante para comunicar as intenções do condutor no trânsito. São acionadas manualmente.

VELOCÍMETRO

O velocímetro é o indicador responsável por informar ao condutor a velocidade instantânea do veículo, aqui no Brasil a unidade mais utilizada é km/h (quilômetros por hora).

NÍVEL DE COMBUSTÍVEL

Indica a quantidade de combustível disponível no reservatório de combustível do automóvel, permitindo ao motorista reabastecer o veículo quando necessário.

HODÔMETRO

O hodômetro principal indica quantos quilômetros o veículo percorreu, desde a sua fabricação até o momento. Já o hodômetro parcial indica a distância percorrida desde a última vez em que foi zerado.

TERMÔMETRO

Indica a temperatura ideal do motor, alertando sobre superaquecimento, causado pelo mal funcionamento do sistema de arrefecimento do veículo, evitando possíveis danos aos demais sistemas mecânicos ou elétricos.

TACÔMETRO

indica a RPM (rotações por minuto) do motor, auxiliando na troca correta das marchas, evitando desgaste por altas rotações e a consequentemente ajudando no consumo do veículo

• LUZES DE INDICAÇÃO DO PAINEL

Há também luzes que servem de alerta aos condutores ou informam a ativação de algum dispositivo do veículo. Para entender o que seu carro está tentando comunicar a você, o primeiro passo é reparar nas cores das luzes de indicação que se acenderam.

CORES DAS LUZES DE INDICAÇÃO

luzes de cores verdes, brancas ou azuis apenas indicam que algum equipamento do carro está ligado, como lanternas ou faróis altos.

Luzes de cores amarelas indicam uma falha moderada, requer a atenção do condutor pois algum problema foi detectado no veículo, mas que não impede o carro de continuar funcionando. Assim, se uma luz dessas se acende, o condutor pode seguir até um local seguro e verificar a situação.

Luzes de cores vermelhas são emergenciais. Quando um aviso desse se acende, o problema é grave e necessita a parada do veículo e reparo imediato. Se o carro continuar funcionando com uma dessas luzes acesa, a falha pode causar um acidente de trânsito ou levar a uma pane total.

PRINCIPAIS LUZES DO PAINEL

PISCA-ALERTA

O símbolo indica que a sinalização de emergência do veículo está ativada.

MANÔMETRO

É o instrumento que indica sobre a pressão de óleo no motor. A luz de óleo é uma das mais perigosas luzes do painel do carro. Ela indica falhas no sistema de lubrificação do motor. Nesta situação o condutor deve parar o veículo imediatamente para evitar danos. A luz de advertência pode estar indicando baixo nível de óleo, bomba defeituosa ou óleo muito sujo. De qualquer forma, ambos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com