TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - CURSO ADM

Artigo: APS - CURSO ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  2.665 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DO ALUNO

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PIPA VI (6º/5º semestres)

SPP – SIMULAÇÃO DO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO

SÃO PAULO 2013

Manual da APS/SPP – 2013

APRESENTAÇÃO

O Manual aqui apresentado tem como objetivo fornecer orientações para a realização das Atividades Práticas Supervisionadas – APS – PIPA VI – nos 6º/5º semestres do curso de Administração. Trata-se de um trabalho semestral, extraclasse e em equipes.

Como constam dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, as Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula à realidade.

Neste semestre, as equipes deverão utilizar as competências requeridas aos futuros Bacharéis em Administração em uma simulação empresarial, o jogo de empresas SPP - Simulação do Planejamento de Produção.

O SPP simula a realidade empresarial e, de forma dinâmica, possibilita a vivência do processo de tomada de decisões típicas das empresas, favorecendo aos alunos um meio de reflexão crítica sobre os fundamentos teóricos das disciplinas da área de produção cursadas durante o Ensino Superior em Administração.

As equipes de alunos, no jogo, representam a diretoria da empresa – elas mesmas definirão o nome dessa empresa – e planejam a operação de produção para atender a embarques solicitados por cliente exclusivo, pelo período de 4 trimestres. O planejamento considera o contrato firmado com o cliente e a conjuntura ambiental.

2

Manual da APS/SPP – 2013

1 - ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS)

• Composição das equipes com máximo de 4 (quatro) alunos. O Formulário de Composição da Equipe, anexo, deverá ser preenchido e entregue ao Coordenador das APS do semestre.

• Cadastramento da equipe no Sistema de Trabalhos Acadêmicos

( http://trabalhosacademicos.unip.br).

• Acesso à plataforma da simulação através do endereço http://jogosempresariaisspp.ead.unip.br/ldp-spp. Os logins e as senhas são enviados aos alunos após o cadastramento das equipes e início da simulação, por mensagem automática do sistema simulador, conforme modelo de e-mail a seguir:

• Realização, por parte das equipes, das Atividades Práticas Supervisionadas no simulador SPP, conforme o manual do aluno e orientações disponíveis na própria plataforma do SPP.

3

Manual da APS/SPP – 2013

• Elaboração, por parte das equipes, do Relatório Final da APS, que deve ser escrito e estruturado conforme modelo-padrão disponível na página principal da simulação encerrada, na própria plataforma do SPP.

• Baixa (Download) do arquivo PDF do Relatório Final da APS, disponível na página principal da simulação encerrada, na plataforma do SPP, após finalização do relatório.

• Entrega, por parte das equipes, ao Coordenador das APS do semestre, de uma cópia impressa do Relatório Final da APS, na data estabelecida no cronograma.

• Postagem, por parte das equipes, do Relatório Final da APS e das Fichas (individuais) das APS, no Sistema de Trabalhos Acadêmicos ( http://trabalhosacademicos.unip.br).

• Cumprir os CRONOGRAMAS estabelecidos no Simulador de Planejamento de Produção – SPP - e pelo Coordenador Auxiliar do curso.

2 – RESPONSABILIDADES DOS ATORES

Coordenador Auxiliar do Curso:

a) designar o coordenador das APS do semestre;

b) encaminhar ao Coordenador das APS o Manual referente ao semestre;

c) definir o período para as (eventuais) apresentações;

d) encaminhar ao coordenador das APS informações referentes ao período, prazos e procedimentos para o cadastro das equipes (no simulador SDE e no Sistema de Trabalhos Acadêmicos) e postagem dos relatórios finais e das Fichas de APS (individuais) no Sistema de Trabalhos Acadêmicos (conforme manual existente no respectivo sistema).

4

Manual da APS/SPP – 2013

Coordenador das APS do semestre:

a) disponibilizar aos alunos o Manual das APS do semestre;

b) orientar os alunos sobre os procedimentos para a realização das APS a partir das informações deste Manual das APS;

c) mediar a composição das equipes;

d) receber o Formulário de Composição das Equipes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com