TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE E CRIATIVIDADE

Dissertações: ARTE E CRIATIVIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso de Pedagogia

PROJETO MULTIDISCIPLINAR lll

Paola Garcia Gonsalez

Adriana Cristina Prachedes

Juliana da Silva Moreira

Sirlei Vieira

CIDADE – ESTADO

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso de Pedagogia

PROJETO MULTIDISCIPLINAR lll

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor tutor a distância

CIDADE – ESTADO

2014

Sumário

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM PROJETOS NA ESCOLA

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA

MÉTODO DE AVALIAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM PROJETOS NA ESCOLA.

Trabalhar com projeto educativo na escola tem como principal objetivo, trabalhar temas

que fazem parte da vivência do aluno, levando esses alunos a refletirem e buscarem

soluções sobre acontecimentos da escola ou da comunidade.

O papel do professor é mostrar situações de problema e introduzir novas informações ,

levando os alunos a pesquisarem e buscarem solução ou respostas para determinado

tema, problema ou algum acontecimento da sociedade.

Professores que trabalham com projetos em sala de aula, colaboram muito para o processo

de formação, e desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos .Através do projeto o educando tem uma participação direta em seu processo de ensino e aprendizagem, ele próprio constrói seu conhecimento, mas sempre com a orientação do professor ,com o projeto o professor tem várias maneiras e oportunidades de promover o aprendizado de forma dinâmica, através de atividades ,pesquisas entrevistas , debates trabalhos em grupo experimentos etc... todas essas situações , fazem com que o professor possa trabalhar as diversas áreas do conhecimento ,sem sair do foco ou do tema discutido, podendo trabalhar assim de forma interdisciplinar.

Vale ressaltar que os alunos através da dinâmica e interação com o grupo, desenvolve muitos valores como respeito, solidariedade e cooperatividade, a partir do momento em que ele se sinta parte integrante na construção do seu processo de aprendizagem, socializando assim seus conhecimentos e suas habilidades.

Enfim, o trabalho com projeto além de ampliar possibilidades na construção do conhecimento de forma global, tem como ponto principal a aprendizagem significativa. Dando possibilidade ao aluno , em ter uma aprendizagem baseada na realidade em que ele vive , debatendo , buscando soluções de problemas da escola ou da sociedade, ampliando assim seus conhecimentos, e desenvolvendo perspectivas de trabalhos coletivo entre professor, alunos, comunidade e escola.

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA

O documentário a invenção da infância, nos mostra claramente ,como no Brasil uma grande massa da população ,em particular determinadas regiões do pais, a infância não se faz presente na cultura das pessoas, crianças que devido a desigualdade social tem seus direitos violados, não tendo direito a uma infância digna, sendo obrigadas a desde cedo trabalhar para ajudar no sustento de suas famílias, sem falar no alto índice de mortalidade infantil que afeta essa população menos privilegiadas .

Diante desse fato podemos constatar que as crianças estão deixando de ir a escola, deixando de brincar , percebemos que essas crianças se sentem frustradas pelo fato de terem suas infâncias roubada...Observamos que, crianças de classes sociais diferentes estão deixando suas infâncias em segundo plano, por um lado crianças são obrigadas a trabalhar para ajudar no sustento das famílias, por outro lado crianças estão compartilhando e consumindo da mesma forma que os adultos.

Decidimos fazer o Projeto sobre este tema, pois chegamos á conclusão que é de extrema importância que trabalhamos na escola, orientando ás crianças sobre a importância do brincar e do estudar na formação de todo ser humano. Através do projeto, o professor pode levar os alunos a pesquisarem, refletirem debaterem e buscarem soluções sobre vários problemas que afetam nossa sociedade. Como vimos no documentário, podemos trabalhar com a desigualdade social, a mortalidade infantil ,noções de consumismo, e o trabalho forçado infantil, levando o aluno a entender a importância do brincar e do estudar ,e mostrar qual é o papel da criança na sociedade.

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA

Série: 1 ano

Duração: 1 mês

Conteúdo: Literário, artístico.

Objetivo: despertar o interesse literário das crianças.

Metodologia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com