TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MANUTENÇÕES DE SISTEMAS MECÂNICOS - TIPOS, CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÃO

Por:   •  14/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

MANUTENÇÕES DE SISTEMAS MECÂNICOS - TIPOS, CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÃO

PLANO DE INSPEÇÃO

O plano de inspeção é baseado em um checklist, sendo que grande parte dos itens listados é inspecionado de forma visual e com o equipamento em movimento. Poderá ser realizado pelo mantenedor ou pelo próprio operador da máquina, desde que este receba o devido treinamento e tenha tempo disponível para a execução desta atividade. O plano de inspeção pode ser considerado uma manutenção preventiva sistemática.

 

MANUTENÇÃO CORRETIVA EMERGENCIAL

A manutenção corretiva emergencial ocorre quando a máquina ou equipamento sofre um dano, ou uma falha que interrompe as funções básicas da mesma ou afeta a qualidade do item que está sendo produzido. Um exemplo desse tipo de manutenção é quando o pneu do veículo furou e interrompeu sua função básica, então deve ser trocado imediatamente.

MANUTENÇÃO CORRETIVA PLANEJADA

A manutenção corretiva planejada ocorre quando a máquina ou equipamento sofre um dano, ou uma falha, mas esta não interrompe as funções básicas da máquina ou interfere na qualidade do item que está sendo produzido. Normalmente sua programação é baseada nas recomendações dos relatórios decorrentes das manutenções preventivas e preditivas, ou até mesmo do checklist das inspeções. Como exemplo, citamos o desgaste do disco de freio. Quando ele atingir o seu limite máximo de desgaste, deve-se programar a sua troca; ou seja, realizar uma manutenção corretiva programada.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

A manutenção preventiva visa a adequação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo. Como exemplo podemos citar a troca de óleo lubrificante. O fabricante do veículo especifica o tipo de óleo lubrificante e qual o período de troca, que pode ser 5000 ou 10000 km. No caso de máquinas, estes períodos podem ser definidos em horas de trabalho ou em periodicidades diárias, semanais, quinzenais mensais e até anuais; isso dependerá da severidade do trabalho.

MANUTENÇÃO PREDITIVA

A manutenção preditiva acompanha a evolução da falha. A manutenção preditiva se baseia na análise dos sinais vitais da máquina ou equipamento adotando técnicas de inspeção sem que o funcionamento da máquina ou equipamento seja interrompido. Por exemplo, o pneu do veículo possui marcações que indicam até quando ele pode ser utilizado com segurança, mesmo que com algum desgaste. Baseado nestas marcas o condutor pode acompanhar a evolução do desgaste e programar a troca para o melhor momento com toda confiabilidade e segurança. No caso de máquinas, por exemplo, esse acompanhamento pode ser realizado com o auxílio de instrumentos como câmeras infravermelho, analisadores de vibrações etc.

MANUTENÇÃO DETECTIVA

Esta manutenção ocorre quando a máquina ou equipamento possui a instalação de dispositivos que tem o objetivo de informar o operador e a manutenção sobre o aparecimento de falhas eventuais antes que o equipamento pare de funcionar ou ocorram graves incidentes. Podemos de maneira simplista dizer que é a detecção de falhas ocultas. Os dispositivos usuais são os termopares que indicam o aumento ou a queda na temperatura do processo, aumento da temperatura em mancais ou de parte da máquina, também pressostatos que indicam queda na pressão hidráulica ou pneumática do equipamento ou de algum sistema, sensores de nível etc., ou até mesmo a análise de óleo de um conjunto ou sistema. É o tipo de manutenção aplicado em sistemas automatizados. Passe o mouse sobre a figura e conheça um exemplo de manutenção detectiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com