TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOVAS TENDÊNCIAS DE MERCADO PROFISSIONAL

Ensaios: AS NOVAS TENDÊNCIAS DE MERCADO PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho tem passado por significativas mudanças, com isso tem exigido de seus profissionais uma melhor qualificação e um bom conhecimento técnico.

O aumento do número de universidades com um bom nível de ensino tem colocado no mercado de trabalho um grande número de profissionais, tornando-o ainda mais competitivo. Ganha destaque e aumenta suas chances de empregabilidade, o profissional que busca melhorar sua qualificação e procura desenvolver novas habilidades tais como: pro-atividade, capacidade de gerenciarpessoas, liderança, motivação de equipe, comprometimento com resultados, comunicabilidade, entre outras.

2. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é apontar as tendências profissionais nesse competitivo mercado de trabalho.

3. AS NOVAS TENDÊNCIAS DE MERCADO PROFISSIONAL

Estudos apontam que dos profissionais que possuem diploma de curso superior, mais da metade não atua na carreira escolhida para sua formação. A flexibilidade do mercado de trabalho proporciona ao profissional formado em determinado curso atuar em outras áreas.

Isso significa que a escolha de uma carreira não é uma decisão definitiva, pois a ampliação do campo de trabalho proporciona ao profissional oportunidades de especialização em diversas áreas e tenha a opção de atuar naquilo que melhor se encaixe no seu perfil.

Essa tendência tem levado o jovem a concluir um curso superior e buscar especializações em outros setores.

As empresas tem procurado contratar cada vez mais profissionais versáteis e capazes de solucionar problemas, valorizando não só suas características pessoais e os conhecimentos formais e teóricos adquiridos ao longo de sua vida profissional.

Conhecimento em informática, pro atividade, aprimoramento cultural, curso de especialização na área pretendida, o domínio de outro idioma, capacidade de se expressar, são atributos valorizados por uma empresa no momento de escolher um candidato.

A diversificação da área de atuação deve ser encarada como uma oportunidade para os profissionais se aprimorarem e buscar outros caminhos, principalmente pelos profissionais recém formados, pois no início da carreira, as coisas podem não acontecer do jeito que foi planejado e essas oportunidades podem contribuir para o crescimento pessoal e profissional. Uma experiência de trabalho pode trazer conhecimentos que não são ensinados em uma universidade tais como: remuneração, impostos, cumprimento de metas, planejamento estratégico e gestão de pessoas, o que vai agregar valor a sua vida pessoal e enriquecer seu currículo.

As profissões ligadas as novas tecnologias acenam para o crescimento na carreira e o pagamento de bons salários.

4. ÁREAS DE ATUAÇÃO MAIS VALORIZADAS E SUAS CARREIRAS

● Meio ambiente e sustentabilidade: Engenharia Ambiental, EngenhariaAgronômica, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Materiais;

● Globalização: Relações Internacionais, Administração de Empresas, Direito e Economia;

● Qualidade de vida: Lazer e Turismo, Psicologia e Educação Física;

● Virtualização e tecnologias: Administração de Empresas e Engenharia da Computação;

● Envelhecimento da população: Farmácia-Bioquímica e Enfermagem.

5. SURGIMENTO DE NOVAS PROFISSÕES

● Gerente de ecorrelações: O meio ambiente, a ecologia e a sustentabilidade são setores de tendência absoluta. Porém, o profissional não será um ambientalista instalado dentro de uma grande corporação, mas um empreendedor. Ele deverá enxergar as questões sustentáveis como parte de um negócio, integrando políticas de sustentabilidade ao dia a dia das empresas sempre de olho no retorno financeiro. O gerente de ecorrelações deve possuir conhecimentos de Direito, Marketing, Políticas Governamentais e Diplomacia, além de MBA em Gestão Ambiental.

● Chiefinnovationofficer: Este profissional é um gerente executivo de inovação. Sua função é procurar implantar ações de inovação para melhorar a produtividade da empresa. Seu status é de diretor ou até de vice-presidente e sua meta é identificar idéias que possam ser relevantes ao desenvolvimento da organização para a qual trabalha. Deverá acompanhar a execução da proposta de inovação desde a sua concepção até que ela se torne realidade.

● Gerente de marketing e e-commerce: Vinculado à tecnologia e às plataformas digitais, esta é uma carreira totalmente voltada para o relacionamento com clientes de forma abrangente, por conta da importância cada vez maior das vendas virtuais e da ampliação da mobilidade da comunicação. Áreas de conhecimento de especialização: Marketing, Cultura e Mídias Digitais e Redes Sociais eDesenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis.

● Conselheiro de aposentadoria: Éuma das carreiras que tende a ter maior demanda no futuro. A expectativa de vida das pessoas está aumentando, e os aposentados são um alvo de mercado em potencial para diversas áreas. Este profissional, por exemplo, vai preparar os trabalhadores que se aposentarão aos 50 a 60 anos, mas que estão no auge da capacidade profissional, podendo exercer novas atividades. Ele também vai orientar os clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com