TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO INTERVENTORIA

Por:   •  7/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO INTERVENTORIA

iciane PINHEIRO1,  Ellen ANDRADE2.

Aluna do curso subsequente Técnico em Saneamento do IFPA¹,email: cleicy.com62@gmail.com

Orientadora Ms. Profº Ellen Andrade² 

RESUMO: Entende-se por educação como um processo de conhecimento global que permite o indivíduo se situar no tempo e no espaço, para uma análise crítica das situações vigentes. Já a Educação Sanitária, também denominada Educação Para a Saúde, é a parte da Educação Global que possibilita ao indivíduo os conhecimentos necessários para evitar as doenças e consequentemente promover a saúde.

 A Educação Sanitária é primordial no âmbito da Escola, como também deve estar presente em casa, para promover hábitos higiênicos necessários à manutenção da saúde e do bem estar. Pode-se entender por hábito saudável, o comportamento de cuidado com a higiene que se repete periodicamente na vida de uma pessoa ou grupo. A Educação Sanitária tem como um de seus principais objetivos informar a população sobre os problemas de saúde e enfermidades.

O projeto educativo proposto foi desenvolvido atividades educativas e preventivas por meio de palestras, brincadeiras, e entrevistas visando a valorização das praticas higiênicas e incorporação de hábitos saudáveis. Foram atendidos 20 alunos, porém apenas 11 participaram as entrevistas individuais, o presente projeto foi realizado na escola da rede municipal de ensino fundamental.

PALAVRAS–CHAVE: EDUCAÇÃO SANITÁRIA, SAÚDE, ESCOLA.

INTRODUÇÃO

Educação Sanitária é a denominação dada à prática educativa que tem como objetivo induzir a população a adquirir hábitos que promovam a saúde e evitam doenças. No âmbito da Saúde Pública, não é recente a consciência de que as ações de saúde necessitam ser complementadas por ações educativas que fortaleçam as intervenções sanitárias. Historicamente, as práticas educativas têm buscado a credibilidade da população nos serviços desenvolvidos pelo sistema de saúde, bem como procurado a conscientização dos beneficiários sobre a validade desses serviços e da adoção de atitudes e práticas saudáveis por eles preconizadas.

Segundo BASTOS (1996) Na década de cinquenta, com o surgimento da figura do “ educador para saúde” a educação absorve um papel a mais, voltando-se também à área de treinamento e formação de pessoal e ainda ao campo de estudos e pesquisas. Para tanto, foi criada a Divisão de Educação Sanitária e Treinamento, que em 1958 viria a ser extinta, tendo suas atividades transferidas para a Seção de Educação Sanitária, subordinada à Divisão de Organização Sanitária.

Segundo Renovato e Bagnato (2012), a primeira vez em que o termo Educação Sanitária foi proposto, foi em uma conferência internacional sobre a criança, nos Estados Unidos, em 1919, inserido nos princípios científicos da higiene, que se fortalecia com os avanços da bacteriologia e da imunologia, sendo empregado ao longo do século XX.

Entende-se por educação como um processo de conhecimento global que permite o indivíduo se situar no tempo e no espaço, para uma análise crítica das situações vigentes. Já a Educação Sanitária, também denominada Educação Para a Saúde, é a parte da Educação Global que possibilita ao indivíduo os conhecimentos necessários para evitar as doenças e consequentemente promover a saúde.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

        

Caracterizar hábitos e práticas higiênicas educativas para induzir os alunos.

OBJETIVO ESPECIFICO:

        

 Promover atividades voltadas para a melhor compreensão sobre os termos hábitos higiênicos;

        Identificar o nível de interesse dos alunos sobre a importância de se ter hábitos higiênicos.

JUSTIFICATIVA

A Educação Sanitária é primordial no âmbito da Escola, como também deve estar presente em casa, para promover hábitos higiênicos necessários à manutenção da saúde e do bem estar. Pode-se entender por hábito saudável, o comportamento de cuidado com a higiene que se repete periodicamente na vida de uma pessoa ou grupo.

Muitas experiências têm demonstrado que a Escola tem papel primordial na difusão da Educação Sanitária entre os alunos. Educação Sanitária desenvolvida na Escola é um adequado instrumento para se desenvolver um processo ativo e contínuo onde se deseja promover mudanças de conhecimento, atitudes e comportamento de dos alunos e suas famílias.

A Educação Sanitária tem como um de seus principais objetivos informar a população sobre os problemas de saúde e enfermidades.

MATERIAL E MÉTODOS

A presente pesquisa caracteriza-se, como sendo quantitativa e exploratória.

O método de pesquisa para a elaboração do projeto se deu por âmbito teórico e prático. O teórico envolveu literaturas e artigos acadêmico pertinente ao tema central e no que diz respeito à prática do assunto os instrumentos  foram, entrevistas , brincadeiras, e palestra.

Este trabalho foi realizado na escola de rede municipal situada no município de Santarém, no bairro Interventoria,

Todos os dados adquiridos foram obtidos por meio de entrevistas individuais auxiliadas por questionários com perguntas, aplicados junto aos alunos. Os pontos contidos nos questionários abordaram questões relacionadas a práticas de educação sanitária. Após a coleta de dados, foi possível gerar tabelas e gráficos.

O projeto educativo proposto foi desenvolvido atividades educativas e preventivas por meio de palestras, brincadeiras, e entrevistas visando a valorização das praticas higiênicas e incorporação de hábitos saudáveis. Foram atendidos 20 alunos, porém apenas 11 participaram as entrevistas individuais, o presente projeto foi realizado na escola da rede municipal de ensino fundamental.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

        Mediante a finalização de coleta de dados, procedeu ao tratamento estatístico. Os dados quantitativos foram processados através da análise estatística, que por meio de gráficos permitirão observar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (934.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com