TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS DE ENSINO

Por:   •  7/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]        

FACULDADE ALFAUNIPAC DE ALMENARA

Mantida pelo Instituto Educacional

Alfaunipac

TAIZA COSTA SILVA

PRÁTICAS DE ENSINO I – 3ºP

ALMENARA

2022/2

FACULDADE ALFAUNIPAC DE ALMENARA

Mantida pelo Instituto Educacional

Alfaunipac

TAIZA COSTA SILVA

PRÁTICAS DE ENSINO I – 3ºP

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia

da  Faculdade AlfaUnipac de Almenara EAD, como requisito parcial para obtenção do título

de Pedagogo.

ALMENARA

2022/2

  1. DESENVOLVIMENTO

O Estágio de observação foi realizado nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5ºano) realizado na Escola Municipal Santa Fé, situada na Rio Branco, s/n no bairro Cidade Nova, na cidade Ataléia/MG. O bairro onde a escola está localizada possui alguns comércios (padarias, lojas de materiais de construção), outras escolas, creche, posto de saúde, hospital, laticínio, campo de futebol e quadra poliesportiva. Ao chegar na escola fui bem recebida pela gestão e coordenação pedagógica, onde encaminharam-me as salas de aula, foi realizada a observação do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, os professores de todas as turmas foram muito atenciosos e calorosos. Os professores têm um entrosamento com a direção e coordenação pedagógica, trabalham de acordo com o P.P.P da escola. Foi realizado no período de 11 até 30/11/2022 com orientação da docente regente.

A Escola Municipal Santa Fé é grande, bem iluminada, arejada e com uma vista para a paisagem. Contem oito salas de aulas, sala de informática, uma quadra esportiva, refeitório, um salão para eventos, possuindo também atendimento para a educação especial e inclusiva, secretaria, sala de diretor e professor, banheiros femininos e masculinos, além de um espaço ao ar livre para as crianças brincarem. Vale ressaltar que a escola está sempre limpa e organizada, seguindo todo o protocolo de segurança contra a disseminação da Covid-19. A escola oferece o ensino fundamental do 1° ao 5° ano, atendendo crianças entre 6 e 10 anos de idade, nos turnos matutino e vespertino. Dessa forma em conformidade da supervisora local, decidimos não escolher uma única sala para realizar a prática, mas sim variar as experiências entre as salas do 1° ,2° ,3°, 4° e 5° ano afim de melhor obter melhor conhecimento prático.

As aulas se iniciam com as crianças escrevendo o cabeçalho com nome, data, nome da escola, nome do professor e a programação do dia. Atividade importante, pois assim os alunos já começam a se habituar com a escrita, além de proporcionar o conhecimento de novas palavras. Contudo, é importante destacar o cuidado que o professor deve ter para que essa atividade não se torne mecânica e pouco significativa para as crianças, ditar ou escolher um aluno para escrever o cabeçalho são algumas maneiras para que isso não aconteça. Em seguida ele aplica as atividades planejadas para o período da aula. A atividade impressa é colada no caderno nas salas do 1° ,2° e 3°ano, nas demais é escrita no quadro e os alunos copiam no caderno. O enunciado é feito pela criança fazendo uso da letra cursiva. A educadora procura atender de forma individualizada as crianças, passando de carteira em carteira, atendendo às solicitações.

O estágio proporciona uma integração com a realidade escolar, pois como acadêmica até então tinha apenas conhecimentos teóricos, e somente a partir do estágio é possível adquirir conhecimentos práticos. A experiência vivida na prática em sala de aula me mostrou o significado de ser professora  e da importância do planejamento e da flexibilidade uma vez que nem sempre o que foi planejada pode ser trabalhado sem ser modificado

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estágio é de suma importância, para que o estagiário se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habituem-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios e dificuldades. Vivendo a realidade da escola, notei que se torna imprescindível o planejamento de aula prévio para um controle melhor nas práticas ministradas, e que este deve ser flexível, pois imprevistos podem acontecer ao longo do seu desenvolvimento. Através do estágio que o aluno por meio da pratica de observação, vai familiarizar-se com o ensino-aprendizagem, vivenciando aspectos que lhe serão úteis quando dirigir uma aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com