TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Por:   •  15/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMATICA.

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Adriely Samily da Silva- RA: 2263336

Polo Princesa Isabel-PB 2022

Sumário

  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS        3
  1. EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO        3
  2. O FAX DO NIRSO        3
  3. A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)        4
  4. UMA PESCARIA INESQUECÍVEL        4
  5. A FOLHA AMASSADA        4
  6. A LIÇÃO DOS GANSOS        5
  7. ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA        5
  8. COLHERES DE CABO COMPRIDO        6
  9. FAÇA PARTE DOS 5%        6
  10. O HOMEM E O MUNDO        7
  11. PROFESSORES REFLEXIVOS        7
  12. UM SONHO IMPOSSÍVEL?        8
  13. PIPOCAS DA VIDA        8
  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

  1. EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

A educação faz parte da vida de todo ser humano e pode ser adquirida de maneiras diferentes e em inúmeros lugares, isso acontece porque em meio a tantos grupos de pessoas ela veio para aprovisionar as necessidades dos mesmos.

A educação é vista como uma mistura de experiências e descobertas de um determinado povo e passada de geração em geração como aprendizado para a sua sobrevivência e definição.

Sabemos que a cultura e costume de um povo influencia diretamente na sua educação, por isso, o tipo de educação que é ensinado em x lugar pode ser totalmente desnecessário para y lugar. Um exemplo disso, está no texto lido, onde o que é ensinado pelos americanos brancos nas escolas do Norte não é necessário para os índios que vivem em um ambiente de cultura e costumes completamente diferentes dos mesmos.

Existem vários lugares onde podemos adquirir educação, não só nas escolas, mas também no nosso local de trabalho, círculo de amizade, na família etc.

  1. O FAX DO NIRSO

Não se pode negar que a educação tem um papel muito importante quando ligada ao mercado de trabalho, pois, é através dela que são formados profissionais qualificados em diferentes áreas, prontos para exercer serviços com total segurança e conhecimento.

No entanto, no texto em questão um funcionário que aparentemente não possui grau de escolaridade se destaca por realizar várias vendas em uma empresa. Visto isso, podemos deduzir que a educação formal, não é a única necessária para adentrar o mercado de trabalho, já que o vendedor em questão pode não saber escrever de modo correto, mas tem qualidades e lábia de um bom vendedor.

  1. A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)

Como professores devemos sempre persuadir nossos alunos a opinar sobre determinados assuntos. Devemos sempre abrir espaço para que eles possam expor suas dúvidas e opiniões.

Em caso de conflitos em sala de aula devemos sempre ouvir os dois lados da história e não tomar decisões antes disso. Não devemos ser como o caçador que ao encontrar o lobo acertou-lhe com um tiro sem ao menos ouvir o seu lado da história.

  1. UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

A Ética é um elemento fundamental na educação, pois é através dela que podemos definir o que é certo ou errado. E por isso deveria fazer parte da grade curricular escolar de toda escola, pois é de extrema importância que crianças sejam ensinadas sobre ética e moral desde cedo, que tenham noção do que é agir com ética em todas as situações que irão enfrentar na vida.

Assim teremos a certeza de um futuro com cidadãos e profissionais que saibam agir com respeito e honestidade, que tenham responsabilidade e lealdade, que sejam solidários e inteligentes.

  1. A FOLHA AMASSADA

Muitas vezes agimos e falamos coisas sem pensar e acabamos magoando outra pessoa mesmo que sem intenção, quando percebemos o erro, pedimos desculpas e tentamos ficar bem com aquela pessoa. Mas pedido de desculpa algum poderá apagar a impressão que deixamos.

No texto o professor usou o exemplo de uma folha amassada e comparou-a com o coração de uma pessoa, por mais que tentarmos tirar os amasso o papel amassado jamais voltará a ser o mesmo, assim é o coração de uma pessoa que foi magoada, por mais que sejam feitos diferentes pedidos de desculpas, ela nunca conseguira apagar do coração e da memoria o que

foi lhe dito ou feito.

Por essa razão temos que ser cuidadosos em relação a como agimos e falamos com as pessoas.Como professores não podemos ser diferentes, devemos sempre repensar sobre a maneira que falamos e tratamos nossos alunos.

  1. A LIÇÃO DOS GANSOS

O trabalho em equipe é sem dúvidas um fator muito importante para qualquer pessoa. Quando trabalhamos em equipe tudo fica mais fácil pelo simples fato de poder contar com alguém.

O texto lido conta o porque os gansos voam em bandos formando um grande “V” no céu, a explicação que é dada é que voando em bandos e em formato de “V” eles conseguem mais força para voar e ganham mais resistência.

Vendo isso, não há dúvidas de que devemos usar o exemplo dos gansos para nossa vida e trabalharmos sempre em grupo para assim obtermos resultados ainda melhores do que quando trabalhamos sozinhos.

Na educação escolar também devemos usar esse exemplo, trabalhando em grupo (família, professores, diretores) como líderes, podemos acrescentar ainda mais na vida dos liderados (alunos) guiando-os para que no futuro possam se tornar grandes líderes.

  1. ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA

Vivemos em uma sociedade com diversas pessoas, onde todas possuem defeitos e qualidades. Infelizmente na maioria das vezes costumamos destacar apenas os defeitos e acabamos esquecendo as qualidades que podem ser milhares comparadas aos defeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com