TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FÍSICA: UM ANTÍDOTO CONTRA O ESTRESSE

Por:   •  29/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

DANIELA SOARES ROCHA – 1160712

JOYCE CRISTINA DE BRITO – 157553

IZAILTON FERNANDES SILVA - 1162721

MAICON CONCEIÇÃO SILVA – 1159634

NATANAEL NASCIMENTO COSTA

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

ATIVIDADE FÍSICA:

UM ANTÍDOTO CONTRA O ESTRESSE

Tutor: Prof. Me. Mauro Felício Barbosa Mulati

Claretiano - Centro Universitário

VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

2016

CONTEXTUALIZAÇÃO/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

        

JUSTIFICATIVA

Os benefícios da prática regular de atividades físicas ganharam nos últimos anos espaço nos instrumentos de divulgação, alcançando a grande mídia e, também com bastante relevância, atingindo as redes sociais com a mesma velocidade com que elas passaram a fazer integrar e permitir interação de grande parte da população mundial. Tais benefícios não se restringem limitadamente aos aspectos estéticos, foco de muitos, ou à saúde física, objetivo de tantos outros. Perpassa também pelo entendimento que, sendo o homem um indivíduo com componentes físicos e psiquicossociais indissociáveis, os ganhos relacionados à atividade física tem repercussões capazes de alterar o eu individual e o eu social de quem a pratica regularmente.

Em uma sociedade de consumo como a que vivemos e vivenciamos hoje, a busca pela sobrevivência passa por mecanismos de incidem e se chocam com os sentidos de tempo e espaço gerando situações em que o indivíduo é confrontado continuamente.

A sociedade líquida, preconizada por (BAUMAN, 2008), coloca o consumismo com fonte motivadora e intensificadora das relações do homem com o seu grupo social e com os demais grupos, incluindo-o dentro de uma realidade que, muitas vezes, leva esse mesmo homem à alienação e à desconsideração do seu “eu”, na troca do foco “ser” para o “ter”. O trabalho excessivo, a cobrança pelo êxito e a corrida para a melhora ou manutenção do “status quo” podem ser pontos de partida para a insatisfação pessoal e social, promovendo o fenômeno do “estresse”, cuja propagação deixou, há muito tempo, de ser exclusividade de um grupo de “homens fatigados pela atividade de negócios” e se ancorou em diversos segmentos que vivem em sintonia com uma sociedade de demandas sem fim.

É com a intenção de estabelecermos uma relação entre a atividade física e o controle do estresse que apresentamos esse projeto de pesquisa, com vistas a enfatizar, também nesta associação, o nosso papel como futuros educadores físicos.

OBJETIVOS

Geral

  • Compreender como a atividade física pode combater o estresse e promover a melhoria da qualidade de vida (QV) indivíduos considerados estressados.

Específicos

  • Apurar de forma significativa sobre os benefícios da atividade física para o combate ao estresse;
  • Entender a necessidade de mudanças no estilo de vida do estressado;
  • Analisar a importância de espaços para atividades físicas anti-estresse em espaços públicos
  • Motivar a formação de um grupo de estudo e prática a respeito.

METODOLOGIA

A pesquisa para a formatação do artigo é de natureza bibliográfica. A coleta de dados está sendo feita em artigos científicos e livros que tratam do assunto. A dinâmica do objeto pesquisado aponta para uma série de literaturas essenciais que vão das alterações corporais e psicossociais possibilitadas pela atividade física regular às conceituações das relações indivíduo-sociedade contemporânea, com a compreensão das incidências dos processos laborais dentro de um mundo cuja automatização intensifica a dicotomia “ser e ter”.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com