TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Artigo: ATIVIDADE INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

1 INTRODUÇÃO 6

2 DESENVOLVIMENTO 7

2.1 CUSTEIOS GECON 8

2.2 CUSTEIOS ABC 8

2.3 CUSTEIOS RKW 9

3 CONCLUSÃO 10

4 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

No mundo competitivo de hoje faz-se necessário que os gestores tenham a sua disposição informações pertinentes aos custos da empresa, pois isso os ajudará nas tomadas de decisões. Essas informações são dadas por métodos de custeios, dentre esse métodos estão o GECON, ABC e RKW. Outra ferramenta que pode ajudar a empresa na tomada de decisão é matemática financeira, pois ela vai permitir a entidade, a saber, onde pode investir, onde que a empresa está pecando.

2 DESENVOLVIMENTO

A contabilidade de custos possui duas importantes funções como ferramenta da contabilidade gerencial: auxílio à tomada de decisão, ao fornecer informações que mostram conseqüências de curto e longo prazo sobre medidas e corte de produtos, redução de custos, formulação de preço de venda, terceirização de serviços e etc; e melhoria do controle da empresa, colaborando com a elaboração de orçamentos e subseqüente comparação entre o orçado e realizado.

Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que uma empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores.

Para que a contabilidade de custos tenha um melhor resultado é importante de métodos de custeio para que no final do processo, seja possível obter-se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo. Por isso conheceremos um pouco do conceito de alguns métodos de custeio: GECON, ABC e RKW.

No mundo globalizado de hoje é muito importante que os gestores tenham à disposição informações pertinente aos custos da empresa, de modo que elas ajudem no desempenho empresarial. Essas informações são fornecidas pela contabilidade de custos que apresenta relatórios que auxiliam na gestão de custos, que servem para a tomada de decisões dos administradores, ou seja a contabilidade e a administração andam juntos dentro de uma entidade.

Os sistemas de custeio são necessários para qualquer tipo de empresa seja ela comercial, industrial ou prestadora de serviço. Pois sem os métodos pode levar o gestor a erros no processo decisório. E cabe a cada empresa delegar qual método é mais interessante para seu ramo.

Com tanta competitividade a empresa que tomar a decisão mais acertada vence, por isso é muito importante ter subsídios que os ajudem a tomar essas decisões.

Outra ferramenta importante para a tomada de decisão nas empresas é a matemática comercial e financeira, ela possibilita a empresa ver o quanto ela está devendo, o quanto se pode investir.

2.1 CUSTEIOS GECON

GECON ou Gestão Econômica (Gird Economics na Business Models Works) é um método de custeio no modelo de mensuração de custos baseado em resultados econômicos empregado por Frederich Von Wieser (1851-1926).

Na concepção do autor, o custo de oportunidade de um fator de produção representa a renda líquida gerada por esse fator em seu melhor uso alternativo. O conceito tem sido aprofundado nas áreas econômica e contábil, resultando numa ampliação e intensificação do seu uso, principalmente na ambiente decisorial da organização.

O sistema tem contribuído na implementação prática do conceito para área gerencial. Ele incorpora o custo de oportunidade para mensurar o resultado econômico e do custo do capital da empresa, selecionar alternativas de investimento, estudo de preço de venda e avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com