TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO NO DOMÍNIO DO AMBIENTE

Projeto de pesquisa: ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO NO DOMÍNIO DO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO

Essa norma ISO 14063 define Comunicação Ambiental como "processo que uma organização conduz para fornecer e obter informação e para estabelecer um diálogo com partes interessadas, internas e externas, a fim de encorajar um entendimento compartilhado sobre questões, aspectos e desempenho ambientais" (ABNT, 2009).

Esta Norma fornece a uma organização as diretrizes sobre princípios gerais, política, estratégia e atividades relacionadas com a comunicação ambiental, tanto interna quanto externa. Utilizando abordagens comprovadas e reconhecidas para a comunicação e adaptadas às condições específicas existentes na comunicação ambiental, se aplica a todas as organizações que, independentemente de seu porte, tipo, localização, estrutura, atividades, produtos e serviços, tenham ou não um sistema de gestão ambiental implantado.

A NORMA

A norma expõe que há muitas formas de realizar a comunicação ambiental e existem muitas razões pelas quais uma organização opta por informar suas ações ambientais. Dessa forma, a norma não prescreve a maneira de como uma organização deva realizar a sua comunicação ambiental, mas sim, oferece orientações sobre o que deve ser considerado no desenvolvimento de um programa de comunicação ambiental, fornecendo fontes de informações para a elaboração.

A norma auxilia uma organização no processo de desenvolvimento de uma comunicação ambiental, através de princípios que incluem a identificação das partes interessadas, a eficiência do processo, transparência dos dados, esclarecimento da agenda, prazos para as decisões planejadas de comunicação e comprometimento de alocação dos recursos adequados para sua implantação. A norma também proporciona informação sobre as técnicas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento da comunicação ambiental (EMBRAPA, 2001).

As atividades de comunicação ambiental são divididas em cinco passos de implementação, estes enquadrados no ciclo PDCA (Planejar-Executar-Verificar-Agir). São eles: Planejamento da atividade de comunicação ambiental, seleção de ferramentas e abordagens de comunicação ambiental, execução de atividades de comunicação ambiental, avaliação da comunicação ambiental e análise da comunicação ambiental e planejamento de revisões (PEREZ, 2011).

PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL

O planejamento constitui a primeira etapa, na qual a empresa promove a análise da situação atual, define metas, seleciona o público-alvo, estabelece abrangência geográfica e identifica as informações ambientais pertinentes à sua comunicação ambiental, levando sempre em consideração as consequências de não se comunicar.

Assim, a empresa deve atentar-se a identificação e entendimento das questões de interesse dos stakeholders (público estratégico), a imagem pública da empresa, as questões ambientais mais relevantes relacionadas às atividades, produtos e serviços da organização e aos meios de comunicação e as atividades que se provaram mais efetivas para esta finalidade anteriormente.

Logo após definem-se as metas ambientais e são selecionados os principais stakeholders, para que a comunicação ambiental seja a eles direcionada, atentando-se aos detalhes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com