TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa: DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.207 Palavras (17 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

O comportamento Organizacional, estudo da estrutura, do funcionamento e do comportamento das organizações, bem como o comportamento dos grupos e pessoas dentro dela, com o propósito de aproveitar esse conhecimento para promover a melhoria da força organizacional. Para ter sucesso nas metas da organização, temos que ser competente no trabalho a ser desenvolvido. Ser competente é fazer o que foi proposto correto, sem erros e que se destaque dos outros pela qualidade do plano executado. Eficácia é ser competente para alcançar o propósito. Concluímos que ao estuda o Comportamento Organizacional, deve-se basear em métodos científicos, ter uma visão sistêmica e não focar apenas no presente.

INTRODUÇÃO

As constantes e progressivas mudanças na sociedade do mundo atual levam a que, cada vez mais, a qualidade nos serviços e o alto desempenho das organizações sejam um motivo de preocupação por parte dos seus gestores. A crescente preocupação em dar resposta às necessidades dos clientes, em enfrentar a concorrência e acima de tudo em se manterem atualizados face às constantes mudanças do mercado sócio econômico, requer competências humanas de alto grau de refinamento por parte dos seus gestores.

Compreender todo o ambiente envolvente das organizações é fundamental para o sucesso das mesmas na medida em que permite aos profissionais, designados para o efeito a possibilidade de planear, organizar e a atuar de forma a se adaptarem a ambientes cada vez mais dinâmicos e competitivos.

A compreensão do comportamento dos seus colaboradores, quer a nível individual ou em grupo, constitui umas das bases fundamentais para que o gestor lhes possibilite melhores condições e consequentemente, conduzam a melhores resultados por parte dos mesmos, contribuindo para o sucesso da organização.

Ao longo deste trabalho vamos focar-nos no campo de estudo do comportamento organizacional. Este campo visa sensibilizar a importância de aspectos que afetam o comportamento das pessoas no seu local de trabalho, individualmente ou em grupo, como os valores, percepção, aprendizagem, o papel de cada indivíduo dentro de um grupo, a sua personalidade e motivação, não esquecendo o tipo de organização onde estão inseridos.

É no entanto importante salvaguardar que embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja um processo sistemático e rigoroso é necessário ter em consideração que as pessoas são diferentes, o que leva a que sejam tomados em consideração certos fatores situacionais,ambientais e até mesmo genéticos que contribuem para o comportamento de cada uma dessas pessoas.

CAPITULO 1

1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores, o efeito do ambiente sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade. Vivemos em uma sociedade formada por organizações, e essas organizações fornecem meios de subsistência para muitas pessoas.

São entidades que capacitam à sociedade à buscar realizações que não podem ser atingidas por pessoas atuando individualmente.

Às organizações são participantes no desenvolvimento e implementação da política governamental ou pública.

À organização treina seus membros para seguir um sistema ao executar suas atividades. Estudando o comportamento humano dentro das organizações, avaliando suas ações e atitudes em grupos no espaço das organizações. Visando formas adequadas de motivação entre os funcionários, e ao mesmo tempo a produtividade dentro de uma empresa. Podemos dizer que o Comportamento Organizacional se preocupa com o que as pessoas fazem dentro das organizações e de como isso afeta o desempenho das empresas.Toda empresa possui diferentes tipos de indivíduos ou seja uns explosivos, brincalhões, acomodados, sendo vários tipos de personalidades.O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes.E nesses estudos os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura.

1.2 SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO

Eles estão contidos na sociedade de uma forma oculta, mas se analisarmos detalhadamente entre esses dois atores existe um quadro comparativo com diferentes visões .

1.3 COMPARAÇÃO ENTRE O SISTEMA ABERTO E O SISTEMA FECHADO

Sistema Aberto

Constante interação dual com o ambiente. Influencia e é influenciado; Capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto-reprodução sob certas condições ambientais.

sistemas que estão em permanente interação com o ambiente, com o qual trocam energia, matéria e informação; Este processo faz com que o sistema mantenha a sua organização interna e evolua num sentido de complexidade crescente

É aquele que está exposto no ambiente externo, ou seja; tudo que é influenciado pelo calor humano que diferencia a vida da não-vida. Um sistema aberto seria aquele que habilita uma comunicação com a natureza no sentido da vida.

Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente (Bertalanffy )

Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. (VASCONCELLO)

Sistema Fechado

É aquele que permanece segregado do ambiente externo (natural), com foco nas estruturas que podem ser manuseadas.

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com