TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Competências e habilidades

Seminário: ATPS Competências e habilidades. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 9

Daniele Amstalden Libardi

Pág. 2 de 8

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.

 Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.

 Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

 Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Produção Acadêmica

 Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 e 3.

 Entrega do Relatório Final na etapa 4.

 Apresentação do Relatório Final da etapa 4 em Power Point.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

 Organizar-se, previamente, em equipes de 5 a 7 participantes;

 Entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e

 Observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

 em papel branco, formato A4;

 com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

 fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

 espaçamento de 1,5 entre linhas;

 se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

 com capa, contendo:

 nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

 nome e RA de cada participante;

 título da atividade;

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Anhanguera. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>

Administração – 2ª Série - Teorias da Administração

Daniele Amstalden Libardi

Pág. 3 de 8

 nome do professor da disciplina;

 cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

DESAFIO

A proposta desse desafio é que você e a sua equipe, por meio do conhecimento das Teorias da Administração, auxiliem o Sr. Bread, proprietário da Padaria Q Pão na reestruturação do seu negócio para que ele consiga manter sua empresa ativa e competitiva.

Esta atividade é importante para você aluno conseguir visualizar na prática as teorias da administração, podendo aplicar o aprendizado teórico em uma realidade empresarial.

Estudo de Caso – Padaria Q Pão

O Sr. Bread é dono da padaria Q Pão, uma tradicional padaria que está na sua família há três gerações, desde a época de seu avô. No entanto, a Q Pão vem passando por várias dificuldades, tirando o sono do Sr. Bread que não quer encerrar o negócio da família. Entre os problemas que a Q Pão vem enfrentando: redução das vendas de produtos de fabricação própria (esses são os produtos de maior lucratividade); reclamação de clientes sobre a qualidade dos produtos de fabricação própria oferecidos, e reclamação sobre atendimento; a comunicação interna está comprometida e parece que os funcionários não respeitam mais o Sr. Bread, que não tem voz ativa com eles quando chegam atrasados, faltam ou destratam um cliente. Na linha de produção, o confeiteiro não tem se empenhado e falta produtos como bolos e doces para atender de imediato os clientes. Ocorre também de ter atraso nas encomendas, o que gera cancelamentos e prejuízo para o Sr. Bread, além de comprometer a imagem da Q Pão para os clientes.

A padaria Q Pão conta hoje com os seguintes funcionários: o proprietário, o Sr. Bread, 3 atendentes de balcão, 2 atendentes de caixa, 1 atendente na cafeteria interna da padaria, 2 padeiros e 1 confeiteiro. O horário de funcionamento da padaria é das 6h da manhã às 21h da noite, de segunda a segunda, incluindo feriados. Os atendentes e os padeiros alternam turnos de trabalho e finais de semana, mas não tem uma escala. Os funcionários, por conta própria e sem avisar o Sr. Bread, acertam os detalhes da escala entre si, e acontece de várias vezes faltarem, por mal entendidos no combinado entre eles mesmos, deixando o Sr. Bread defasado de funcionários para atender seus clientes. Uma vez que o Sr. Bread tem que cobrir atendentes de balcão e caixa, além de atender fornecedores e pagar as contas, sobra pouco tempo para supervisionar a linha de produção e de qualidade de seus produtos.

As Finanças da Q Pão também não andam boas, pois o Sr, Bread, para não atrasar pagamento dos fornecedores, tira dinheiro do seu próprio bolso e ele já nem sabe mais o que é dívida da padaria e o que é sua, e nem tem certeza da lucratividade que a padaria oferece hoje.

Objetivo do desafio

Elaborar uma proposta de reestruturação e melhorias para a Padaria Q Pão, utilizando conceitos teóricos, visando tornar a empresa mais dinâmica e competitiva.

Administração – 2ª Série - Teorias da Administração

Daniele Amstalden Libardi

Pág. 4 de 8

ETAPA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com